Oscar vai ganhar uma nova categoria após mais de 20 anos

Imagem de: Oscar vai ganhar uma nova categoria após mais de 20 anos
Imagem: GettyImages

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação do Oscar, revelou uma rara inclusão de uma nova categoria em sua lista de prêmios. Trata-se de "Melhor Direção de Elenco", homenagem que será concedida a partir de 2026 para produções que forem lançadas no ano anterior.

O prêmio vai reconhecer o melhor trabalho de escalação de atores e atrizes que participam de uma produção. Por enquanto, ainda não foram revelados os detalhes de como será feita a escolha e nem quais os critérios serão levados em conta na seleção dos indicados. Esses detalhes serão confirmados apenas em abril de 2025, junto das regras do Oscar do ano seguinte.

Apesar de não parecer, na tradução para o português o nome mais preciso da nova categoria é de fato "Melhor Direção de Elenco", já que esse é o profissional responsável pelo departamento avaliado e é ele que será premiado com o Oscar.

Ou seja, o nome "Melhor Elenco" não representa essa categoria, pois seria o reconhecimento de todo o conjunto de intérpretes.

Última nova categoria do Oscar foi adicionada em 2001

De acordo com o site Deadline, a disputa sobre a inclusão ou não desse novo prêmio já é antiga na Academia, com pedidos similares desde o final da década de 1990. A adição não aconteceu nem mesmo na gestão David Rubin, ex-presidente da Academia e membro influente da divisão de Casting da instituição.

Porém, a ala disposta a reconhecer o trabalho de diretores de elenco saiu vitoriosa — inclusive sobre outras possíveis estatuetas que seguem em fase de discussão, como um Oscar para premiar o melhor trabalho de dublês.

"Diretores de elenco têm um papel essencial na produção de filmes e, na medida em que a Academia evolui, estamos orgulhosos de adicionar a seleção de elenco como uma disciplina que reconhecemos e celebramos", dizem o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da organização, Janet Yang.

Shrek, primeiro vencedor do Oscar de "Melhor Animação".Shrek, primeiro vencedor do Oscar de "Melhor Animação".Fonte:  Dreamworks 

A última categoria adicionada ao Oscar antes da atual foi Melhor Filme de Animação. O vencedor da estatueta foi Shrek, da DreamWorks, em uma disputa que ao longo dos anos foi quase sempre dominada pela Pixar.

A cerimônia de 2024 do Oscar será realizada no dia 10 de março no tradicional Dolby Theatre, na Califórnia. Você pode conferir aqui a lista completa de indicados ao prêmio deste ano.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.