7 filmes sobre empreendedorismo para se inspirar

Equipe TecMundo
Imagem de: 7 filmes sobre empreendedorismo para se inspirar
Imagem: Getty Images/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os filmes são capazes de despertar as mais diversas emoções. Por meio deles, também alimentamos nossos sonhos e encontramos inspirações importantes para partirmos para a prática.

Por isso, aproveitamos o Dia do Empreendedorismo (5 de outubro), para montar uma lista com 7 filmes com lições importantes para quem deseja montar seu própro negócio e ainda tem dica extra de como colocar a tecnologia a favor da sua ideia.

1 - A rede social (2010)

Filme dirigido por David Fincher, que retrata a criação e a ascensão do Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo e a controversa jornada de seu fundador, Mark Zuckerberg, interpretado por Jesse Eisenberg.

O filme conta sobre o começo da plataforma social e apresenta personagens que ajudaram Mark neste início, como o amigo brasileiro, Eduardo Saverin, interpretado por Andrew Garfield.

A Rede Social oferece uma visão fascinante da história, destacando as complexidades das relações pessoais e os desafios enfrentados por Zuckerberg no caminho para o sucesso. O filme também examina questões de ética, ambição e a natureza em constante evolução da tecnologia e das redes sociais.

2 - Joy: O Nome do Sucesso (2015)

Filme JoyStar Plus/ReproduçãoFonte: Star Plus/Reprodução

Estrelado por Jennifer Lawrence, o filme é baseado na vida real de Joy Mangano, uma inventora e empresária de sucesso. É recomendado para aprendermos mais sobre empreendedorismo feminino e observar como uma mulher determinada e criativa enfrenta uma série de desafios em sua jornada para o sucesso.

A personagem principal é uma mãe solteira que trabalha duro para sustentar sua família disfuncional e vive uma vida comum, em uma casa cheia de parentes excêntricos. Tudo muda quando Joy tem uma ideia inovadora para criar um esfregão autolimpante. Ela acredita tanto em sua invenção que decide arriscar tudo, incluindo suas economias e relacionamentos, para trazê-la ao mercado.

Como o caminho para o sucesso não é fácil, Joy enfrenta desafios financeiros, legais e comerciais ao longo da trajetória. Com sua determinação inabalável e habilidades empreendedoras, ela luta para superar todos os obstáculos e transformar sua invenção em um império de negócios multimilionários.

3 - À Procura da Felicidade (2006)

Estrelado por Will Smith, esse filme é baseado na história real de Chris Gardner e mostra a luta do vendedor ambulante de equipamentos médicos para sobreviver em São Francisco.

Chris enfrenta dificuldades financeiras e problemas pessoais, incluindo a separação de sua esposa e a responsabilidade de criar seu filho de cinco anos, Christopher (interpretado por Jaden Smith, filho de Will).

Determinado a construir uma vida melhor e a superar sua situação precária, Chris decide embarcar em um estágio não-remunerado em uma grande empresa de corretagem de ações.

Ele enfrenta uma série de desafios para equilibrar o trabalho sem remuneração, a busca por clientes e a necessidade de cuidar do filho, além de ter que lidar com falta de moradia.

A história é uma jornada emocionante de luta, persistência e determinação. Chris se recusa a desistir de seus sonhos, mesmo quando tudo parece estar contra ele. Sua busca incansável pela felicidade e pela estabilidade financeira é uma ótima fonte de inspiração.

4 - Steve Jobs (2015)

Com Michael Fassbender no papel de Steve Jobs, o filme é uma cinebiografia que narra a vida do cofundador da Apple, focando em três momentos cruciais de sua carreira, cada um coincidindo com o surgimento de um produto inovador.

O lançamento do Macintosh original, do computador NeXT e do iMac apresentam cenários em que Jobs enfrenta pressão intensa, conflitos pessoais e dilemas profissionais.

Ao longo do filme, os relacionamentos de Jobs com pessoas como Steve Wozniak, Joanna Hoffman e Andy Hertzfeld são explorados, revelando as complexidades de sua personalidade e seu impacto na indústria de tecnologia.

