Silicon Valley: conheça as pessoas reais que inspiraram a série

Imagem de: Silicon Valley: conheça as pessoas reais que inspiraram a série
Imagem: HBO

Você já assistiu Silicon Valley? Criada por Mike Juiz, John Altschuler e Dave Krinsky, sendo transmitida pela HBO de 2014 a 2019, a série aborda o mundo corporativo justamente dessa região tão importante para o mercado de tecnologia.

Com tantos personagens interessantes e situações inesperadas, a produção se destacou entre os fãs de comédia, principalmente para quem é fã de tecnologia. A produção se destaca pela sua abordagem descontraída e satírica de um dos locais mais curiosos do planeta em termos de desenvolvimento e programação.

Afinal, quem é que não quer saber como as grandes empresas do ramo se comportam diante de adversidades, não é mesmo? Mas você sabia que algumas das figuras vistas na série são inspiradas em pessoas reais? 

Sendo assim, logo abaixo, descubra mais sobre essa questão e quais personagens de Silicon Valley emprestaram características de pessoas famosas. Aproveite!

9. Jack Barker

Fonte:  HBO 

Para começar, é preciso falar dessa figura bastante controversa dentro da série, que foi interpretada por Stephen Tobolowsky. Alguns acreditam que trata-se de uma mistura entre John Sculley, que assumiu a Apple após a saída de Steve Jobs, com Steve Ballmer, o polêmico ex-CEO da Microsoft. 

Além da aparência e o jeito que lembram o icônico comandante da Microsoft, o personagem tem como grande ponto narrativo o seu grande sucesso nos primórdios da internet.

8. Laurie Bream

Fonte:  HBO 

Vivida por Suzanne Cryer, Laurie Bream possui uma determinação invejável. Além disso, ela é uma investidora conhecida por não se importar em correr grandes riscos, se parecendo muito com Mary Meeker, sócia da KPCB, uma renomada empresa de capital de risco.

Porém, é possível refletir que a personagem também possui um pouco de influência de Ellen Pao, que em 2012 decidiu processar a KPCB por discriminação sexual.

7. Nelson Bighetti

Fonte:  HBO 

Também chamado de Big Head na série, Nelson Bighetti (Josh Brener) seria a incorporação dos executivos da Google, sobretudo por conta das incríveis surpresas apresentadas por ele em boa parte dos episódios.

Ele é o melhor amigo de Richard Hendricks (Thomas Middleditch), um dos protagonistas da série, tendo bastante destaque na narrativa. Trabalhando para a Hooli, o personagem ainda é frequentemente promovido e recebe oportunidades sem muito (ou com zero) esforço.

6. Russ Hanneman

Fonte:  HBO 

Aqui vamos fazer uma receita: coloque um pouco dos empreendimentos tecnológicos e inventivos de Mark Cuban, que vendeu sua empresa de transmissão para o Yahoo por bilhões nos anos 2000, adicione o estilo de vida extravagante do influenciador Dan Bilzerian e uma dose do empresário Sean Parker, o cofundador do Napster.

Nesse sentido, pode-se argumentar que Russ Hanneman (Chris Diamantopoulos) é uma mistura de todas essas figuras. Junto disso, o nome do personagem faz uma alusão direta a Jeff Hanneman, que foi guitarrista do Slayer entre 1981 e 2013.

5. Erlich Bachman

Fonte:  HBO 

O Sean Parker da vida real também serviu de inspiração para a criação de Erlich Bachman (T.J. Miller), sobretudo por conta de seus altos investimentos em campanhas para a legalização de drogas ilícitas. Porém, há também um pouco do empresário Dave McClure em sua concepção.

Para quem não sabe, McClure ficou conhecido por ter fundado uma incubadora de empresas com cerca de 500 startups, também servindo como investidor anjo para algumas delas.

4. Monica Hall

Fonte:  HBO 

Interpretada por Amanda Crew, Monica Hall é outra personagem importante para o desenvolvimento narrativo de Silicon Valley. Não há dúvidas de que a personagem teve sua criação baseada principalmente na investidora Megan Quinn, que, por meio de sua conta oficial no Twitter, comentou as semelhanças apontadas entre ela e Monica.

Nesse contexto, há ainda quem diga que Hall também tem muito de Jessica Verrilli, uma investidora anjo que passou por empresas como o Twitter e o Google Ventures.

3. Peter Gregory

Fonte:  HBO 

Peter Thiel é um famoso empresário, que ficou conhecido principalmente por ter fundado o PayPal e ser um dos primeiros investidores externos do Facebook. De alguma maneira, ele serviu de inspiração para a criação de Peter Gregory.

O ator Christopher Evan Welch, que interpretava Peter, morreu antes do início da segunda temporada da série. Embora apareça em apenas oito episódios da série, o personagem tem uma presença marcante na 1ª temporada, principalmente pela rivalidade instaurada com Gavin Belson (Matt Ross).

2. Gavin Belson

Fonte:  HBO 

Por falar em Gavin Belson, é preciso falar de todas as pessoas que tiveram alguns de seus elementos principais emprestados para sua construção.

Aqui podemos citar Larry Ellison, cofundador da Oracle Corporation; Larry Page, cofundador da Google; Marc Benioff, cofundador da Salesforce; Sergey Brin, cofundador da Google, e até mesmo Steve Jobs, cofundador da Apple.

Mesmo que na 1ª temporada ele seja recorrente, seu destaque maior acontece a partir do segundo ano, como o inconsequente fundador da Hooli.

1. Richard Hendricks

Fonte:  HBO 

E para fechar a lista, é preciso falar de Richard Hendricks, já citado anteriormente como o melhor amigo de Big Head. Servindo como o protagonista de Silicon Valley, o personagem foi inspirado em diversas pessoas, incluindo diversos jovens ambiciosos do Vale do Silício.

Além deles, há muita influência de Mark Zuckerberg, cofundador do Facebook; Bill Gates, cofundador da Microsoft; e Adam D'Angelo, cofundador da Quora, sendo esse último mais visual. Outra clara inspiração é Jack Dorsey, cofundador do Twitter, que também advoga a favor da descentralização da internet.

Para saber como todas essas personalidades se mesclam em uma trama envolvente e divertida, não deixe de assistir às seis temporadas que compõem Silicon Valley agora mesmo no HBO Max!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.