7 inteligências artificiais dos filmes que podem virar realidade
Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) têm estado em alta recentemente, especialmente por conta de lançamentos de recursos inovadores no mercado, como o ChatGPT. Nos mesmos moldes, também há o Bard, produto da big tech Google, além de outras plataformas, como o Midjourney, que gera imagens com base em códigos e descrições textuais.
É interessante, contudo, notar como muitas dessas Inteligências Artificiais já foram exploradas em filmes e em outras produções audiovisuais, sejam elas ligadas ao gênero de ficção científica ou não. Inclusive, as IAs seguem sendo um tema explorado frequentemente por diversos longas-metragens, que continuam imaginando futuros nos quais recursos do tipo podem dominar o mercado e, no "pior dos casos", o mundo (quem aí não se lembra de Matrix, não é mesmo?).
Mas a pergunta que fica é: quais dessas ferramentas de IA criadas em filmes podem, de fato, se tornar realidade em um futuro não tão distante? É isso o que vamos explorar na lista abaixo, na qual escolhemos 7 tecnologias de Inteligência Artificial que podem adentrar o mundo real em algum momento!
7 - 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
Abrindo a lista, temos o clássico de Stanley Kubrick, que, apesar de ter sido lançado em 1968, já explorava temas ligados à evolução tecnológica. No filme, conhecemos a inteligência artificial HAL 9000, uma máquina avançada que garante o funcionamento da nave espacial na qual os personagens da obra se encontram.
Ao transportarmos esse conceito para a realidade, um veículo comum integrado com uma inteligência artificial capaz de realizar tarefas relacionadas ao item não parece algo tão mirabolante ou impossível. Indicar direções, avisar se algo está errado com o veículo, acionar determinadas ações, etc. Tudo parece bem plausível.
Só teríamos que torcer para a IA não se rebelar, bem como o HAL 9000!
6 - Ela (2013)
Em Ela, "um solitário escritor tem uma relação pouco comum com um sistema operacional destinado a atender todas as suas necessidades", diz a sinopse oficial do filme. E, convenhamos, imaginar uma IA fazendo uma espécie de amizade com alguém que a utiliza com frequência também não seria algo tão maluco assim, ainda mais se a ferramenta for extremamente avançada nos quesitos conversação e interpretação.
No filme dirigido por Spike Jonze , todavia, o personagem principal acaba se apaixonado por sua assistente de IA, chamada Samantha, que está integrada ao seu celular. O que, claro, constitui um grande problema e um questionamento pertinente: até que ponto as IAs podem influenciar nas emoções humanas? Mas isso já seria uma discussão para um outro projeto.
5 - Ex_Machina: Instinto Artificial (2014)
Agora, uma forma de IA bem mais avançada do que uma assistente virtual ou do que um computador inteligente. Em Ex_Machina: Instinto Artificial, conhecemos AVA, que, na narrativa, é descrita como "a primeira IA verdadeira do mundo". A tecnologia é colocada em um corpo feminino, o que deixa tudo ainda mais impressionante, uma vez que AVA parece um ser humano comum.
Na realidade, ainda estamos muito longe de ter IAs que se comportam como pessoas e que se parecem como elas fisicamente. Contudo, não é difícil imaginar que, em um algum ponto do futuro, isso pode acontecer. A questão é: quando?
4 - Alien (1979)
Por falar em IAs que se portam como seres humanos e que se parecem com eles, não poderíamos deixar de citar o robô Ash, personagem do clássico filme de terror Alien, lançado em 1979 e dirigido por Ridley Scott. Na trama, ele é responsável pelo funcionamento da nave Nostromo e por ajudar seus tripulantes, similar ao que faz HAL em 2001: Um Odisseia no Espaço.
Apesar de se voltar contra aqueles que ele deveria proteger, Ash mostra um conhecimento muito vasto, bem como curiosidade pelas coisas. O que nos faz pensar se, em algum momento no futuro, IAs também terão essa capacidade.
3 - Minority Report: A Nova Lei (2002)
Imagine um sistema de IA capaz de mapear crimes em um determinado local e fazer previsões de quando e como eles acontecerão, inclusive, de quem os cometerá. Pois é, é isso o que vemos no filme Minority Report: A Nova Lei, com o astro Tom Cruise. O problema é que o personagem interpretado pelo ator é acusado falsamente pelo sistema de um crime ele ainda nem cometeu.
Apesar de um sistema de IA como esse ser problemático por conta de suas previsões, seria interessante ver uma ferramenta que conseguisse, ao menos, mapear determinadas regiões e fornecer informações úteis sobre atividades criminosas nelas.
2 - Matrix (1999)
Em Matrix, um dos filmes mais lembrados da história do cinema, somos apresentados a ideia de que o mundo em que vivemos é apenas uma grande simulação controlada por máquinas de IA, que dominaram o mundo. Sem dúvidas, uma hipótese assustadora, mas que tem baixa probabilidade de se tornar real (pelo menos, por enquanto).
Contudo, a questão ligada à simulação nos lembra muito o conceito de metaverso, que tem ganhando bastante espaço no mundo digita ultimamente. E, isso, sim, não é algo tão distante de nós. O que nos deixa com aquela pulga atrás da orelha: quais possibilidades uma realidade virtual e simulada abrirão?
1 - M3GAN (2023)
Por fim, um cenário mais amedrontador relacionado às Inteligências Artificiais. Em M3GAN, "Uma engenheira de robótica de uma empresa de brinquedos constrói uma boneca realista que começa a ganhar vida própria". Aos poucos o brinquedo, equipado com um chip de IA, começa a fazer suas próprias vontades, cometendo atos inimagináveis.
Também não é impossível imaginar brinquedos, no futuro, ganhando chips ou funcionalidades ligadas a IAs. Porém, essas tecnologias precisariam vir com determinados limites, ou as consequências poderiam ser desastrosas.
--
Assista a todos os filmes da saga Alien no Star Plus
Conheça o Star Plus
Streaming da Disney chegou com conteúdos exclusivos e especiais para fãs de The Walking Dead, Os Simpsons, Lost, Modern Family, Prison Break e muito mais!
Categorias