A Sociedade da Neve: 5 filmes e documentários sobre a Tragédia dos Andes

Imagem de: A Sociedade da Neve: 5 filmes e documentários sobre a Tragédia dos Andes
Imagem: Netflix/Divulgação

Uma das histórias mais comoventes e extraordinárias do século XX foi eternizada com o lançamento do novo filme da Netflix, A Sociedade da Neve (2023). Apesar do trabalho feito pelo cineasta Juan Antonio Bayona trazer uma visão tocante sobre os passageiros do avião 571, não é a primeira vez que a tragédia dos Andes emocionou audiências por meio das telas.

Os eventos angustiantes do acidente de 1972 causou a morte de 29 pessoas e obrigou 16 sobreviventes a permanecerem nas montanhas congelantes por 72 dias, sem comida, agasalhos, medicamentos e contato com o mundo.

Conheça agora mais 5 filmes e documentários que capturaram esse momento marcante e revelaram ao mundo a luta pela sobrevivência dos uruguaios do avião 571.

Os Sobreviventes dos Andes (1976)

Produzido apenas quatro anos após a tragédia, este documentário mexicano se baseia no livro "Survive!", do jornalista americano Clay Blair Jr. Os Sobreviventes dos Andes (1976) fornece uma visão imediata dos eventos e testemunhos comoventes dos sobreviventes.

No entanto, o longa-metragem recebeu fortes críticas pela maneira como aborda os fatos e espetaculariza a experiência angustiante e as escolhas difíceis enfrentadas pelos passageiros que sobreviveram à queda.

  • Onde assistir: Plex TV.

Vivos (1993)

Dirigido por Frank Marshall, Vivos (1993) é o filme norte-americano que conquistou críticas positivas, em sua maioria, ao encenar o terrível acidente e os dias que se seguiram.

O roteiro é uma adaptação do livro "Milagre nos Andes", de Piers Paul Read, e traz Ethan Hawke como Nando Parrado e John Malkovich na narração. Os efeitos especiais são outro ponto de destaque no filme, sendo uma inovação na época de lançamento.

  • Onde assistir: Oldflix.

Stranded: I Have Come from a Plane that Crashed on the Mountains (2008)

O documentário Stranded (2007) de Gonzalo Arijon oferece uma perspectiva única sobre os eventos, destacando a coragem e a resiliência dos que enfrentaram o inimaginável a mais de 3 mil metros de altitude.

A recepção da produção foi excelente na época, sendo indicado e premiado em importantes festivais como Directors Guild of America Awards, consagrando-se como uma referência sobre a tragédia dos Andes. Além disso, Stranded alcançou 92% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e 93% de aprovação da audiência em geral.

"Tão poderoso é Stranded que quando os poucos sortudos finalmente retornam à civilização, você se sente tão emocionado como se eles fossem seus entes queridos", afirma o crítico V.A. Musetto para o New York Post.

  • Onde assistir: PlutoTV.

Estou Vivo: Milagre dos Andes (2011)

O especial 'Estou Vivo: Milagre nos Andes' traz imagens inéditas das vítimas do acidente.O especial 'Estou Vivo: Milagre nos Andes' traz imagens inéditas das vítimas do acidente.Fonte: History Channel/Reprodução

O documentário Estou Vivo: Milagre dos Andes (2010) é uma produção especial do History Channel. Nele, conhecemos novos relatos sobre o que aconteceu desde a queda do avião até a busca voluntária por ajuda pela ótica do sobrevivente Nando Parrado. A qualidade do filme em retratar momentos importantes o fez receber excelentes avaliações do público.

  • Onde assistir: YouTube.

Prisioneiros da Neve (2023)

O canal americano ABC, em parceria com a Disney, lançou o documentário Prisioneiros da Neve (2023) com entrevistas pungentes de cinco dos sobreviventes: Nando Parrado, Roberto Canessa, Carlito Páez Rodriguez, Eduardo Strauch e Roy Harley.

O grupo compartilha detalhes de como os 72 dias presos na Cordilheira dos Andes os forçaram a aprender sobre técnicas de sobrevivência, trabalho em equipe, fé e humanidade.

  • Onde assistir: Hulu.

Toda narrativa pode ser contada de várias perspectivas. Cada filme e documentário sobre a tragédia dos Andes destaca aspectos importantes dessa jornada, homenageando a resiliência humana diante das circunstâncias mais sombrias.

Se você ficou intrigado por essas histórias extraordinárias e quer explorar mais sobre eventos marcantes no cinema, confira as próximas recomendações e dicas de filmes no Minha Série. Leia a seguir: 10 filmes baseados em fatos reais para assistir na Netflix!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.