Star Wars: Jabba quase ganhou filme com diretor vencedor do Oscar

Imagem de: Star Wars: Jabba quase ganhou filme com diretor vencedor do Oscar
Imagem: IMDb/Reprodução

Diretor de A Forma da Água (2017) e Pinóquio (2022), Guilhermo Del Toro trabalhou em um filme cancelado de Star Wars sobre o vilão Jabba, o Hutt. O cineasta falou sobre o projeto em uma sessão de perguntas e respostas do site Collider.

A produção contaria a “ascensão e queda” do famoso senhor do crime de Tatooine, planeta natal de Anakin e Luke Skywalker. Entretanto, segundo o diretor, a Lucasfilm optou por não seguir com o projeto.

“Estávamos fazendo muitas coisas e, como não era minha propriedade e não era o meu dinheiro, foram feitos mais de 30 roteiros. Às vezes fico triste, às vezes não. Mas sempre olho para minha equipe e digo ‘Bom treino pessoal. Projetamos um grande mundo com ótimos conceitos’”, disse o diretor.

O vilão Jabba, o Hutt no filme Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi (1983).O vilão Jabba, o Hutt no filme Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi (1983).Fonte:  Lucasfilm/Reprodução 

Apesar do cancelamento do filme de Star Wars, Del Toro revelou não ter ressentimentos com a Lucasfilm. Aos 59 anos, o consagrado diretor cita que o projeto serviu como um grande aprendizado.

“Você nunca pode ser ingrato com a vida. O que quer que a vida lhe envie, há algo a ser aprendido. Quando algo não acontece, pergunto: ‘Por quê?’ e tento dialogar comigo mesmo”, declarou.

Essa não é a primeira vez que os fãs de Star Wars ficam sabendo sobre o filme cancelado de Jabba, o Hutt. No mês passado, o roteirista David S. Goyer (Batman: O Cavaleiro das Trevas) falou brevemente sobre o projeto no podcast Happy, Sad, Confused.

Segundo ele, esse era um dos diversos projetos que estavam em desenvolvimento pela Lucasfilm e a produção tinha um ótimo roteiro. Dias depois, Del Toro compartilhou o corte e confirmou a história na rede social X (antigo Twitter).

Em 2018, Guilhermo Del Toro ganhou dois Oscars por A Forma da Água (2017).Em 2018, Guilhermo Del Toro ganhou dois Oscars por A Forma da Água (2017).Fonte:  IMDb/Reprodução 

Sucesso em outros projetos

Tanto Del Toro quanto Goyer não revelaram em que ano ocorreu a pré-produção do filme cancelado de Star Wars. Entretanto, isso não atrapalhou a carreira do diretor em Hollywood.

Nos últimos cinco anos, o cineasta mexicano ganhou três Oscars. Foram duas estatuetas por A Forma da Água (Melhor Filme e Melhor Diretor em 2018) e uma estatueta por Pinóquio (Melhor Animação em 2023).

Vale citar que o personagem Jabba, o Hutt apareceu pela primeira vez em Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi (1983). Além de uma breve aparição em Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999), o senhor do crime de Tatooine esteve na animação Clone Wars.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.