Avatar: conheça as artes marciais que inspiraram as dobras de elementos

Imagem de: Avatar: conheça as artes marciais que inspiraram as dobras de elementos
Imagem: Nickelodeon
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Com a recente estreia da série Avatar: O Último Mestre do Ar na Netflix, uma nova geração de fãs é introduzida ao rico universo de dobras de elementos, uma característica central que define a narrativa e o mundo de Avatar.

Este renascimento traz à tona a curiosidade sobre as origens das técnicas de dobra, inspiradas em artes marciais reais, que não apenas dão vida à série, mas também aprofundam a conexão entre os personagens e seus elementos.

A integração dessas práticas marciais tradicionais na animação oferece uma camada de autenticidade e respeito às culturas que as originaram, transformando cada confronto em uma dança de poder, estratégia e até filosofia.

Fonte:  Nickelodeon 

Dobra de ar

O Baguazhang, inspiração para a dobra de ar, é uma arte marcial que se destaca por seus movimentos circulares e sua ênfase na mobilidade e evasão. Os praticantes são conhecidos por sua capacidade de se moverem com leveza, quase como se estivessem caminhando sobre o ar, uma habilidade que se reflete na forma como os dobradores de Avatar usam o ambiente a seu favor, criando correntes para se deslocarem ou para desviar de ataques.

Fonte:  Nickelodeon 

A técnica de "caminhar em círculo" do estilo é particularmente simbólica, pois permite ao dobrador de ar manter-se constantemente em movimento, dificultando que sejam atingidos. Além disso, a prática do Baguazhang envolve o uso de toda a área ao redor do artista marcial, o que é visível na maneira como os monges da animação manipulam o espaço ao seu redor para controlar o fluxo da batalha.

Dobra de água

O Tai Chi, que inspira a dobra de água, é caracterizado por seus movimentos suaves e fluidos, que se desdobram continuamente um no outro. Esta arte marcial enfatiza a importância da calma e do controle, utilizando a força do oponente contra ele mesmo. Na série, isso é visto na forma como os dobradores de água podem transformar a defesa em ataque, usando a água ao seu redor para criar escudos e depois projetá-los como lanças.

Fonte:  Nickelodeon 

A técnica de "empurrar as mãos", comum no Tai Chi, é semelhante ao modo como os dobradores manipulam seu elemento, guiando-o com gestos precisos e intencionais. Essa abordagem reflete a filosofia da disciplina de encontrar a força na suavidade e a eficácia na flexibilidade, permitindo que os dobradores de água se adaptem rapidamente às mudanças no campo de batalha.

Dobra de terra

Fonte:  Nickelodeon 

O Hung Gar, a inspiração para a dobra de terra, é conhecido por suas posturas firmes e poderosos golpes de mão. Esta arte imita a estabilidade e a força de elementos da natureza, como rochas e montanhas, o que se reflete na capacidade dos dobradores de terra de criar paredes de pedra e fissuras no solo.

A ênfase do Hung Gar na conexão com o solo e na manutenção de uma base sólida é diretamente traduzida na animação pela forma como os dobradores usam seu poder para se ancorarem, resistirem a ataques e, quando necessário, alterarem o campo de batalha a seu favor.

A prática também envolve técnicas de respiração que ajudam a canalizar a energia interna, ou "chi", o que é análogo à maneira como os utilizadores deste elemento se conectam com ele para manipulá-lo com maior eficácia.

Dobra de fogo

Fonte:  Nickelodeon 

O Kung Fu Shaolin do Norte, que inspira a dobra de fogo, é famoso por sua velocidade, agilidade e os ataques explosivos. Este estilo enfatiza movimentos ofensivos rápidos, como chutes e socos, que são replicados pelos dobradores na obra através da criação de explosões flamejantes e rajadas de chamas.

A técnica de punho de ferro, uma das muitas do Kung Fu Shaolin, pode ser vista no modo como o povo da nação do fogo usa sua energia para lançar poderosos ataques ígneos, demonstrando a combinação de precisão e poder bruto que caracteriza a arte marcial da dobra.

Além disso, o treinamento inclui práticas de meditação e controle da respiração, essenciais para controlar a intensidade e a direção das chamas, evitando que o fogo destrua tudo ao redor.

Cada estilo de dobra em Avatar reflete não apenas a cultura e a filosofia dos artistas marciais que os praticam, mas também a profunda conexão entre essas artes e os elementos naturais que elas representam. As técnicas não apenas definem o estilo de combate de cada dobrador, mas também refletem suas personalidades, culturas e filosofias de vida.

-

Funko Pop! Animation: Katara, Avatar

14% off
Imagem: Funko Pop! Animation: Katara, Avatar
Imagem: Tecmundo Recomenda

Funko Pop! Animation: Katara, Avatar

Perfeito para os fãs da animação Avatar: A Lenda de Aang, este Funko Pop! Katara traz toda a delicadeza e talento da personagem, sendo o item que faltava em sua coleção!  

R$ 156,90

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.