Retrospectiva 2023: Os 15 melhores doramas sul-coreanos do ano

Imagem de: Retrospectiva 2023: Os 15 melhores doramas sul-coreanos do ano
Imagem: Netflix

Navegando em 2023  nas narrativas e emotivas performances dos dramas coreanos, tivemos um ano que entregou obras que vao ficar gravadas na alma de toda a dramaland (comunidade de fãs de dramas da Ásia). Neste ano, as produções sul-coreanas elevaram a fasquia, oferecendo desde intrigas até histórias contemporâneas envolventes.

A diversidade desses dramas transcende por mais um ano as fronteiras culturais, conquistando corações ao redor do mundo. E por isso que o foco hoje é conhecer e relembrar os 15 melhores dramas coreanos do ano de 2023! Confira na lista a seguir!

1- Moving

Ensaio Fotográfico de Divulgação de Moving | Reprodução Disney+Ensaio Fotográfico de Divulgação de Moving | Reprodução Disney+Fonte:  Disney + 

Este drama tomou os holofotes no momento em que começou a ser transmitido e tomou conta não só da população coreana, mas também das redes sociais. Nesta reta final de ano a trama já está colhendo os frutos de sua excelência nas premiações.

Um dos seus feitos foi a indicação na categoria de melhor série de língua estrangeira no Critics Choice Awards que acontecerá em janeiro de 2024. O roteiro conta a história de adolescentes com habilidades especiais e como suas famílias tentam os proteger de serem usados pelos seus “poderes”.

  • Disponível no Star+

2- The Glory (Parte 2)

Pôster de Divulgação de The Glory - Part 2 | Reprodução NetflixPôster de Divulgação de The Glory - Part 2 | Reprodução NetflixFonte:  Netflix 

A segunda temporada deste drama já era esperada pelos fãs que acompanharam a primeira temporada, até porque todos que assistiram ficaram com o gostinho de quero mais. Com isso e mais um pouco de vingança, o drama entregou uma boa finalização e agariou fãs em todo o mundo.

Tanto fez sucesso que acabou por se tornar a terceira série mais assistida do ano na Netflix, sendo o único drama coreano na lista. Outra conquista vem com a também indicação para o Critics Choice Awards na categoria de Melhor série em língua estrangeira.

  • Disponível na Netflix

3- Twinkiling Watermelon

Behind the Scene de Divulgação de Twinkiling Watermelon | Reprodução CJ Enm.Behind the Scene de Divulgação de Twinkiling Watermelon | Reprodução CJ Enm.Fonte:  CJ Enm. 

Quando o assunto é um roteiro que te prende do começo ao fim, este drama não te deixa na mão. Ao contar a história de um filho que acaba viajando pelo tempo e tenta reverter o acidente que deixou seu pai surdo, o drama acaba tomando um lugar muito mais profundo do coração de quem assiste a série.

Um dos principais pontos que torna este drama tão querido por quem assiste, está no fato de que além de abordar um tema importante da sociedade que é os estigmas ao redor do convívio e vida de uma pessoa PCD, o que te faz sentir parte daquela história, quase que amigo dos personagens.

  • DisponÍvel no Viki

4- King The Land

Still Cut de Divulgação de King The Land | Reprodução JTBCStill Cut de Divulgação de King The Land | Reprodução JTBCFonte:  JTBC 

O clássico clichê de romance entre o CEO e a garota trabalhadora que se apaixonam nunca sai de moda, e o motivo é óbvio: Porque é um clichê! Este drama nos entregou cenas clássicas e ao mesmo tempo trouxe aquele ar de leveza,  que para quem ama um romance bem aconchegante, é simplesmente um prato cheio de sucesso.

Ao contar a história de amor entre um herdeiro de rede hoteleira e uma funcionária de um dos hotéis da franquia, a garantia de risadas, muita glicose amorosa no sangue e vontade de um love é certeza.

  • Disponível na Netflix

5- Taxi Driver 2

Imagem de Divulgação de Taxi Driver 2 | Reprodução SBSImagem de Divulgação de Taxi Driver 2 | Reprodução SBSFonte:  SBS 

Outro drama que teve segunda temporada em 2023 e que serviu aquilo que prometeu para quem esperava a continuação da série foi Taxi Driver. Em sua primeira temporada conhecemos a equipe do Rainbow Táxi, que fazia vinganças por pessoas que não tinham a justiça que mereciam dentro do sistema judiciário, mas que no final estava começando a entrar no radar da polícia e acaba tomando rumos separados.

