Denno Senshi Porygon: entenda porque episódio de Pokémon foi banido em todo o mundo

Imagem de: Denno Senshi Porygon: entenda porque episódio de Pokémon foi banido em todo o mundo
Imagem: Divulgação

O mundo de Pokémon é colorido, emocionante e repleto de criaturas adoráveis e treinadores destemidos. No entanto, houve um momento sombrio na história deste querido desenho animado que resultou no banimento de um episódio em todo o mundo.

Sim, estamos falando sobre o infame episódio "Denno Senshi Porygon" – o 38º episódio da primeira temporada que levou a sérias consequências em sua exibição. Mas afinal, o que deu errado?

Por que o episódio do Porygon foi banido?

Para entender por que o episódio foi banido, precisamos voltar ao dia 16 de dezembro de 1997, data da sua transmissão no Japão. No vasto universo de Pokémon, "Denno Senshi Porygon" parecia promissor.

Ele apresentava uma aventura empolgante em que Ash, Misty, Brock e Pikachu são enviados para dentro do sistema de transferência de Pokémon a fim de confrontar a Equipe Rocket, que estava roubando o Porygon do Professor Akihabara e outras criaturas.

Infelizmente, a enfermeira Joy envia um programa anti-vírus sem saber que isso poderia prejudicar os amigos. Então, Pikachu usa um choque do trovão para destruir os mísseis que os atacavam e permitir que todos escapem do sistema com segurança.

Cena causou mal-estar temporário em milhares de crianças.Cena causou mal-estar temporário em milhares de crianças.Fonte:  Divulgação 

Essa cena foi o grande erro dos produtores. Os efeitos visuais de seis segundos projetavam luzes piscantes, alternando 12 vezes por segundo entre as cores azul e vermelho.

As explosões coloridas em alta velocidade tiveram efeitos prejudiciais na saúde de centenas de telespectadores. Após o programa ser transmitido, os hospitais receberam 685 crianças sofrendo de convulsões, ataques epiléticos, visão embaçada, dores de cabeça, tontura, náusea, cegueira temporária e perda de consciência.

De acordo com as autoridades japonesas, cerca de 12 mil crianças apresentaram sintomas temporários de epilepsia fotossensível e duas chegaram ser internadas por algumas semanas.

Repercussão das cenas de Pokémon que causaram convulsões

A reação perigosa em uma parcela da audiência de Pokémon resultou no banimento mundial de "Denno Senshi Porygon" após a sua segunda exibição nas emissoras japonesas de TV causar uma nova onda de mal-estar no país.

Esse infeliz episódio acabou sendo nomeado pela imprensa de "Pokémon Shokku" (Choque Pokémon). Além disso, a sua proibição levou à queda de 5% nas ações da Nintendo, o anime deixou de ser exibido por quatro meses para que suas cenas fossem adaptadas e os videogames e animações em todo o mundo passaram a alertar os usuários dos riscos de epilepsia fotossensível antes de veicular efeitos visuais similares.

O episódio permanece banido em todo o mundo, uma cicatriz na história de Pokémon e um exemplo do poder que a animação pode ter, tanto para nos encantar quanto para nos preocupar!

Quer descobrir mais sobre as histórias por trás de suas séries favoritas? Continue navegando pelo Minha Série e nossos conteúdos exclusivos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.