Loki: entenda o bombástico final da segunda temporada da série

Imagem de: Loki: entenda o bombástico final da segunda temporada da série
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O seriado Loki, que faz parte do Universo Cinematográfico da Marvel, teve o último episódio de sua segunda temporada lançado na quinta-feira (09). Quem ficou até tarde acordado, já que o episódio saiu às 23h, foi presentado com uma grande conclusão no arco do personagem, que saiu de vilão dos Vingadores para uma das principais peças da TVA, a autoridade temporal do MCU.

Trazendo um ar de conclusão, o final da segunda temporada de Loki foi recheado de emoções e grandes acontecimentos. Ao que tudo indica, a série finalmente deve trazer grandes impactos para o futuro do universo da Marvel.

A seguir, relembre os principais pontos do último episódio da segunda temporada de Loki e entenda o final da série e seu impacto no MCU. Mas fique ligado: o texto a seguir contém spoilers.

Loki: o viajante temporal

O ponto de partida do último episódio é exatamente o final do capítulo anterior. Loki agora domina o poder do deslize temporal e pode viajar no tempo para quando e onde quiser.

O personagem utiliza sua nova habilidade para voltar ao momento em que a TVA explode, visando ajudar seus amigos a consertarem o Tear Temporal, que é feito para manter apenas a linha do tempo sagrada funcionando. Essa tarefa, no entanto, não é nada simples.

LokiLoki leva centenas de anos para consertar o Tear Temporal. 

Loki percebe que precisará de muito tempo para fazer os ajustes que evitarão a explosão do Tear Temporal. Por causa disso, o personagem fica séculos viajando no tempo, indo e voltando naquele momento, para aprender tudo sobre a tecnologia com Ouroboros e Victor Timely.

Após múltiplas viagens no tempo, Loki finalmente consegue resolver a questão e consertar o Tear Temporal. No entanto, mesmo quando a missão é concluída, o dispositivo explode, pois não aguenta segurar tantas linhas do tempo alternativas.

A pegadinha de Aquele Que Permanece

Ao ver que todos os seus esforços foram em vão, Loki resolve voltar ainda mais no tempo: ele tenta impedir Silvye de assassinar Aquele Que Permanece. Durante a luta, no entanto, o Deus da Trapaça percebe que só poderá parar a sede de sangue de sua dúplice ao matá-la.

Aquele que PermaneceAquele que Permanece estava ciente de tudo.

Em um dos ciclos em que Loki tenta parar Silvye, temos uma revelação: Aquele que Permanece estava ciente que seria assassinado. Em uma conversa com o protagonista, a variante de Kang revela que tudo fazia parte de seu plano.

Além disso, Aquele que Permanece revela uma terrível verdade para Loki: o Tear Temporal não pode ser consertado para aguentar mais linhas do tempo. Com isso, o personagem é deixado com duas escolhas: deixar tudo ser destruído ou matar Sylvie para que Aquele que Permanece mantenha a linha do tempo principal viva.

O final de Loki: entenda a decisão do personagem

Após descobrir que salvar o Tear Temporal seria impossível, Loki viaja no tempo novamente e conversa com Mobius e Sylvie em diferentes linhas do tempo para buscar uma solução. A atuação de Tom Hiddleston se destaca ao mostrar o desespero do personagem em busca de uma resposta para salvar seus amigos e toda a existência.

No final, Loki finalmente vê uma saída: com todo o seu conhecimento e poderes, o personagem é capaz de substituir Aquele que Permanece. Assim, Loki volta para a TVA e, com todas as suas forças, destrói o Tear Temporal.

LokiLoki explode o Tear Temporal e se torna responsável por manter o tecido da realidade vivo. 

A ação acaba fazendo com que todas as linhas do tempo comecem a morrer. Para evitar o colapso total do universo, o personagem se torna o responsável por manter os fios temporais conectados, formando uma grande "árvore temporal" — uma referência para Yggdrasil, a árvore nórdica da vida.

No final, Loki senta no trono que já pertenceu à variante de Kang e se torna o ser responsável por literalmente manter a realidade viva, em suas diferentes linhas do tempo e variações. Os momentos finais do personagem no episódio são a prova de seu crescimento no MCU: enquanto Loki era um vilão egoísta anteriormente, o Deus da Trapaça termina seu arco abrindo mão de tudo para salvar a existência do universo.

O que acontece com a TVA, Morbius e os outros personagens?

Enquanto Loki segura o tecido da realidade na árvore da vida, a TVA continua atuando como autoridade temporal. Trazendo B-15 como uma das líderes do conselho, a instituição agora tem como principal missão caçar as variantes de Kang em diferentes realidades.

Ouroboros também continua trabalhando na TVA e escreve uma nova versão de seu manual. Além disso, ele reprograma a Senhorita Minutos para que ela volte a auxiliar no local.

Árvore da realidadeA árvore da realidade do MCU é controlada por Loki. 

O final do episódio também mostra que Renslayer foi parar no Fim dos Tempos após ser podada. Já Victor Timely aparece novamente quando criança, em 1868. Desta vez, o personagem não recebe o manual da TVA em sua casa, o que deve alterar o caminho dessa variante de Kang.

O encerramento do episódio acontece com Mobius e Sylvie. O personagem interpretado por Owen Wilson finalmente se aposenta da TVA e resolve voltar para a sua linha do tempo alternativa. Após Sylvie dizer que Loki deu a eles uma nova chance de viver, a personagem também vai embora, sem revelar o seu destino.

Loki tem cenas pós-créditos?

A série termina mostrando, pela última vez, Loki segurando o tecido da realidade em seu trono. A produção não conta com cenas pós-creditos em seu último episódio e nem a clássica frase confirmando que algum personagem retornará.

Com isso, a segunda temporada de Loki termina bastante conclusiva e com grandes desdobramentos. Resta agora esperar para ver se as ações de Loki, que agora é um dos seres mais poderosos do MCU, terão algum impacto em futuras produções da Marvel.

E aí, o que você achou do encerramento de Loki? Todos os episódios da série estão disponíveis no Disney+!

--

Conheça o Disney Plus

Imagem: Conheça o Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Disney Plus

O streaming conta com os clássicos e lançamentos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais. Assista séries e filmes exclusivos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.