Por que os personagens de anime tem olhos grandes?

Imagem de: Por que os personagens de anime tem olhos grandes?
Imagem: O Tempo

Pokémon, Dragon Ball ou Naruto: seja qual for o seu anime de preferência, neles todos podemos encontrar várias características comuns. Porém, uma delas chama mais a atenção: os personagens de olhos grandes.

Esse é um traço muito forte das animações japonesas, e há uma explicação prática para isso. Caso esteja curioso para saber sobre esse assunto e alguns outros referentes aos famosos olhos grandes, continue lendo!

Qual a origem dos olhos grandes em personagens de animes?

Podemos creditar essa característica marcante dos personagens de anime e também dos mangás ao desenhista Osamu Tezuka, considerado por muitos como o "Deus do Mangá".  Ele cresceu influenciado por desenhos ocidentais, tais como Popeye, Gato Félix e Mickey Mouse.

Seu contato profissional com os quadrinhos começou em 1946, mas foi apenas nos anos 1950 que ele alcançou o sucesso ao publicar dois grandes projetos: Kimba e Astro Boy. Aliás, foi exatamente o segundo projeto que originou a característica tão marcante no rosto dos personagens.

Astro Boy foi a primeira animação japonesa a contar com um personagem de olhos grandes e redondos. (Fonte: Mubi/Reprodução)Astro Boy foi a primeira animação japonesa a contar com um personagem de olhos grandes e redondos. (Fonte: Mubi/Reprodução)Fonte:  Mubi/Reprodução 


Em 1963, Tezuka teve a chance de levar Astro Boy para a TV em formato de animação. Porém, havia um desafio nesse processo: seria necessário produzir um episódio por semana, algo bem difícil para a época. O motivo? Por conta da complexidade de desenhar cada personagem, as animações do período exigiam centenas de ilustradores.

Para agilizar esse processo, a saída encontrada por Tezuka foi fazer uma mudança na taxa de frames por segundos produzidas para as animações. Dessa forma, Astro Boy passou a ter 8 frames, enquanto as animações tradicionais da época contavam com 24 frames. 

Com isso, apenas os olhos e bocas dos personagens precisavam de alterações para gerar os movimentos necessários. Pensando nisso, ter os olhos maiores deixou o processo mais dinâmico, e também transformou Astro Boy em uma referência usada nesse tipo de desenho até hoje.

Em muitos animes, os olhos ajudam a compreender um pouco da personalidade do personagem. (Fonte: Mundo Conectado/Reprodução)Em muitos animes, os olhos ajudam a compreender um pouco da personalidade do personagem. (Fonte: Mundo Conectado/Reprodução)Fonte:  Mundo Conectado/Reprodução 


Qual a explicação para os olhos grandes nos animes?

Ainda que a inclusão dos olhos grandes tenha um aspecto mais técnico, essa escolha também se baseia em algumas crenças japonesas. Afinal, por lá há o costume de se dizer que "os olhos são as janelas da alma".

Enquanto em animações ocidentais as expressões são geralmente passadas pelo formato da boca (como podemos ver nos nossos emojis), nos animes esse papel fica para os olhos. É por meio deles que sabemos quais são as verdadeiras intenções do personagem, e se o que ele está fazendo é movido por bondade ou raiva, por exemplo.

Pensando nisso, personagens com olhos mais arredondados tendem a ser bondosos e justos, enquanto os mais "rasgados" podem representar algum tipo de tristeza no passado ou intenções malignas. Podemos perceber isso claramente nos exemplos abaixo, retirados de Pokémon:

Bondade de Ash Ketchum, protagonista de Pokémon, é refletida em seus olhos grandes e redondos. (Fonte: Terra/Reprodução)Bondade de Ash Ketchum, protagonista de Pokémon, é refletida em seus olhos grandes e redondos. (Fonte: Terra/Reprodução)Fonte:  Terra/Reprodução 


  • Ash traz o aspecto característico de um personagem bondoso de anime. Por isso apresenta olhos maiores e mais arredondados. O mesmo se aplica para Misty;
  • Já Jesse e James, os famosos vilões da Equipe Rocket, não são necessariamente exemplos de maldade. Aliás, eles até demonstraram traços bondosos em algumas de suas ações; por isso, contam com olhos um pouco menos arredondados;
  • Giovanni, o chefe da Equipe Rocket, apresenta olhos mais rasgados, ressaltando sua natureza maléfica.

Já Giovanni, o líder da Equipe Rocket, apresenta olhos mais rasgados para indicar que estamos diante de um vilão. (Fonte: GameRat/Reprodução)Já Giovanni, o líder da Equipe Rocket, apresenta olhos mais rasgados para indicar que estamos diante de um vilão. (Fonte: GameRat/Reprodução)Fonte:  GameRant/Reprodução 


Claro, é preciso considerar também que essa regra não é seguida à risca em todas as animações japonesas, como nos trabalhos do Studio Ghibli, onde os olhos são mais próximos de uma pessoa real. Entretanto, em muitas delas esse aspecto, de fato, pode dizer muito sobre o personagem.

Vale citar, inclusive, que essa característica foi repassado para os mangás e até mesmo para quadrinhos de heróis, especialmente os mascarados. No segundo caso, isso poder ser notado facilmente em nomes como Batman, Flash e Homem-Aranha.

E você, sabia que esse era o principal motivo por trás dos olhos grandes dos personagens dos animes? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores utilizando as redes sociais do Minha Série.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.