Roteiristas de Hollywood anunciam greve, que afetará lançamento de séries

Imagem de: Roteiristas de Hollywood anunciam greve, que afetará lançamento de séries
Imagem: David Mark/Pixabay (reprodução)

Começa nesta terça-feira (2) a greve de milhares de roteiristas de cinema e televisão de Hollywood. A decisão foi anunciada oficialmente pelo sindicato da categoria, o Writers Guild of America (WGA), após as negociações com os estúdios não irem para frente.

Os profissionais pedem por melhores salários e maior participação nos lucros das produções distribuídas por serviços de streaming, como Netflix, Disney+ e Hbo Max. Segundo o WGA, as respostas às reivindicações foram "insuficientes, levando em conta a crise existencial à qual os roteiristas enfrentam". Ao todo, mais de 11 mil trabalhadores entrarão em greve nos próximos dias.

Já a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) afirma que ofereceu uma “proposta de pacote integral”, com salários maiores para os profissionais, mas que não deve melhorar a proposta “devido à magnitude de outras propostas que estão sobre a mesa".

Séries e programas serão afetados

Como consequência da greve, séries que tinham previsão de estreia para este ano devem atrasar por tempo indeterminado. Além disso, haverá a interrupção imediata de talk shows, bastante famosos nos Estados Unidos. Jimmy Fallon, por exemplo, já declarou que seu programa deve parar em apoio ao movimento de greve dos roteiristas.

A última vez que o grupo entrou em greve foi em 2007, em um movimento que durou cerca de 100 dias. Na época, a paralisação custou à indústria de Hollywood quase US$ 2 bilhões, afetando filmes e séries lançados na época.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.