Esqueça Big Bang Theory: a melhor série sobre nerds é outra atualmente

Imagem de: Esqueça Big Bang Theory: a melhor série sobre nerds é outra atualmente
Imagem: Reprodução

O Dia do Orgulho Nerd, celebrado em 25 de maio, é uma ótima data para relembrar produções geek na TV e no cinema. Enquanto Big Bang Theory acabou virando referência no campo das séries, com personagens como Sheldon virando ícones da cultura pop, existe uma obra de comédia da HBO que representa muito melhor os “nerdolas” da atualidade: Silicon Valley.

Com seis temporadas, a série começou a ser lançada em 2014 e foi concluída no fim de 2019. Mesmo com quatro anos desde seu fim, a produção ainda continua bastante atual e aborda temas que se tornaram cotidianos no nosso mundo cada vez mais conectado e tecnológico.

Se você ainda não conhece a obra recheada de comédia e drama, que está disponível no HBO Max atualmente, hoje é um ótimo dia para dar uma chance para a produção, principalmente se você já está cansado de Big Bang Theory e busca uma nova comédia geek para assistir.

Por que Silicon Valley é melhor que Big Bang Theory?

Big Bang Theory foi bastante marcante para o público nerd ao abordar quadrinhos, filmes e outros temas que fazem parte da cultura geek. No entanto, por muito tempo, o humor da série teve como grande pilar um estereótipo dos nerds que já está meio ultrapassado. Com a popularização dos games e da tecnologia, a representação dessa figura mudou bastante durante os anos. 

Atualmente, você pode ser nerd sem se parecer ou agir como o Sheldon Cooper. É possível gostar de games e, ao mesmo tempo, manter um relacionamento saudável. Nada te impede de ser um fã de RPG e ter uma vida social.

Silicon ValleySilicon Valley mostra uma geração de nerds mais contemporânea.Fonte: Wired

Além da representação ultrapassada, também precisamos mencionar o humor de Big Bang Theory. As piadas, que vêm acompanhadas com uma trilha de risadas, normalmente giram em torno de temas como aparência e o desconforto dos personagens com mulheres. Enquanto Silicon Valley também se aproveita de deixas como essa, a profundidade da série vai muito além da simples “zoação” com os nerdolas.

A história de Silicon Valley

Lançada durante o boom das startups no Vale do Silício, Silicon Valley acompanha o programador Richard Hendricks (Thomas Middleditch) e seu grupo de amigos/parceiros de trabalho. Após fazer uma grande descoberta tecnológica, ele recebe propostas milionárias pelo seu algoritmo, mas resolve seguir o caminho mais difícil e abrir sua própria empresa.

Com esse mote, a série retrata diferentes fases do Vale do Silício em suas seis temporadas. Enquanto o início da trama dá bastante destaque para bilionários ao estilo Elon Musk, a produção também aborda o mercado de tecnologia de informação, capital de risco e até regulamentações e criptomoedas. Em alguns momentos, Silicon Valley é praticamente um presságio do que estamos vivendo atualmente, trazendo debates sobre descentralização e proteção de dados.

Em alguns momentos, Silicon Valley é praticamente um presságio do que estamos vivendo atualmente.

Com um elenco talentoso, a série se aproveita muito bem de estereótipos similares ao que vemos em Big Bang Theory e também faz piadocas nível quinta série, mas sem tirar o protagonismo da real estrela do show: a indústria da tecnologia. Enquanto temos muitas piadas envolvendo os trejeitos do grupo de nerdolas que fazem parte da empresa fictícia Pied Piper, a série dá luz para as entranhas do Vale do Silício, tirando sarro de gênios excêntricos e a falta de sentido em algumas escolhas que envolvem capital de risco, por exemplo.

Além da comédia

A parte dramática de Silicon Valley também merece destaque. Como estamos falando de uma série da HBO, o roteiro da produção não é brincadeira. Em muitos momentos, a obra feita por nomes como (Mike Judge) e Alec Berg (Barry) brilha ao mostrar as diferentes camadas por trás da galera geek.

Enquanto Gilfoyle (Martin Starr) e Dinesh (Kumail Nanjiani) servem humor com uma relação de amizade interessante, o personagem Jared (Zach Woods) é tão complexo que pode te fazer se apaixonar pela série sozinho. Além disso, figuras como Richard Hendricks (Thomas Middleditch), Erlich Bachman (T.J. Miller) e Gavin Belson (Matt Ross) mostram as múltiplas facetas humanas que existem por trás da genialidade Vale do Silício.

HBOSilicon Valley mostra os diferentes lados do Vale do Silício com humor e drama.

Em Silicon Valley, os geeks não são apenas desajustados sociais, gênios da computação ou donos de empresas de tecnologia. A série mostra, também, como o ego pode estar presente dentro do mercado tech, elevando ou arruinando seus produtos. Além de rir dos personagens, a produção também te faz sentir raiva pelas decisões burras, traições e escolhas tomadas pelos protagonistas durante sua jornada.

O grande problema da série, no fim das contas, acaba ficando para a representatividade feminina. Enquanto personagens como Mônica tem um papel importante na série, a produção acaba focando suas forças no grupo masculino. No entanto, segundo explica um dos criadores da produção, isso também é apenas um reflexo do mercado de tecnologia, que ainda é predominantemente masculino.

Mais do que uma comédia com nerdolas, Silicon Valley é um grande passeio pelo Vale do Silício e sua história recente, algo que já fica evidente na interessante abertura da série. Se você é fã do TecMundo e quer aproveitar o Dia da Toalha para mergulhar nesse universo, a produção disponível no HBO Max é uma boa pedida que pode te agradar, seja pela comédia ou pelo conteúdo tecnológico.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.