Essa cinebiografia oferece uma visão intensa e profunda da vida e da mente do criador da Apple, destacando suas paixões, questões pessoais e sua visão para a revolução tecnológica.

O filme não segue a estrutura tradicional de uma cinebiografia linear, mas tem uma abordagem única, focando em momentos-chave que definiram a vida e a carreira de Jobs.

5 - O Menino Que Descobriu o Vento (2019)

Filme baseado em uma história real, que se passa no Malawi, país africano que enfrenta dificuldades devido à seca e à escassez de alimentos.

O drama acompanha a vida de William Kamkwamba (interpretado por Maxwell Simba), um jovem malauiano que vive numa aldeia rural. A região passa por uma grave crise de fome devido à seca prolongada, e a vida de William e sua família se torna cada vez mais precária.

William é um garoto curioso e ávido leitor que encontra inspiração num livro de Ciências, na biblioteca local. Determinado a encontrar uma solução para a falta de água e alimentos na aldeia, ele começa a trabalhar em um projeto ambicioso: construir um moinho de vento, improvisado a partir de peças de sucata, para gerar eletricidade e irrigar as terras secas.

Enfrentando desafios incríveis, incluindo a falta de recursos e o ceticismo de sua comunidade, William continua sua busca pelo conhecimento e aperfeiçoa sua invenção. Com afinco e determinação, ele supera as adversidades e prova que a perseverança e a ciência podem mudar a vida da comunidade, oferecendo esperança para um futuro melhor.

6 - Walt antes de Mickey (2015)

 Filme Walt antes de MickeyAmazon Prime Video/ReproduçãoFonte: Amazon Prime Video/Reprodução

A vida e os desafios enfrentados por Walt Disney, antes dele se tornar um dos nomes mais icônicos da indústria do entretenimento, são o tema desse filme.

A história começa em 1910, quando Walter "Walt" Disney (interpretado por Thomas Ian Nicholas) é apenas um jovem sonhador em Kansas City, Missouri. Ele tem uma paixão pela animação e pela criação de personagens, mas enfrenta desafios financeiros, obstáculos criativos e rejeições constantes enquanto tenta lançar sua carreira no mundo da animação.

Com sua perseverança e criatividade, Walt Disney forma parcerias com várias figuras-chave em sua jornada, incluindo seu irmão, Roy Disney, e o animador Ub Iwerks. Juntos, eles sofrem até uma ameaça de falência enquanto tentam criar um estúdio de animação de sucesso.

Ao longo do filme, vemos a evolução do personagem principal de um jovem com grandes sonhos para o visionário que fundou a Disney Brothers Studio, que eventualmente se tornaria a Walt Disney Company. O filme destaca o espírito empreendedor de Walt e sua crença inabalável na magia da animação.

7 - Fome de poder (2016)

Protagonizado por Michael Keaton, conta a história da fundação da rede de fast food McDonald's e o papel controverso de Ray Kroc em seu sucesso.

O filme se passa na década de 1950 e segue Ray, um vendedor ambulante de máquinas de milkshake que luta para ter sucesso em seus negócios. Em sua jornada, ele conhece a lanchonete McDonald's, administrada pelos irmãos Richard e Maurice McDonald, que apresenta um inovador sistema de produção em massa de hambúrgueres e batatas fritas.

Impressionado com a eficiência e o potencial de expansão, Kroc convence os irmãos McDonald a permitirem que ele ajudasse a expandir a marca. À medida que o negócio começa a crescer rapidamente, Kroc começa a tomar medidas que acabam por levar à tomada de controle total do McDonald's original e à transformação da marca numa corporação global gigante.

O filme aborda temas de ambição, empreendedorismo e ética nos negócios, explorando a conturbada relação entre Kroc e os irmãos McDonald, que se sentem traídos pela transformação de sua modesta lanchonete numa corporação massiva.

Bônus: o que não fazer! - Fyre Festival - Fiasco no Caribe (2019)

Documentário que narra a história do infame Fyre Festival, um evento musical de luxo que prometia ser uma experiência única no Caribe. Foi uma ideia ambiciosa do empreendedor Billy McFarland e do rapper Ja Rule.

