Por que personagens de desenho quase sempre têm quatro dedos nas mãos?

Imagem de: Por que personagens de desenho quase sempre têm quatro dedos nas mãos?
Imagem: Divulgação/Cartoon Network

Simpsons, Hora da Aventura, Mickey Mouse, O Incrível Mundo Mágico de Gumball e Bob Esponja compartilham características que vão além de todos serem desenhos animados. Basta observá-los rapidamente para perceber que seus personagens trazem somente quatro dedos em cada mão.

Embora isso devesse causar estranhamento, na prática, essa tradição se tornou bastante aceita e pouco questionada. Embora não exista um livro de regras que dite o motivo disso, sabe-se que questões econômicas e práticas fizeram com que os quatro dedos fossem adotados bem cedo pela indústria da animação.

Um vídeo publicado pelo canal ChannelFredator explica que, quando desenhos começaram a se tornar populares, eles geralmente traziam personagens com características mais redondas. Com isso, se mostrou necessário “cortar” o quinto dedo para evitar que os personagens ficassem estranhos.

O fator animal

Entre os primeiros que adotaram as mãos com formato diferenciado esteve Walt Disney, que ganhou grande popularidade com um certo rato bastante carismático. Segundo ele, a decisão de usar quatro dedos foi essencial para o design de Mickey que, de outra maneira, parecia ter um cacho de bananas em suas mãos.

Animais eram as estrelas das primeiras animaçõesAnimais eram as estrelas das primeiras animaçõesFonte:  Divulgação/Disney 

Também influenciou na decisão o fato de que muitas estrelas dos primeiros desenhos animados de sucesso eram animais como ratos, gatos e coelhos, que não costumam ter um dedo opositor. Além de diferenciá-los de humanos, a decisão também impediu que eles fossem vistos como alienígenas — geralmente relacionados a três dedos.

Para completar, também havia uma questão econômica envolvida na decisão. Embora os ganhos de tempo e esforço de desenhar um dedo a menos pareçam pequenos, eles ganham um impacto bastante considerável na vida daqueles que precisavam desenhar à mão centenas ou milhares de quadros.

Quatro dedos não são mais regra

Apesar de ser considerada uma tradição na animação ocidental, a regra dos quatro dedos não é seguida no Japão. Por lá, o numeral é evitado por sua pronúncia ser muito parecida com a da palavra “morte”. Também há ligações entre perder dedos com práticas da Yakuza e com a minoria burakamin, que até 1876 era obrigada a viver em guetos e, até hoje, sofre com muitos preconceitos.

A decisão cosmética que data das origens das animações sobrevive forte até hoje, mas algumas produções mais modernas não a veem mais como uma obrigação. Em Ricky e Morty e Steven Universe, por exemplo, os personagens têm cinco dedos, enquanto desenhos como Apenas um Show adotam uma caracterização mista.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.