Oppenheimer: entenda participação de Albert Einstein no filme

Imagem de: Oppenheimer: entenda participação de Albert Einstein no filme
Imagem: Universal Pictures

Na última semana, o longa Oppenheimer ganhou mais um trailer que revelou um pouco mais sobre o seu elenco de peso, incluindo a participação de Tom Coti como Albert Einstein. A produção, protagonizada por Cillian Murphy (Peaky Blinders), conta a história de J. Robert Oppenheimer, físico que ficou conhecido como o “pai da bomba atômica”.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Oppenheimer foi o diretor do Laboratório Los Alamos durante o Projeto Manhattan — responsável pelo desenvolvimento da bomba atômica. O novo trailer revela que o filme também irá lidar com o debate ético de cercou o projeto na época, incluindo a participação de Einstein.

Além de Murphy e Coti, o longa ainda conta com a participação de Robert Downey Jr. como Lewis Strauss, Emily Blunt como Kitty Oppenheimer, Florence Pugh como Jean Tatlock e Matt Damon como Leslie Groves Jr. Confira o trailer oficial, a seguir;

Einstein e a Bomba Atômica

Albert Einstein foi um físico teórico alemão, que viveu de 1879 a 1955, e um dos principais pensadores dos últimos tempos. Vencedor do Prêmio Nobel de Física em 1921, é o responsável pela Teoria da Relatividade, que lançou a base para a compreensão da gravidade e seu papel na natureza. Em 1933, Einstein renunciou à sua cidadania alemã e partiu para os Estados Unidos, se opondo à ascensão de Adolf Hitler.

Albert Einstein e Robert Oppenheimer em 1947.Albert Einstein e Robert Oppenheimer em 1947.Fonte:  Flickr, James Vaughn 

A história de Einstein e da bomba atômica começou com a sua fórmula “E = mc²”, que provou que massa e energia são intercaláveis — abrindo espaço para os primeiros estudos sobre energia nuclear. Em 1939, o físico escreveu uma carta ao presidente Roosevelt, alertando o governo norte-americano sobre a pesquisa que a Alemanha tinha sobre armas nucleares. Este aviso é considerado um dos principais eventos que desencadearam a corrida para as bombas atômicas.

No entanto, devido as suas tendências pacifistas, foi negada a Albert a habilitação de segurança necessária para participar ou contribuir com o Projeto Manhattan, ficando de fora do desenvolvimento da arma nuclear. O físico expressou arrependimento por escrever a carta e, em uma entrevista após o fim da Segunda Guerra Mundial, admitiu: “Se eu soubesse que os alemães não conseguiriam desenvolver uma bomba atômica, não teria feito nada pela bomba.”

Tom Coti é Albert Einstein em Oppenheimer

Tom Coti como Albert Einstein em Oppenheimer (2023).Tom Coti como Albert Einstein em Oppenheimer (2023).Fonte:  Universal Pictures 

O ator escocês Tom Coti foi o escolhido para interpretar o ilustre físico nas telonas. Indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1984, por sua atuação em Reuben, Reuben (1983), Conti teve grandes participações na Broadway, incluindo um Tony de Melhor Ator pela peça “Whose Life is it Anyway?”.

No cinema, Tom pode ser reconhecido por seu papel como juiz Gerald Biggleswade, em Paddington 2, e por sua participação em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, também de Christopher Nolan. Neste último, ele interpretou o prisioneiro, colega de cela de Bruce Wayne, vivido por Christian Bale, que encorajou Batman a fugir e enfrentar o personagem de Tom Hardy.

Oppenheimer chega aos cinemas no dia 21 de julho de 2023, com o seu rival não oficial, Barbie, de Greta Gerwig.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.