Com uma campanha de marketing poderosa, que incluiu celebridades e influenciadores das redes sociais, o Fyre Festival prometia uma experiência extravagante com música ao vivo, acomodações de luxo e gastronomia gourmet em uma ilha particular. Os ingressos foram vendidos por preços exorbitantes, atraindo a atenção de jovens dispostos a pagar por uma experiência de elite.

No entanto, à medida que a data do festival se aproximava, ficou evidente que a organização estava em completo caos. O documentário revela os bastidores do planejamento desastroso, incluindo a falta de infraestrutura, acomodações precárias, comida inadequada e falta de segurança.

Quando os participantes chegaram à ilha, encontraram um cenário que estava muito longe da promessa de luxo, com barracas de camping, comida escassa e condições insalubres. O festival foi cancelado antes mesmo de começar, gerando revolta no público.

Com o documentário, obtemos uma análise fascinante de como um evento que prometia ser um paraíso se transformou em um pesadelo, expondo as complexidades do marketing de influência, a busca por status e as consequências de promessas vazias.

Passo importante para divulgar o seu negócio

Começar a empreender é uma jornada emocionante e cheia de desafios, como podemos ver nos filmes indicados. São diversos passos para se considerar: ter uma ideia, pesquisar o mercado, fazer testes, buscar financiamento e outros passos.

Uma das etapas mais cruciais é a de divulgação do produto ou serviço. Para isso, é preciso pensar sobre a criação de um site. Ter uma presença online sólida é fundamental pois a maioria dos consumidores pesquisa produtos e serviços na internet antes de fazer uma compra.

Além disso, é por meio do site que seus futuros clientes terão contato pela primeira vez com sua empresa, as soluções que ela oferece, e até avaliações de outras pessoas e sua reputação em outras plataformas.

Confira alguns passos para pensar na hora de criar um site:

1 - Encontrar um bom criador de sites: uma plataforma eficiente vai te ajudar a criar e gerenciar seu site sem precisar de muito conhecimento técnico. Além de economizar tempo, as melhores ferramentas são acessíveis e oferecem personalização. O criador de sites da Hostinger tem suporte 24 horas, recursos para lojas virtuais e integrações de marketing.

site Getty Images/ReproduçãoFonte: Getty Images/Reprodução

2- Escolher e registrar um nome de domínio: o domínio do seu site (www.seusite.com) deve refletir a natureza do seu negócio e ser fácil de lembrar. Certifique-se de que ele seja único e esteja disponível para registro. Com um cupom Hostinger você pode garantir registro gratuito por um ano em alguns planos.

3- Escolher um bom provedor de hospedagem: o provedor de hospedagem é que vai armazenar seu site e permitir que ele seja acessado na internet. Escolha um provedor confiável, que atenda suas necessidades.

4- Criar o design e identidade visual: personalize o design do seu site, adicionando logotipos, imagens, cores e elementos que representam sua marca ou estilo. Dê preferência aos criadores de site com inteligência artificial, que tornam esta etapa ainda mais fácil.

5- Produzir conteúdo: crie e adicione conteúdo ao seu site, como páginas, produtos, artigos, imagens e vídeos. Certifique-se de que o conteúdo seja relevante, informativo e atraente para seu público-alvo.

6- Investir em SEO: otimizar seu site para mecanismos de busca (SEO) é fundamental para melhorar sua visibilidade, pois assim também é possível facilitar a descoberta de seu produto de forma mais eficaz. Algumas hospedagens WordPress já vêm com plugins para te auxiliar a construir melhores textos com SEO.

7- Pensar em segurança: proteja seu site contra ameaças cibernéticas implementando medidas de segurança, como certificados SSL, firewalls e atualizações regulares.

Agora que você já conheceu melhor diversas histórias inspiradoras e aprendeu a importância de divulgar o seu negócio com um site eficiente, basta criar seu planejamento e colocar a mão na massa. E se quiser economizar, aproveite um cupom Hostinger.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.