Na sua sequência, presenciamos a volta da equipe que enfrenta um dos seus maiores desafios, que envolve a vida de um dos seus membros. O drama está com a 8ª classificação entre os dramas de 2023 no site MyDramaList, que conta com avaliações do público.

  • Disponível no Viki e no Kocowa

6- Dr. Romantic 3

Imagem de Divulgação de Dr. Romantic 3 | Reprodução WAVVEImagem de Divulgação de Dr. Romantic 3 | Reprodução WAVVEFonte:  WAVVE 

Melhor que duas temporadas, somente três temporadas!  No mundo de drama sul-coreanos, onde mais que uma temporada não é algo comum, o roteiro desta série tem uma ótima receptividade do público, além de contar com um elenco de peso em todas as temporadas. Ao contar o dia a dia do Hospital Doldham, a terceira temporada dá continuidade às histórias dos personagens com um roteiro que traz um desenvolvimento e impacto interessante para quem assiste a trama.

Algo que quem assistiu não discorda pois o drama está com ótimas avaliações em sites com AsianWiki e também se encontra na posição número 4º entre os dramas com melhores avaliações do ano no MyDramaList.

  • Disponível na Netflix, Viki, HBO MAX, Amazon Prime, e Kocowa

7- The Good Bad Mother

Behind The Scenes de The Good Bad Mother | Reprodução JTBCBehind The Scenes de The Good Bad Mother | Reprodução JTBCFonte:  JTBC 

Este foi um dos queridinhos do ano, e com razão. Ao contar a história da relação entre um filho que perde sua memória em um acidente e volta aos cuidados da sua mãe, a trama se aprofunda em diversos temas que te prendem do enredo.

Primeiro que ver a relação de mãe e filho e a sua própria percepção da série mudando durante os episódios, é algo que nos traz inúmeras  emoções por todo o roteiro. Outro ponto é que a série fica presa a somente isso, pois traz muitas camadas que envolvem a morte do seu pai quando criança, vingança, romance e muito mais.

  • Disponível na Netflix

8- Death’s Game

Pôster de Divulgação de Death´s Game | Reprodução TVINGPôster de Divulgação de Death´s Game | Reprodução TVINGFonte:  TVING 

Apesar de ter sido lançado com o ano praticamente acabando, o drama possui um elenco de ponta e alta qualidade de produção. O lançamento traz estrelas como Park So Dam, Seo In Guk, Lee Jae Wook, Lee Do Hyun, Kim Jae Wook, Go Youn Jung e Kim Mi Kyung.

Já o enredo traz uma mistura de fantasia e crítica social, com uma construção de drama em uma dose de sucintos 4 episódios. Isso faz com que cada segundo pareça ser importante para que você possa entender e absorver tudo que lhe é apresentado.

Ou seja, a sua brevidade de lançamento o isenta de ser um dos roteiros que tomaram conta de quem ama um suspense, pois na semana de lançamento alcançou o Top 5 na plataforma do Amazon Prime no Brasil.

  • Disponível no Amazon Prime

9- See You in My 19th Life

Still Cut de Divulgação de See You in My 19th Life | Reprodução CJ Enm.Still Cut de Divulgação de See You in My 19th Life | Reprodução CJ Enm.Fonte:  CJ Enm 

O drama adaptado de um webtoon de grande sucesso teve a sua estreia literalmente no meio do ano e teve muita repercussão pela Dramaland. Ao mostrar a vida de Ji Eum, que está na sua 19 vida e  lembra todas as suas dezoito vidas passadas, a trama mostra a sua busca em se conectar com seu amigo de infância que estava com ela na hora da morte em sua última vida. Para quem assistiu esta foi mais que uma série romântica, foi também uma forma de apreciar a vida, aqueles que te rodeiam, além de dar valor em pequenas coisas.

  • Disponível na Netflix

10 -  DP 2

Still Cut de Divulgação de DP- 2 | Reprodução NetflixStill Cut de Divulgação de DP- 2 | Reprodução NetflixFonte:  Netflix 

Um drama de sucesso na primeira temporada e também em sua segunda parte. A história do dorama continua a nos mostrar a difícil realidade que cerca os desertores do exército e tudo que envolve esta realidade.

