Loki: entenda nova polêmica envolvendo IA e série da Disney

Imagem de: Loki: entenda nova polêmica envolvendo IA e série da Disney
Imagem: IMDb/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O pôster da tão aguardada segunda temporada de Loki na Disney Plus está no centro de um debate. Fãs e especialistas estão alegando que a Inteligência Artificial Generativa (IA) pode ter sido utilizada na sua criação.

A ilustradora Katria Raden levantou essa possibilidade em um post no X (anteriormente conhecido como Twitter). Ela apontou um elemento específico na imagem: um relógio espiral no plano de fundo, que, segundo ela, exibe "todos os sinais indicativos de IA, com elementos transformando-se aleatoriamente em traços sem sentido".

Katria e outros usuários identificaram semelhanças entre o plano de fundo do pôster de Loki e uma imagem de estoque disponível no Shutterstock, intitulada "Surreal Infinity Time Spiral Space Antique". A arte em questão foi adicionada ao site após ter sido criada usando inteligência artificial.

A Disney não respondeu aos questionamentos sobre o uso de IA na arte promocional de Loki nem sobre a licença da imagem mencionada do Shutterstock. É importante mencionar que a empresa já enfrentou críticas anteriormente por empregar IA em outras séries da Marvel,  como "WandaVision" e "Invasão Secreta".

Greve dos roteiristas e IA

"Apenas escritores humanos", placa de uma das manifestações da greve dos roteiristas e atores Fonte:  GettyImages 

O impacto da Inteligência Artificial na indústria do entretenimento vai além dos elementos visuais das séries da Marvel. Recentemente, a greve dos roteiristas e atores destacou uma preocupação crescente sobre a possibilidade de máquinas substituírem pessoas em produções de filmes e séries.

Essa greve durou cerca de 4 meses e resultou em acordos importantes, como a proibição do uso do trabalho dos roteiristas para treinar sistemas de IA e regras novas para o uso de programas de IA, como o ChatGPT, na escrita.

--

Assista Loki no Disney Plus

Imagem: Conheça o Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Disney Plus

O streaming conta com os clássicos e lançamentos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais. Assista séries e filmes exclusivos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.