Star Wars copiou Duna? Veja similaridades entre as franquias

Imagem de: Star Wars copiou Duna? Veja similaridades entre as franquias
Imagem: Warner
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Desde o lançamento de Uma Nova Esperança em 1977, a saga Star Wars se tornou um fenômeno global, influenciando inúmeras obras e estabelecendo um marco na cultura pop. George Lucas, o visionário por trás da obra, buscou inspiração em uma variedade de fontes, incluindo a icônica obra de ficção científica Duna, escrita por Frank Herbert em 1965.

As semelhanças entre as duas histórias são notáveis, abrangendo desde os cenários até os arcos de desenvolvimento dos personagens. Confira a seguir!

Fonte:  Lucasfilm 

Tatooine e Arrakis

Fonte:  Warner/Lucasfilm 

Os planetas Tatooine e Arrakis são mais do que meros cenários em Star Wars e Duna; eles são fundamentais para o destino de seus respectivos heróis. O primeiro, com suas vastas extensões de deserto e condições inóspitas, é o berço de Anakin e Luke Skywalker, personagens centrais na saga dos Jedi.

De forma semelhante, o segundo, é um lugar desértico que serve como palco principal para a jornada de Paul Atreides, o protagonista de Duna. Ambos desempenham um papel crucial no desenvolvimento e na transformação de seus protagonistas, agindo como catalisadores para os eventos seguintes em suas histórias.

Escassez de água

Fonte:  Warner/Lucasfilm 

A adaptação é crucial para a sobrevivência nos implacáveis desertos das duas sagas. Na obra de George Lucas, os fazendeiros de umidade, como o tio de Luke, Owen Lars, empregam tecnologias avançadas para condensar a umidade do ar, um ato vital para sustentar a vida em terras áridas.

Na narrativa de Frank Herbert, além dos Poços de Captura de Vento, que coletam a umidade atmosférica transformando-a em água, os habitantes do planeta desértico também recorrem aos trajes destiladores.

Essas vestimentas são uma inovação revolucionária, capazes de reciclar a umidade do corpo, incluindo suor, respiração e urina, convertendo-a em água potável.

Máquinas monumentais

Fonte:  Warner/Lucasfilm 

As adaptações dos veículos aos desertos implacáveis são um aspecto crucial nas duas narrativas. Na saga de George Lucas, os imponentes veículos são aprimorados pelos Jawas para servirem tanto como transporte quanto moradia, aproveitando tecnologias de um passado esquecido de mineração.

Na obra de Frank Herbert, essas enormes máquinas são essenciais na extração da valiosa especiaria Mélange, elemento central da trama. Projetadas para navegar pelas extensas dunas de areia, elas refletem a inventividade e a tenacidade das sociedades que se desenvolvem nesses territórios hostis.

Monstros do deserto

Fonte:  Warner/Lucasfilm 

O Verme da Areia (Shai-Hulud) e o Sarlacc são criaturas emblemáticas que representam os perigos latentes nos ambientes desérticos das duas franquias. Os gigantescos vermes da areia são fundamentais para a cultura e a economia de Arrakis, enquanto o Sarlacc, com sua boca repleta de dentes afiados, é uma armadilha mortal para qualquer um que se aventure demasiadamente perto em Tatooine.

Essas criaturas não apenas adicionam um elemento de perigo e mistério aos seus respectivos mundos, mas também servem como símbolos dos desafios que os personagens devem enfrentar em suas jornadas.

Recursos cobiçados

Fonte:  Warner/Lucasfilm 

A especiaria Mélange, elemento central do enredo de Duna, encontra um paralelo em Star Wars na forma da especiaria extraída nas minas de Kessel. No mundo de Herbert, o item é uma substância capaz de prolongar a vida, conceder visões do futuro e possibilitar a viagem espacial, tornando-se o recurso mais valioso do universo.

Já na obra de George Lucas, embora a especiaria de Kessel não desempenhe um papel tão central, ela é um bem cobiçado, frequentemente associado ao submundo do crime. A presença em ambos os universos destaca as semelhanças entre as duas sagas e reflete temas mais amplos de poder, dependência e o impacto de recursos valiosos nas dinâmicas sociais e políticas.

Governos totalitários

Fonte:  Warner/Lucasfilm 

Os protagonistas de ambas as sagas enfrentam regimes totalitários opressivos: o Império Galáctico e o Imperium. Essas entidades governamentais, lideradas por imperadores, são as antagonistas principais nas histórias, subjugando planetas e eliminando dissidentes.

A luta contra esses governos autoritários é um tema recorrente nas duas narrativas, destacando a eterna batalha entre liberdade e opressão. A semelhança entre o Império e o Imperium não é apenas superficial, mas reflete uma crítica mais profunda aos perigos do poder centralizado e à importância da resistência contra a injustiça.

Princesas com conexões espirituais

Fonte:  Warner/Lucasfilm 

Princesa Leia e Alia Atreides compartilham mais do que títulos nobres; ambas são figuras centrais na resistência contra os regimes tirânicos de seus universos. Leia, como líder da Aliança Rebelde, e Alia, com suas habilidades extraordinárias ao lado de seu irmão Paul, demonstram força, coragem e determinação.

A conexão entre essas personagens vai além de suas habilidades de liderança, refletindo a importância do papel feminino na resistência e na mudança política. A semelhança entre elas não é apenas um exemplo da influência de Duna na franquia espacial, mas também um testemunho do poder de personagens femininas fortes na ficção científica.

A Força e a Voz

Fonte:  Warner/Lucasfilm 

A Força em Star Wars e a habilidade de usar a Voz em Duna são conceitos que permitem aos seus usuários influenciar e controlar os outros, representando poderes quase místicos que transcendem a compreensão comum. A Força é uma energia onipresente, usada pelos Jedi para realizar feitos extraordinários. Já a Voz, é uma técnica dominada pelos Bene Gesserit, permitindo-lhes comandar os outros através do tom e da cadência da fala.

Essas habilidades não apenas definem aspectos importantes dos respectivos universos, mas também simbolizam o tema da conexão mais profunda entre os seres e o poder da comunicação e da influência.

E aí, o que você achou das semelhanças entre Duna e Star Wars?

-

Assista filmes, séries e animações Star Wars no Disney Plus

Imagem: Assista Star Wars no Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assista Star Wars no Disney Plus

O Disney Plus possui as trilogias, spin-offs, animações e séries do universo Star Wars para você aproveitar.

Confira filmes, séries e animações no Disney Plus! Conte com diversos universos em um único streaming e assista produções de Star Wars, Marvel, Pixar, clássicos da Disney e muito mais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.