Amazon Prime Video zoa Netflix pela cobrança de taxa extra

Imagem de: Amazon Prime Video zoa Netflix pela cobrança de taxa extra
Imagem: Shutterstock/Montagem TecMundo

A equipe britânica do Prime Video usou toda a sua ironia em um tweet na noite de quinta-feira (25) para fazer uma gozação com a Netflix. Na publicação, a rival de streaming da Tudum retuitou um post antigo — dos idos de março de 2017 — que dizia “Amar é compartilhar senhas”, com uma imagem da tela inicial do programa com seis perfis conectados.

A mensagem é uma clara referência à decisão da plataforma de streaming, de coibir o compartilhamento de senha entre usuários que moram em residências diferentes. No Brasil, a remessa de emails para os usuários que amam compartilhar senhas já teve início na terça-feira (23).

Pelo menos por enquanto, o compartilhamento de senha e conta ainda não é uma questão para os assinantes do Amazon Prime Video. O serviço também se orgulha em oferecer suporte aos diferentes perfis para que os históricos de exibição dos usuários sejam mantidos separados, além de entregar três transmissões simultâneas nos compartilhamentos.

Repercussões à taxa extra de R$ 12,90

Como era de se esperar, a decisão não foi bem recebida pelos usuários brasileiros. Da mesma forma que os assinantes espanhóis — que promoveram uma debandada superior a um milhão de assinantes, segundo a revista Times o termo "R$ 12,90", que será o valor da taxa extra no Brasil, esteve nos trend topics nas redes sociais.

Na quarta-feira (24), os usuários irados receberam um apoio de peso: o Procon-SP. O órgão estadual de defesa ao consumidor afirmou em seu site que, "em face da elevada quantidade de consultas recebidas [...] em suas redes sociais", irá notificar a Netflix para prestar esclarecimentos. 

De acordo com o Procon, que não informou no site o número de denúncias recebidas, o órgão quer entender o que, de fato, a Netflix está comunicando aos seus assinantes. Por isso pede a todos os usuários que já receberam a comunicação sobre a forma de cobrança e a considerem irregular, que registrem formalmente a ocorrência no site do órgão.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.