Oscar 2024: 8 filmes que devem dominar as principais categorias da premiação

Imagem de: Oscar 2024: 8 filmes que devem dominar as principais categorias da premiação
Imagem: GettyImages

Organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Oscar 2024 acontecerá no dia 10 de março de 2024. Faltando cerca de seis meses para o evento, os estúdios já iniciaram a divulgação dos filmes em festivais e sessões especiais.

Com isso, recentemente, a mídia especializada tem divulgado os possíveis indicados ao Oscar 2024. Baseado na opinião de críticos, o Minha Série organizou a lista dos 8 filmes com grandes chances de se destacar na maior premiação do cinema.

Oppenheimer

Oppenheimer é uma cinebiografia que aborda a carreira do físico teórico estadunidense J. Robert Oppenheimer. O longa-metragem foca, especialmente, na criação mais conhecida do cientista: o desenvolvimento da bomba atômica.

Com direção de Christopher Nolan, Oppenheimer tem lugar garantido no Oscar 2024. Segundo a crítica, a produção deve ser indicada nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (Cillian Murphy) e ser destaque entre os prêmios técnicos.

  • Onde assistir: nos cinemas; o filme deve chegar às plataformas digitais até o final de 2023.

Assassinos da Lua das Flores

Situado na década de 1920, Assassinos da Lua das Flores mostra uma série de misteriosos assassinatos de membros da tribo Osage nos EUA. Contudo, as ações fazem parte de um plano de homens brancos para roubar a terra e as riquezas da comunidade indígena.

A nova obra de Martin Scorsese é apontada como “grande, perigosa e emocionante”. Conforme as previsões, o longa-metragem deve concorrer na categoria de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator (Leonardo DiCaprio) no Oscar 2024.

  • Onde assistir: nos cinemas, a partir de 19 de outubro de 2023.

Pobres Criaturas

Drama com elementos de ficção científica, Pobres Criaturas é uma adaptação do livro do escritor britânico Alasdair Gray. O filme conta a história fantástica de Bella Baxter: uma jovem trazida de volta à vida em um experimento semelhante ao Frankenstein.

O longa-metragem dirigido por Yorgo Lanthimos conquistou o Leão de Ouro no Festival de Veneza deste ano. A expectativa é que a produção concorra nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz (Emma Stone).

  • Onde assistir: nos cinemas, a partir de 8 de dezembro de 2023.

Barbie

Em Barbie, a popular boneca passa por uma crise existencial mesmo vivendo uma vida perfeita em Barbieland. Após ser expulsa do mundo mágico por não ser mais “perfeita”, ela e Ken enfrentam os desafios da vida no mundo dos humanos.

A maior bilheteria de 2023, Barbie tem grandes chances de ser destaque no Oscar 2024. Embora a academia seja resistente a comédias, o longa de Greta Gerwig deve ser indicado nas categorias de Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante (Ryan Gosling).

  • Onde assistir: nos cinemas e em plataformas digitais.

Vidas Passadas

Vidas Passadas conta a história de dois amigos de infância que foram separados quando a família da menina deixou a Coreia do Sul. Vinte anos depois, eles se encontram em Nova York e começam a refletir sobre a vida, suas escolhas e o destino.

Descrito como “inteligente e lírico”, a película de estreia de Celine Song foi destaque no Festival de Sundance e no Festival de Veneza deste ano. Para os críticos, o longa deve ser indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz (Greta Lee).

  • Onde assistir: nos cinemas, a partir de 15 de fevereiro de 2024.

Maestro

Maestro retrata o complexo relacionamento entre o compositor Leonard Bernstein e a atriz  Felicia Montealegre. O drama narra desde o primeiro encontro do casal em 1946 até o fim do conturbado casamento de 25 anos.

Dirigido e estrelado pelo ator Bradley Cooper, Maestro pode ser o representante da Netflix no Oscar 2024. Conforme a mídia especializada, o longa deve ser indicado na categoria de Melhor Filme, Melhor Atriz (Carey Mulligan) e em prêmios técnicos.

  • Onde assistir: na Netflix, a partir de 20 de dezembro de 2023.

American Fiction

Fonte:  Orion/Divulgação 

O drama American Fiction mostra um escritor negro cansado do público americano preferir histórias negras cheias de clichês em vez de materiais mais ricos. Para provar sua teoria, ele adota um pseudônimo e escreve um romance com todos os estereótipos que odeia.

Com direção de Cord Jefferson, American Fiction ganhou o prêmio de Escolha do Público no Festival de Toronto deste ano. Segundo os críticos, o longa pode concorrer nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Ator (Jeffrey Wright).

  • Onde assistir: sem previsão de estreia no Brasil.

The Boy and the Heron

Adaptação do livro do escritor japonês Genzaburo Yoshino, a animação The Boy and the Heron mostra a jornada de crescimento espiritual de um adolescente. Após entrar em uma torre abandonada, ele viaja para um mundo mágico onde é guiado por uma garça.

Dirigido pelo lendário Hayao Miyazaki, o filme recebeu vários elogios na abertura do Festival de Toronto deste ano. Com isso, há uma grande expectativa de que a produção seja indicada nas categorias de Melhor Filme e Melhor Animação do Oscar 2024.

  • Onde assistir: sem previsão de estreia no Brasil.
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.