Maratona Indiana Jones: ordem cronológica e onde assistir aos filmes

Imagem de: Maratona Indiana Jones: ordem cronológica e onde assistir aos filmes
Imagem: Walt Disney Pictures | Lucasfilm | Paramount Pictures
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta quinta-feira (29), chega aos cinemas de todo o mundo um dos maiores lançamentos de 2023: Indiana Jones e a Relíquia do Destino (Indiana Jones and the Dial of Destiny, no original).

O filme de aventura e ação é o quinto da renomada franquia centrada no aventureiro professor e arqueólogo, que teve início em em 1981, com o lançamento de Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark). A saga foi criada por George Lucas, o mesmo produtor por trás de Star Wars.

Em Indiana Jones e a Relíquia do Destino, Harrisson Ford retorna a um dos papéis que o eternizaram nas telonas e se despede de maneira definitiva do personagem, querido por cinéfilos por mais de três décadas.

Indiana Jones: onde assistir aos filmes e ordem cronológica da franquia

Antes de assistir ao novo lançamento, que tal rever os longas anteriores para já entrar no clima? Abaixo, confira a ordem cronológica da franquia e saiba mais detalhes sobre cada um dos longa-metragens, bem como onde estão disponíveis atualmente.

1. Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)

Seguindo a cronologia correta da história de Indiana Jones, O Templo da Perdição, que é o segundo filme lançado da franquia, é, na verdade, o início de tudo, se passando períodos antes dos eventos vistos em Os Caçadores da Arca Perdida. Ou seja, ele serve como um prequel, apesar de ter sido lançado três anos após o primeiro longa-metragem.

Dirigido por Steven Spielberg, O Templo da Perdição tem a seguinte sinopse: "Em viagem pelo Oriente, Indiana Jones vai parar em uma aldeia rural da Índia em busca de uma pedra sagrada e valiosa. Lá, ele descobrirá uma perigosa seita e um templo perdido que nunca deveria ter sido reencontrado".

Onde assistir: Disney+

2. Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Seguindo a ordem cronológica, na sequência, temos o primeiro filme do arqueólogo, chamado Os Caçadores da Arca Perdida. Também conduzido por Spielberg, o longa foi responsável por dar o pontapé inicial à jornada de Indy e criar os elementos cruciais da franquia, que são vistos em todas as demais obras.

Na trama, que se passa em 1936, Jones se aventura por diversos locais perigosos e misteriosos, como o Nepal e o Egito, em busca de uma artefato sagrado chamado Arca da Aliança. Porém, o professor tem inimigos de peso, que também querem a arca: os nazistas. Nesse cenário, cabe ao arqueólogo proteger o item, que pode conter o segredo da existência humana.

Onde assistir: Disney+

3. Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)

Ainda na década de 1980, Indiana Jones ganhou mais uma produção cinematográfica: A Última Cruzada. Mais uma vez, a dupla Spielberg e Ford apareceu para dar sequência às loucas aventuras de Indy, que, desta vez, precisa enfrentar novamente velhos inimigos: os nazistas de Adolf Hitler.

Crítica: Indiana Jones 5 diverte pela nostalgia, mas agora já chega

"Harrison Ford reprisa o papel de Indiana Jones ao embarcar em uma jornada para resgatar seu pai, um medievalista que desapareceu enquanto procurava o Santo Graal. Em uma corrida contra o tempo, a dupla dinâmica vasculha o continente em busca do artefato para impedir que ele caia nas mãos erradas", diz a sinopse oficial da obra.

Onde assistir: Disney+

4. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)

Quase duas décadas depois de A Última Cruzada, a franquia fez uma volta triunfal com o filme O Reino da Caveira de Cristal, conduzido novamente por Spielberg. Além de Ford, o elenco da projeção contou com Cate Blanchett, Shia LaBeouf, Karen Allen, Ray Winstone e John Hurt.

No quarto filme da saga, que é situado durante a Guerra Fria, em 1957, Indy se junta ao jovem Mutt Williams (LaBeouf) para encontrar e proteger um objeto valioso conhecido como Caveira de Cristal. Porém, a dupla é seguida de perto pelos soviéticos e, agora, além de assegurar a segurança do artigo, precisa lutar por suas vidas.

Onde assistir: Disney+

5. Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023)

O mais recente filme de Indiana Jones chega nesta semana ao cinema e traz o icônico personagem de Ford para uma última aventura recheada de perigos e empolgação. Em A Relíquia do Destino, Indy está prestes a se aposentar e tem um pouco de dificuldade para se adaptar aos novos tempos.

No entanto, quando velhos inimigos e ameaças retornam à sua vida, o arqueólogo precisa colocar o chapéu novamente e partir para a ação. A Relíquia do Destino é o primeiro filme de Indiana Jones que não é dirigido por Spielberg. Quem assumiu o posto foi James Mangold (Logan).

Onde assistir: apenas nos cinemas (futuramente no Disney+).

O serviço de streaming Disney+, que possui os filmes da franquia Indiana Jones, está disponível no Brasil por meio de assinaturas partindo de R$ 33,90 mensais, além de aparecer em combos como o Mercado Livre nível 6 e ofertas de operadoras.

Assista Indiana Jones no Disney Plus

Imagem: Conheça o Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Disney Plus

O streaming conta com os clássicos e lançamentos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais. Assista séries e filmes exclusivos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.