Por que Barbie é roteiro adaptado no Oscar e original em outras premiações?

Imagem de: Por que Barbie é roteiro adaptado no Oscar e original em outras premiações?
Imagem: Warner Bros.

Na lista dos filmes indicados ao Oscar 2024, o filme Barbie está presente em oito categorias, mas um fato chamou a atenção de seus fãs: diferentemente do que ocorreu em outras premiações, no qual o filme concorreu para melhor roteiro original (e ganhou cinco prêmios), a produção concorrerá no Oscar como "melhor roteiro adaptado".

Segundo a revista Variety, os produtos iniciaram uma campanha, antes do início da votação dos indicados no dia 11 de janeiro, para que a metacomédia de Greta Gerwig concorresse na categoria de roteiro original. Mas nada disso demoveu o comitê executivo do Writers Branch da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que considerou o filme baseado em material pré-existente. 

Escrito pela própria Gerwig, em parceria com seu marido Noah Baumbach, o roteiro cria uma história totalmente nova e revolucionária sobre a boneca Barbie (Margot Robbie), que, após anos de mesmice, sofre uma crise de identidade no Mundo Barbie, levando-a a buscar respostas existenciais no mundo real, em companhia de Ken (Ryan Gosling).

Por que a Academia considerou o roteiro de Barbie como adaptado?

Para a Academia, os bonecos da Mattel são personagens pré-existentes.Para a Academia, os bonecos da Mattel são personagens pré-existentes.Fonte:  Warner Bros. 

Na verdade, são muitos os órgãos de premiação e grupos de votação espalhados pelo mundo, e cada um deles tem o seu próprio conjunto de regras para que os filmes possam participar em determinada categoria, ou não.

No caso da Academia de Artes e Ciências, a decisão de considerar o roteiro como adaptado se baseou no fato de Barbie e Ken eram bonecos da Mattel bem antes de chegarem às telas.

No entanto, o fato de o filme ter sido considerado uma obra original pelo respeitado Writers Guild of America (sindicato dos roteiristas) acabou gerando a polêmica. Mas a prática tem sido comum nos últimos anos, como no caso do filme Moonlight, de 2016, rotulado como "original" pelo WGA, e "adaptado" pelo comitê da Academia.

Quais as consequências de Barbie concorrer como roteiro adaptado?

No Oscar de melhor roteiro adaptado, Barbie volta a brigar com Oppenheimer.No Oscar de melhor roteiro adaptado, Barbie volta a brigar com Oppenheimer.Fonte:  Warner Bros. 

Com Barbie fora da premiação de roteiro original, a posse da estatueta fica meio dividida entre os ótimos Anatomia de Uma Queda (Justin Triet, Arthur Harari) e Os Rejeitados (David Hemingson), segundo o ScreenRant.

Embora Barbie tenha também grandes chances de levar o Oscar de roteiro adaptado, o filme terá que encarar alguns pesos pesados, como Pobres Criaturas (Tony McNamara) e o seu inseparável colega “Barbenheimer”, Oppenheimer, do sempre poderoso Christopher Nolan.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.