Na última quinta-feira (27), a Netflix lançou uma nova produção de ficção científica. Trata-se de Paraíso, que vem chamando bastante atenção dos assinantes – considerando que o filme já está no famoso Top 10 da plataforma.
Com um desfecho surpreendente, alguns espectadores podem não ter entendido certas questões mostradas na conclusão da história.
Nossos vídeos em destaque
Dessa forma, confira abaixo o final explicado de Paraíso. Vale destacar que o texto contém spoilers!
Qual é a trama de Paraíso?
O filme alemão da Netflix é ambientado em uma sociedade distópica repleta de enigmas e questões sociais complexas. Neste futuro não tão distante, os anos são trocados por dinheiro e o tempo de vida dos humanos é comercializado por meio de uma empresa de biotecnologia.
Essa companhia se tornou referência no quesito transferência de tempo para que pessoas compatíveis possam fazer doações e trocas. Com essa campanha, a expectativa era fazer com que mentes brilhantes pudessem viver muito mais tempo para contribuir com o progresso da sociedade.
Em contrapartida, apenas pessoas muito ricas têm condições de bancar as transferências, restando às camadas mais pobres da sociedade a iniciativa de realizar doações em troca de moradia e alimento — consequentemente, diminuindo seu tempo de vida.
Com suas críticas fortes aos sistemas sociais, a trama do filme acompanha Max (Kostja Ullmann) e Elena (Marlene Tanczik e Corinna Kirchhoff). Depois que a casa deles se perde em um incêndio, ela decide vender 38 anos de sua vida para pagar todas as dívidas, ficando com uma aparência muito mais desgastada.
(Netflix/Reprodução)
A fim de lutar contra o sistema, Max, que trabalhava para a empresa de transferência de tempo, deseja fazer justiça com as próprias mãos em prol de Elena, que vem sofrendo bastante com todas as coisas que precisou deixar de lado.
O que acontece no final de Paraíso?
Conforme a trama avança, os espectadores assistem Elena voltando a morar com seus pais, embora tenha a aparência de uma senhora de 70 anos. Max segue em seu plano de vingança e tenta encontrar aliados na empresa de biotecnologia para localizar o beneficiário da doação de Elena.
Porém, conforme o tempo passa, ele percebe que não pode confiar em ninguém, descobrindo ainda que existem evidências que provam um incêndio criminoso contra sua casa. Assim, Elena seria forçada a fazer a doação e envelhecer.
Nesse sentido, Max é surpreendido com a revelação de que a beneficiária de Elena é Sophie Theissen (Alina Levshin), sua chefe, visto que sua esposa era a única compatível com ela. A partir disso, o personagem deseja sequestrá-la e viajar até as unidades clandestinas da empresa para recuperar os anos perdidos de Elena.
Contudo, o plano de Max falha, pois ele se confunde e acaba sequestrando Marie Theissen (Lisa-Marie Koroll), a filha de Sophie. Embora ela também seja compatível com Elena, o dilema moral surge a Max: ele deveria acabar com a vida de alguém inocente?
Conforme o tempo passa, ele ainda descobre que Marie se opõe às ideias de Sophie, deixando tudo ainda mais confuso em sua mente. O filme caminha para o desfecho quando Max se alia a Lilith (Lisa Loven Kongsli), para capturar Sophie na Lituânia.
(Netflix/Reprodução)
Elena, que estava junto do marido, se torna essencial no plano, confrontando Sophie diretamente. Porém, Marie passa a ajudar sua mãe e o confronto entre eles é ainda maior.
Após a morte de Lilith, Max nota que Elena poderia morrer nas mãos de Sophie e tenta convencê-la a desistir, mas Elena não concorda. Por esse motivo, o casal rompe sua relação e se separam definitivamente.
Elena consegue neutralizar Sophie e Marie, passando por uma nova transferência. Marie e Sophie ainda poderiam compartilhar seu tempo, pois são compatíveis, mas Sophie se recusa.
Dessa maneira, fica subentendido que Marie envelheceu pela ambição de sua própria mãe e que Elena conseguiu se recuperar, embora não estivesse mais junto de Max. Além disso, há a sugestão de que Max se juntou aos rebeldes para deter as ações de Sophie.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)