Planeta dos Macacos: veja ordem dos filmes e onde assistir online

Imagem de: Planeta dos Macacos: veja ordem dos filmes e onde assistir online
Imagem: 20th Century Studios/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Desde a icônica adaptação do livro "Planet of the Apes" de Pierre Boulle em 1968, a franquia Planeta dos Macacos capturou a atenção do público e se tornou referência mundial de como fazer cinema.

Com um total de dez filmes produzidos, a luta entre humanos e macacos se desdobra em uma série principal de cinco longas originais, um remake duvidoso e um reboot lucrativo iniciado em 2011 – e que ganhará mais uma sequência em 2024.

Se você é fã de aventuras épicas, Planeta dos Macacos certamente faz parte do seu radar. Mas você sabe dizer qual é a ordem cronológica dos filmes? Venha descobrir a cronologia dos longas e onde assistir todos os filmes da série.

1) Planeta dos Macacos (1968)

O filme que deu início a toda a saga. Dirigido por Franklin J. Schaffner, Planeta dos Macacos (1968) segue a jornada do astronauta George Taylor (Charlton Heston) que, junto com sua tripulação, aterrissa em um planeta aparentemente deserto.

Ao desbravar o lugar, ele se depara com uma sociedade liderada por macacos inteligentes. O filme se tornou um sucesso de bilheteria e um clássico cinematográfico por explorar temas profundos sobre a natureza da humanidade.

  • Onde assistir: Star+ e Oldflix.

2) De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)

James Franciscus interpreta Bret, o novo protagonista da franquia.James Franciscus interpreta Bret, o novo protagonista da franquia.Fonte:  20th Century Studios/Reprodução 

A sequência, dirigida por Ted Post, leva o público a acompanhar uma nova expedição ao Planeta dos Macacos pelos olhos do astronauta Brent, que sai em missão de resgate ao colega Taylor.

O segundo filme expande o universo e revela mais sobre a sociedade dos primatas. Embora não tenha alcançado o mesmo nível de sucesso do primeiro, ainda contribuiu para a construção do mundo da franquia.

  • Onde assistir: Star+ e Oldflix.

3) Fuga do Planeta dos Macacos (1971)

Dirigido por Don Taylor, Fuga do Planeta dos Macacos (1971) inverte a narrativa ao voltar no passado em que os humanos ainda dominam o mundo. Na trama, os cientistas símios Cornelius (Roddy McDowell) e Zira (Kim Hnter) retornam para o século XX a fim de escapar da destruição de seu mundo.

Eles chegam em Los Angeles e, ao revelarem sua habilidade para falar, viram objetos de curiosidade dos humanos. A boa relação não dura muito tempo, pois o governo acredita que eles vão dominar a Terra e assim tentam evitar o nascimento do bebê de Zira.

  • Onde assistir: Star+ e Oldflix.

4) A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)

O quarto capítulo da franquia ganha um novo diretor, J. Lee Thompson. Em A Conquista do Planeta dos Macacos (1972), vemos a ascensão dos macacos liderados por Caesar/César (Roddy McDowall), filho de Zira. A trama é marcada por uma revolta dos primatas contra seus opressores humanos após 18 anos dos eventos do longa anterior.

  • Onde assistir: Star+ e Oldflix.

5) Batalha do Planeta dos Macacos (1973)

Batalha do Planeta dos Macacos (1973) é a produção que encerra a série original. Sob o comando de J. Lee Thompson, conhecemos o que restou de uma Terra pós-guerra nuclear e governada por macacos evoluídos.

Caesar agora tem uma nova missão: manter a paz entre as espécies, impedindo que um culto humano insidioso e uma facção militante de macacos coloque tudo a perder.

Vale lembrar que no ano seguinte ao lançamento de Batalha do Planeta dos Macacos (1973), a franquia foi para a TV em formato de série live-action em 1974, Planet of the Apes  (1974), e desenho animado em 1975,  De Volta ao Planeta dos Macacos.

6) Planeta dos Macacos (2001)

Tim Burton assume a direção do remake de Planeta dos Macacos estrelado por Mark Wahlberg, Helena Bonham Carter e Tim Roth. Apesar de algumas mudanças na trama, a essência da narrativa permanece: humanos descobrindo um planeta dominado por macacos inteligentes.

O filme foi um grande sucesso comercial, arrecadando US$ 362,2 milhões para a Fox, mas os críticos não foram tão generosos. No Rotten Tomatoes, o remake de Burton teve apenas 44% de aprovação. As duras críticas e os problemas de bastidores levaram o cineasta a negar uma continuação da saga.

7) Planeta dos Macacos: A Origem (2011)

Dez anos depois, a franquia volta aos cartazes com o reboot dirigido por Rupert Wyatt. Em Planeta dos Macacos: A Origem (2011), conhecemos a origem do líder dos macacos, Caesar (Andy Serkis).

O jovem chimpanzé é adotado por um cientista que trabalha em um medicamento para ajudar na reparação do cérebro e percebe a inteligência extraordinária de César. Quando o chimpanzé desenvolve emoções semelhantes às dos humanos, ele lidera uma revolta dos macacos.

8) Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)

A sequência, dirigida por Matt Reeves, continua a saga com Caesar liderando seu povo em um confronto épico com os humanos após 15 anos da revolução. As relações entre as duas espécies atinge um novo patamar de tensão. No elenco, temos Andy Serkis, Jason Clarke, Kodi Smit-McPhee, Gary Oldman e Keri Russell.

9) Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)

Reeves retorna para a franquia de ficção científica com Planeta dos Macacos: A Guerra (2017). Neste capítulo da fase moderna, César e seus companheiros são forçados a entrar em uma guerra contra um exército de soldados liderados por um impiedoso coronel. As vidas perdidas no conflito colocam o sentimento de vingança no centro de tudo, colocando o futuro do planeta em jogo.

10) Planeta dos Macacos: O Reinado (2024)

A mais recente adição à franquia será com a estreia do filme Planeta dos Macacos: O Reinado (2024). O filme se passará 300 anos após os acontecimentos da última produção de Reeves.

César agora é um nome que ficou no passado da sociedade primata, que se expandiu rapidamente enquanto os humanos se tornaram criaturas selvagens. A direção é de Wes Ball.

  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 23 de maio.

E aí, gostou do conteúdo? Veja também a ordem cronológica e onde assistir os filmes de Jurassic World e Park!

-

Assista todos os filmes da franquia Planeta dos Macacos no Star+!

Imagem: Conheça o Star Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Star Plus

Streaming da Disney chegou com conteúdos exclusivos e especiais para fãs de The Walking Dead, Os Simpsons, Lost, Modern Family, Prison Break e muito mais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.