7 spin-offs de séries famosas que deram muito errado

Imagem de: 7 spin-offs de séries famosas que deram muito errado
Imagem: Warner Bros.

Existem séries que fizeram história na televisão, seja por terem conquistado milhões de fãs fiéis, por terem angariado diversos prêmios importantes ou por trazerem histórias inesquecíveis aos espectadores. O mesmo, por outro lado, não se pode dizer sobre diversos spin-offs que surgiram a partir dessas séries de sucesso.

Apesar de tentarem surfar o hype de suas obras originais, muitos seriados derivados fracassaram e não chegaram a passar de suas primeiras temporadas, caindo no esquecimento completo.

Séries spin-off que deram errado e foram canceladas

Pensando nisso, resolvemos revirar a internet para relembrar de alguns títulos derivados que não conquistaram se quer uma fração pequena do sucesso que suas séries mães alcançaram. Será que você se lembra dessas obras? Vejamos!

7 - The Winchesters (Supernatural)

O mais recente spin-off que não deu certo foi The Winchesters, narrativa derivada de Supernatural, série de terror e drama que teve 15 temporadas e que é amada por muitos fãs. Criada por Robbie Thompson, Os Winchesters estreou no dia 11 de outubro de 2022 e parecia ter um futuro promissor ao abordar a história de origem dos pais de Dean e Sam Winchester.

Contudo, a série foi cancelada pela emissora The CW, onde era transmitida nos Estados Unidos, nesta sexta-feira, 12 de maio, após uma única temporada. No Brasil, a obra poder ser assistida através do HBO Max. O canal norte-americano não explicou exatamente o motivo do insucesso da série, mas, provavelmente, a audiência não correspondeu às expectativas.

6 - Ravenswood (Pretty Little Liars)

Outra série que foi cancelada por conta de baixos índices de audiência foi Ravenswood, spin-off do hit Pretty Little Liars. Imaginada por Joseph Dougherty, Oliver Goldstick e I. Marlene King, a obra estreou em outubro de 2013, em plena 4ª temporada do seriado original, e pretendia surfar na onda da narrativa mãe. Mas as coisas não deram muito certo e a produção não passou de sua primeira temporada.

"Cinco estranhos estão conectados pela maldição que assola Ravenswood por gerações", diz a sinopse oficial do spin-off no IMDb.

5 - The Perfectionists (Pretty Little Liars)

Ravenswood não foi o único spin-off de Pretty Little Liaras a fracassar nas telas. Em 2019, foi lançada a série Pretty Little Liars: As Perfeccionistas, criada por
I. Marlene King (que também estava por trás de Ravenswood). Na trama, "um assassinato acontece em Beacon Heights, onde nem tudo é tão perfeito como parece. Trabalhando juntas para solucionar o crime, logo fica claro que cada perfeccionista esconde um segredo e precisa de um álibi", diz a descrição oficial.

A produção ficou no ar apenas por uma temporada e, assim como os demais títulos citados até aqui, não conquistou um grande público para seguir viva.

4 - Once Upon A Time In Wonderland (Once Upon A Time)

Once Upon a Time, série de fantasia da ABC, fez bastante sucesso, especialmente suas primeiras seis temporadas (foram sete, no total). Porém, após a obra perder boa parte de seu elenco principal, a produção foi morrendo aos poucos e nunca conseguiu se recuperar. Eis que surge, então, o spin-off Once Upon A Time In Wonderland, que visava trazer de volta a mágica da narrativa. Mas não foi isso o que aconteceu.

Lançada em 2013, a série, idealizada por Jane Espenson, Zack Estrin e Adam Horowitz, era centrada na personagem Alice, do seriado original. Contudo, o País das Maravilhas não durou mais do que uma temporada, falhando em conversar com seu público alvo.

3 - That '80s Show (That '70s Show)

That '70s Show ainda é uma das comédias mais amadas por fãs de sitcoms. Havia uma química inegável entre os jovens atores e atrizes do elenco, e o humor "bobão" e o estilo de vida da década de 1970 retratados em tela eram bem atraentes e divertidos. Então, por que não fazer um spin-off chamado That '80s Show e capturar uma nova década, não é mesmo? O que poderia dar errado? Bem, bastante coisa, aparenetemente.

Após estrear em 2002, That '80s Show teve uma vida curta, de apenas uma temporada de 13 episódios. A série não conseguiu repetir a fórmula de sucesso da obra original e, como resultado, não angariou muitos espectadores, que mal se lembram da existência da produção.

2 - Velma (Scooby-Doo)

Recentemente, o HBO Max apostou alto ao criar uma série animada focada em uma das personagens mais queridas do clássico desenho Scooby-Doo: a inteligente Velma. A obra estreou neste ano e estava cercada de grandes expectativas por trazer a história de origem da moça do suéter laranja, porém, o resultado não agradou nem um pouco os fãs do grupo Mistério S/A.

Atualmente, Velma é uma das produções mais mal avaliadas da história (e não só no ramo de animações). Ela conta com uma nota de 1,5 no site IMDb e apenas 7% de aprovação por parte do público no Rotten Tomatoes. Os fãs reclamam que a personagem foi completamente descaracterizada e que os temas da animação não fazem sentido dentro do contexto de Scooby-Doo.

Apesar de tudo, Velma já teve uma 2ª temporada confirmada.

1 - Joey (Friends)

Por fim, temos o spin-off de Friends centrado no personagem Joey Tribbiani. O personagem mais desligado e sem noção da série de comédia icônica criada por David Crane e Marta Kauffman ganhou uma produção para chamar só de sua após o sucesso estrondoso que fez no seriado original. Contudo, parece que os fãs não entenderam muito bem o sentido disso tudo.

Chamado de Vida de Artista no Brasil, o projeto estreou em 2004 e chegou a ter duas temporadas, mas os números de audiência não chegaram aos patamares esperados e a série foi cancelada.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.