Glossário Otaku: o que é Isekai? Conheça 6 animes do gênero

Imagem de: Glossário Otaku: o que é Isekai? Conheça 6 animes do gênero
Imagem: Divulgação / Crunchyroll
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Se você tem interesse pelo universo dos animes, provavelmente já ouviu falar no gênero isekai. Onipresente no vocabulário otaku, ele sempre aparece nas temporadas de lançamentos com um ou mais títulos de peso que acabam chamando atenção por suas premissas inusitadas ou pelo renome dos estúdios e profissionais envolvidos.

Mas o que exatamente é um isekai? Entenda o significado do termo a seguir e confira alguns exemplos de anime que seguem esse gênero de produção!

O que é um anime isekai?

A forma mas fácil de começar a entender é simplesmente traduzindo a palavra, porque ela significa algo como "mundo externo", "mundo diferente" ou "outro mundo". Coloquialmente, tratam-se daquelas histórias onde o protagonista vai parar em um mundo de fantasia que normalmente envolve elementos de fantasia medieval ou ficção científica.

No gênero ikesai, vale tudo, até mesmo ir para o mundo dos heróis da DC. Uma das produções mais recentes anunciadas nesse estilo, por exemplo, é Suicide Squad ISEKAI, que adapta os anti-heróis do grupo para o mundo dos animes.

A premissa do ikesai vale tanto para animes como para videogames, mangás, light novels e obras advindas da cultura oriental. O país de origem não é um traço obrigatório, mas você pode notar que mesmo desenhos de sucesso como Caverna do Dragão não costumam ser rotulados como isekai, ainda que compartilhem todos os elementos estruturais e narrativos para tanto.

Às vezes pessoas originárias da nossa terra acham portais ou são levados com magia para transitar até outro reino, mas também são muito populares os animes de reencarnação, nos quais o personagem morre no mundo real e então subitamente desperta em uma nova realidade com muitos poderes e sabedoria estrangeira.

Veja 6 exemplos de animes isekai

Agora que você já conhece o conceito de isekai, que tal começar a maratonar alguns animes nesse estilo? A seguir, confira seis exemplos de animes isekais para assistir online atualmente!

1. That Time I Got Reincarnated as a Slime

Nos isekais mais básicos, normalmente o personagem chega ao novo mundo para ser alguém bem poderoso, interessante e respeitado. Essa é a regra, mas para toda regra, há exceções. Em That Time I Got Reincarnated as a Slime, por exemplo, o personagem principal assume a forma de um slime, ou seja, aquelas pequenas bolinhas azuis que são os monstros mais básicos e fracos da clássica série de videogames Dragon Quest.

2. Re:Zero – Começando uma Vida em Outro Mundo

Quando o assunto é isekai, se você for assistir a apenas uma obra para entender tudo, o mais recomendado é partir direto para Re:Zero, já que ela é, além de ótima, super popular. Ao assistir Re:Zero você vai ficara antenado não só com as principais temáticas do gênero, mas também no mais importante: o grande debate sobre quem é a melhor waifu dos animes! Só não estranhe se você terminar o dia cheio de buscas por cosplays de Rem e Ram.

3. The Rising of the Shield Hero

A Crunchyroll também decidiu investir pesado no gênero quando lançou The Rising of the Shield Hero. Apesar de tratar de alguns temas bem pesados, como escravidão e abuso sexual, também há elementos mais leves de comédia e aventura para equilibrar a aventura. Aqui, um jovem chega ao novo mundo sendo acusado injustamente e se tornando um pária, então ele precisa batalhar para provar o seu valor e inocência ao mesmo tempo em que salva o reino.

4. Overlord

Overlord é mais um caso de sucesso de adaptação de light novel para anime. O estúdio Madhouse conseguiu mandar muito bem na hora de pegar o clima e visual da história e ainda colocar uma ótima trilha sonora. Na sua inusitada premissa, um jovem se recusa a parar de jogar um videogame chamado Yggdrasil, ficando online até o desligamento de seus servidores e então continuando a sua vida virtual como nova e principal identidade!

5. KonoSuba - As Bênçãos de Deus Nesse Mundo Maravilhoso!

Normalmente os animes do tipo isekai mostram personagens muito poderosos, algumas vezes com direito a um harém, outras tantas se transformando em uma grande autoridade local, ou no mínimo do mínimo um grande herói. Na comédia KonoSuba, as expectativas são todas subvertidas e um grupo de malucos incompetentes, porém profundamente carismáticos, tentam o seu melhor para sobreviver em suas aventuras. É de chorar de rir! Na última temporada de animes, também estreou um spin-off inspirado na maga Megumin:

6. Menção honrosa: Inuyasha

Uma pegadinha sobre o termo isekai é que ele costuma ser usado mais para obras lançadas ao longo dos últimos anos, e também não ajuda muito Inuyasha que a jovem Agome Higurashi consiga viajar à vontade pelo tempo. Mas ainda que ela não esteja presa de fato no Japão Feudal, o fato é que ela cai em um poço e vai parar em uma nova terra nova onde é vista como reencarnação de uma sacerdotisa. Ou seja, é um isekai nascido bem antes de isekais estarem na moda!

--

Assista Inuyasha no Prime Video

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.