Quiet On Set: documentário escancara abusos nos bastidores da Nickelodeon

Imagem de: Quiet On Set: documentário escancara abusos nos bastidores da Nickelodeon
Imagem: Divulgação/Discovery

Conhecida por produzir séries de sucessos que marcaram gerações para crianças e adolescentes, a Nickelodeon trazia bastidores bastante sombrios. Conhecido como um dos produtores de destaque da empresa, Dan Schneider foi responsável por criar um clima de terror constante — além dele, a empresa também tinha um abusador infantil entre seus funcionários.

A história detalhada de como isso foi possível é contada no documentário Quiet on Set, produzido pela Investigation Discovery. Transmitido em quatro partes, ele mostra como as produções que encantaram crianças e adolescentes foram construídas em cima de agressões, racismo e dinâmicas inapropriadas com os artistas mirins.

A produção traz depoimentos de nomes como Drake Bell (Drake & Josh), Bryan Hearne, Kratina Johnson, Giovannie Samules e Kyle Sullivan, entre diversos outros que trabalharam nas séries da Nickelodeon. O elemento em comum entre os relatos é o fato de todos descreverem pessoas que usavam cargos de poder para criar um ambiente de assédio.

Astro da Nickelodeon relata abusos

Entre os depoimentos mais chocantes está o de Drake Bell. Ainda um jovem ator na época em que foi trabalhar no The Amanda Show, ele foi convidado a morar temporariamente na casa de Brian Peck, ator e produtor da série, que também atuava como técnico de diálogos de All That.



Bell relata que tudo estava ocorrendo bem, até uma noite em que, aos 15 anos de idade, ele foi acordado e abusado por Peck enquanto estava dormindo em seu sofá. O ator afirma que na época não soube como reagir ou o que fazer, o que levou a novos abusos antes que uma acusação formal fosse feita.

Peck foi preso em agosto de 2003 após ser acusado de 11 casos de abuso. Ele ficou preso por 16 meses e foi registrado como um abusador sexual de menores. No entanto, ele voltou a trabalhar com crianças em 2005, na série Zack & Cody: Gêmeos em ação, antes de a Disney ser pressionada para demiti-lo.

Dan Schneider responde acusações

Outro alvo de acusações, Dan Schneider foi descrito como uma figura abusiva que, entre 1994 e 2018, teria usado seu poder para maltratar funcionários e criar um clima de terror constante. Apesar de seu comportamento tóxico e acesso de raiva, ele foi mantido pela Nickelodeon graças ao grande sucesso de suas produções.

Schneider afirma se arrepender de suas ações, alegando que elas eram fruto de sua vontade de elevar os níveis de produções e de suas “altas expectativas” em relação a seus times. Disponível nos Estados Unidos pela Prime Video e no catálogo da Max, Quiet on Set ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.