Ao demonstrar alguns contextos sobre a vida de jovens diante do alistamento militar obrigatório na Coreia do Sul, o drama pode te deixar com o coração pequeno e te imergir neste mundo ainda tão pouco abordado. E é com este roteiro que a segunda temporada foi feita e trouxe ótimos resultados e chamou atenção de ainda mais gente.

  • Disponível na Netflix

11 - The Killing Vote

Imagem de Divulgação de The Killing Vote | Reprodução SBSImagem de Divulgação de The Killing Vote | Reprodução SBSFonte:  SBS 

Esta série pode não ser amplamente conhecida, mas com certeza chamou atenção pelo roteiro que traz um questionamento sobre como a sociedade age em uma posição de poder e também testa nosso senso de justiça e moralidade. O personagem de Dong Mask mata criminosos depois de uma votação da população, onde esta decide ou não pela pena em relação aos crimes hediondos.

A série foi um grande sucesso na Coreia e vem ganhando mais atenção internacionalmente, sendo uma ótima opção disponível no Prime Video.

  • Disponível no Amazon Prime

12 - Love to Hate You

Still Cut de Divulgação de Love to Hate You | Reprodução NetflixStill Cut de Divulgação de Love to Hate You | Reprodução NetflixFonte:  Netflix 

Este drama foi feito para os defensores do plot “de inimigos para amor” e conta com uma dose de comédia para quem gosta dos clássicos.  Mas o que traz a cereja do bolo nesse roteiro está no fato de que duas pessoas que parecem não ter nem esperança nem vontade de mergulhar no mundo amoroso, mergulham fundo dentro de um relacionamento que dentro de um fluxo rápido e bom de acompanhar. A série alcançou bons números na Netflix e deu o que falar!

  • Disponível na Netflix

13-  Daily Dose of Sunshine

Still Cut de Divulgação de Daily Dose of Sunshine | Reprodução NetflixStill Cut de Divulgação de Daily Dose of Sunshine | Reprodução NetflixFonte:  Netflix 

Uma lista de melhores dramas do ano não pode ficar sem um dos melhores melodramas lançados. Ao mostrar a rotina de uma enfermeira em uma ala psiquiátrica, o drama nos traz vários pensamentos sobre saúde mental e como o tema ainda é um tabu a ser falado na Coreia do Sul. Assim como o título, a série nos leva aos pequenos acontecimentos que fazem o telespectador imergir nos sentimentos e sensações que os pacientes passam.

Por isso e por contar com atores renomados como Park Bo Young, Yeon Woo Jin e Jang Dong Yoon a série foi um “estouro” e foi muito comentada pelos dorameiros e dorameiras pelo mundo afora.

  • Disponível na Netflix

14 - Celebrity

Still Cut de Divulgação de Celebrity | Reprodução NetflixStill Cut de Divulgação de Celebrity | Reprodução NetflixFonte:  Netflix 

Para quem gosta de um behind the scenes e da industria do entretenimento como um todo, o drama Celebrity, que é uma produção original Netflix, trouxe muitas críticas às redes sociais. A temática foca em mostrar o mundo escondido das sub-celebridades e dos influenciadores e como os ambientes que os rodeiam  podem ser falsos, fúteis e cheios de altos e baixos. A história atual e que chama atenção fez com que o sucesso fosse inevitável e tomasse a timeline de muita gente.

  • Disponível na Netflix

15 - Perfect Marriage Revenge

Pôster de divulgação de The Perfect Marriage Revenge | Reprodução MBNPôster de divulgação de The Perfect Marriage Revenge | Reprodução MBNFonte:  MBN 

Para fechar esta lista, nada como um drama que não estava sendo tão falado antes do lançamento, mas que caiu da boca do povo. Também adaptado de Webtoon de mesmo nome, The Perfect Marriage Revenge tomou o coração das redes sociais e arrastou uma multidão para acompanhar os lançamentos dos episódios semanalmente.

Ao contar a volta ao passado Yi Joo depois de morrer em um acidente de carro, o desenvolvimento da serie vai de uma vingança por todas as injustiças à construção de um romance lindo e cheio de superações. Nos seus 12 episódios, o drama chegou ao seu final com fãs e saudade de uma episódio novo nos fins de semana.

  • Disponível no Viki

E com isso nos despedimos deste ano cinematográfico de 2023 na indústria de dramas sul-coreanos. Mas ao mesmo tempo ficamos na espreita pelo ano de 2024, pois estas produções continuarão a consolidar sua base de fãs e lançando emocionantes narrativas para seu público.

E aí, qual seu dorama favorito de 2023?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.