Como Se Fosse a Primeira Vez é baseado em história real? Entenda

Imagem de: Como Se Fosse a Primeira Vez é baseado em história real? Entenda
Imagem: Columbia Pictures

O filme Como se fosse a primeira vez (2004) conquistou corações ao contar a história de Henry (Adam Sandler), um cara com medo de compromisso que se apaixona por Lucy (Drew Barrymore), uma mulher incrível. No entanto, a felicidade do casal é abalada quando Henry descobre que Lucy sofre de uma condição neurológica rara chamada "Síndrome de Goldfield", que faz com que ela perca todas as suas memórias do dia anterior.

A trama do filme é tão cativante que muitas pessoas se perguntam se é baseada em fatos reais. No entanto, é importante esclarecer que o filme é uma criação original e não tem inspiração em eventos reais.

A síndrome de Lucy foi inventada para a história. O roteirista da comédia romântica George Wing já afirmou ao 20/20 Movie Podcast que o longa não é inspirado por um caso particular. Ainda assim, vale ressaltar que existem casos parecidos com o do filme na vida real.

Conheça histórias semelhantes ao filme 'Como se fosse a primeira vez'

Embora a "Síndrome de Goldfield" seja fictícia, existem condições médicas semelhantes que afetam a memória das pessoas. Um exemplo é a amnésia anterógrada, na qual indivíduos têm dificuldade em criar e armazenar novas memórias após um evento traumático.

No entanto, diferentemente do filme, os pacientes reais com amnésia anterógrada não conseguem reter as memórias por um dia inteiro. Em geral, eles têm dificuldade em se lembrar de coisas que aconteceram apenas alguns minutos ou horas atrás. Veja alguns casos semelhantes ao da personagem interpretada por Barrymore!

Michelle Philpots

Uma história famosa na internet é a de Michelle Philpots, de Lincolnshire, que sofre de amnésia anterógrada progressiva. Ela acorda todos os dias acreditando que ainda estamos em 1994, mesmo tendo 57 anos. Para ajudá-la a lembrar das coisas, Michelle usa post-its pela casa e conta com a ajuda de seu marido Ian, que mostra a ela um álbum de fotos do casamento e momentos importantes que aconteceram depois de 1994.

Jenny Gisby

Outro caso que repercutiu online é o de Jenny Gisby, de Nottingham, Inglaterra, que sofre de uma combinação de Transtorno Neurológico Funcional (FND) e epilepsia. Jenny acorda todas as manhãs sem se lembrar de seus familiares ou amigos, e sua vida até o momento presente é um completo vazio.

Stuart Balmforth (namorado) e Jenny Gisby com seu álbum de fotos.Stuart Balmforth (namorado) e Jenny Gisby com seu álbum de fotos.Fonte:  Yahoo/Caters 

Sua família e seu namorado a auxiliam usando um álbum de recortes para relembrar os momentos importantes e ajudá-la a reconstruir sua identidade.

Embora a trama do filme de Adam Sandler e Drew Barrymore seja fruto da imaginação, ela nos lembra que existem pessoas reais enfrentando desafios semelhantes e que precisam do apoio e compreensão daqueles ao seu redor. Uma história que nos faz refletir sobre o valor das memórias e sobre a importância de viver cada dia como se fosse o primeiro!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.