Qual é o streaming que mais cancela séries? (spoiler: não é a Netflix)

Imagem de: Qual é o streaming que mais cancela séries? (spoiler: não é a Netflix)
Imagem: GettyImages

O mundo do streaming está em constante evolução, e as batalhas para conquistar o público são ferozes. Enquanto muitos apontam o dedo para a Netflix quando se trata de cancelar séries, uma nova pesquisa revelou que outra plataforma está superando todas as expectativas: o Max (HBO Max, no Brasil), que pertence ao conglomerado de mídia Warner Bros. Discovery.

Desde que a Netflix iniciou seu serviço de streaming em 2007, o cenário mudou consideravelmente. Surgiram novos competidores, como Prime Video e Hulu, que lançaram séries originais para competir com a gigante do streaming. No entanto, uma tendência notável surgiu nessa era do streaming: o cancelamento de séries em níveis surpreendentes e a remoção permanente de conteúdo de catálogos.

De acordo com uma análise recente da Variety, o Max é o líder inesperado nesse quesito, com uma taxa de cancelamento de 26,9%, muito acima da média combinada de 12,2% das principais plataformas de streaming.

Embora a Netflix seja frequentemente criticada por seu histórico de cancelamentos, esta ocupa apenas o quinto lugar do ranking, com uma taxa de cancelamento de 10,2%.

A Netflix tem a fama de cancelar muitas séries, mas, na verdade, o Max é o grande líder no assuntoA Netflix tem a fama de cancelar muitas séries, mas, na verdade, o Max é o grande líder no assuntoFonte:  Getty Images 

O fato do Max estar no topo da lista pode ser atribuído a vários fatores, incluindo uma fusão recente entre a Warner Bros. e o Discovery, que levou ao corte de alguns conteúdos do Max por razões financeiras.

Um exemplo notável foi o cancelamento abrupto da 5ª temporada de Westworld, seguido pela sua remoção da plataforma. Essa decisão surpreendeu e desapontou os assinantes, abrindo um precedente que pode colocar outras séries da HBO em risco de cancelamento no futuro.

O Max enfrenta agora o desafio de manter a confiança de sua base de fãs, especialmente quando comparada a outras plataformas. O Disney+, por exemplo, possui uma taxa de cancelamento de 21,1%, o Paramount+ fica em terceiro lugar, com 16,9%, e o Hulu (disponível apenas nos Estados Unidos) segue em terceiro, com 15,2%. A plataforma com a menor taxa de cancelamento é o Apple TV+, com apenas 4,9%.

Embora o Max tenha superado as expectativas com sua alta taxa de cancelamento, isso não deve ofuscar sua vasta biblioteca de conteúdo de qualidade da Warner Bros, HBO e Discovery. No entanto, a plataforma enfrenta o desafio de encontrar o equilíbrio certo entre cortar custos e manter os fãs satisfeitos.

À medida que o cenário do streaming continua a evoluir, uma coisa é fato: os serviços enfrentarão desafios constantes em relação ao cancelamento de séries.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.