Brooklyn Nine-Nine: por que a amada série de comédia foi cancelada?

Imagem de: Brooklyn Nine-Nine: por que a amada série de comédia foi cancelada?
Imagem: NBC

Brooklyn Nine-Nine é uma das poucas séries de sucesso que sobreviveu a um aviso de cancelamento, porém, ela não conseguiu repetir esse feito mais de uma vez. Após cinco temporadas na Fox, a série mudou de casa, foi para a NBC e, tempos depois, teve seu episódio final lançado em 2021.

O primeiro cancelamento veio em 2018. A decisão repentina do Fox Television Group foi justificada pela CEO Dana Walden. “Estávamos tentando criar um programa mais coeso, e agendar o Brooklyn nos impediria de promover algo novo. No final das contas, decidimos que simplesmente não temos espaço para isso", afirmou Walden à Entertainment Weekly na época.

Foi nesse cenário que a NBC surgiu. A rede produziu mais três temporadas antes de anunciar a conclusão oficial do projeto. Ao contrário da primeira vez, o comunicado veio com antecedência. Os produtores tiveram tempo para preparar a despedida que os amados personagens da 99ª Delegacia mereciam.

Andre Braugher, Andy Samberg e Melissa Fumero em Brooklyn Nine-Nine.Andre Braugher, Andy Samberg e Melissa Fumero em Brooklyn Nine-Nine.Fonte:  Fox 

Para a Newsweek, o showrunner Dan Goor disse: “Estou muito grato à NBC e à Universal Television por nos permitirem dar a esses personagens e aos nossos fãs o final que eles merecem. Quando Mike Schur e eu apresentamos o episódio piloto pela primeira vez para Andy (Samberg), ele disse: 'Estou dentro, mas acho que a única maneira de contar essa história é exatamente em 153 episódios', o que foi uma loucura, porque esse era exatamente o número que Mike e eu tínhamos imaginado".

Porque Brooklyn Nine-Nine foi cancelada novamente?

Podemos elencar duas grandes razões que levaram ao fim da série: audiência e o movimento Black Lives Matter. B99 teve uma queda expressiva de audiência após a 6ª temporada. A série caiu de 3,11 milhões de telespectadores assistindo aos episódios para 2,69 milhões, sendo a sua pior classificação desde os tempos da Fox.

Em segundo lugar, as avaliações da série refletiram os questionamentos levantados pelos protestos de junho de 2020, com o movimento Black Lives Matter. A brutalidade policial e o assassinato de grupos minoritários pela força policial provocaram mudanças em muitas redes de TV, que optaram por jogar para escanteio os programas que mostravam a polícia sempre de uma forma positiva.

Apesar de Brooklyn Nine-Nine ser uma comédia satírica e mordaz, ela ainda repetia fórmulas preconceituosas ao retratar certas vítimas e pessoas não brancas. O protagonista Andy Samberg chegou a comentar o assunto.

BrooklynA série chegou ao fim em 2021.

“Estamos dando um passo para trás. E todos os roteiristas estão repensando como vamos seguir em frente, assim como o elenco. Estamos todos em contato e discutindo como fazer um programa de comédia sobre a polícia agora, e se pudermos encontrar uma maneira de fazer aquilo que todos nos sentimos moralmente bem", disse ele à People.

Assim, veio a notícia de que a 8ª temporada encerraria a produção, prometendo abordar essas questões de forma mais consciente. Para muitos fãs, a ideia foi cumprida! A maioria dos personagens teve uma conclusão importante e significativa, além de trazer de volta a excêntrica Gina (Chelsea Peretti) para a grande despedida.

B99 deixa saudades, mas os fãs ainda podem maratonar todos os episódios pela Netflix. Veja aqui mais 7 séries de comédia para assistir nas plataformas de streaming!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.