Oscar: um indicado pode concorrer contra si mesmo na mesma categoria?

Imagem de: Oscar: um indicado pode concorrer contra si mesmo na mesma categoria?
Imagem: Divulgação/Tom/Pixabay

Marcada para o dia 10 de março deste ano, a premiação do Oscar vai celebrar alguns dos melhores atores, roteiristas e diretores do mundo do cinema. Enquanto este ano as principais categorias têm indicados bastante distintos, a história da Academia mostra que não é incomum que a mesma pessoa compita contra si mesma por trabalhos distintos.

Na prática, isso só não acontece ainda mais vezes porque as regras atuais da premiação trazem algumas restrições. A categoria de Ator Principal, por exemplo, não permite que a mesma pessoa concorra por filmes diferentes. No entanto, isso não impede que ela também apareça na categoria de Ator Coadjuvante.

Diretor de Traffic, Steven Soderbergh concorreu contra si mesmo em 2001Diretor de Traffic, Steven Soderbergh concorreu contra si mesmo em 2001Fonte:  Divulgação/Focus Features 

As exceções do Oscar vão para áreas como direção e categorias técnicas que envolvem o trabalho coletivo de diversas pessoas. Em 2001, por exemplo, o diretor Steven Soderbergh teve a chance de competir contra si mesmo pelos trabalhos em Traffic (que levou o troféu) e Erin Brockovich.

Oscar já teve centenas de indicações duplas

Um dos fatores que mais contribuem para não vermos mais nomeações duplas (ou triplas) aparecendo é o tempo necessário para criar um filme. Mesmo quem desempenha trabalhos de bastidores (como a produção) nem sempre tem o tempo necessário para trabalhar em vários projetos e se destacar individualmente em todos eles.

Filmes concorrentes em 2024 também geraram algumas indicações duplasFilmes concorrentes em 2024 também geraram algumas indicações duplasFonte:  Divulgação/Paramount Pictures 

Uma análise feita pelo site Mental Floss mostra que, em toda a sua história até 2024, o Oscar já teve aproximadamente 250 casos de pessoas concorrendo consigo mesmas em uma categoria. Entre os nomes que mais se repetem está o de Walt Disney, cujos curtas animados das décadas de 1930 e 1940 eram presença frequente no evento.

A edição deste ano não é exceção à regra, trazendo três nomes com chances dobradas de levar uma estatueta para casa. Neil Corbould, por exemplo, concorre contra si mesmo pelos trabalhos de efeitos visuais de The Creator e de Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1.

Na mesma categoria, Simone Coco também compete pelos efeitos por Missão Impossível que, em seu caso, concorrem com seu trabalho em Napoleão. Na categoria de trilha sonora, Richard King foi indicado por Maestro e Oppenheimer, enquanto Tom Ozanich e Dean Zupancic concorrem por The Creator e Maestro.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.