Enxame: entenda o confuso final da série do Prime Video

Imagem de: Enxame: entenda o confuso final da série do Prime Video
Imagem: Prime Video Press
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Caso você tenha assistido Enxame, a nova série da Amazon Prime Video, nos últimos dias, pode estar entre o seleto (mas não tão pequeno assim) grupo de espectadores que ficaram confusos com o episódio final da série de terror do estúdio. Dos cocriadores e produtores executivos Janine Nabers e Donald Glover, a série de terror é ambientada entre 2016 e 2018 e acompanha Andrea Greene/Dre (Dominique Fishback).

A protagonista é uma fã obcecada pela maior estrela pop do mundo, o que acaba despertando desejos mortais. Após o falecimento de sua irmã Marissa (Chloe Bailey), a protagonista parte em uma turnê pelos Estados Unidos em busca de sua diva pop favorita, encontrando diversos personagens ao longo dos episódios — incluindo Billie Eilish.

Depois da morte abrupta de Marissa (Bailey), Dre parte em busca dos haters de Ni’Jah para uma vingança no estilo serial killer, colecionando vítimas por onde passa. Em cinco episódios caóticos e bastante surrealistas, Enxame revela suas reais intenções nos dois capítulos finais. Confira, a seguir, mais detalhes sobre o desfecho da história.

Entendendo o episódio 7 de Enxame: “Só Deus Faz Finais Felizes”

Em “Só Deus Faz Finais Felizes” Dre muda seu nome para Tony e vive uma nova vida. Nesse meio tempo, conhece Rashida (Kiersey Clemons) na saída de uma balada e os dois acabam se relacionando. Até aí tudo bem, mas Rashida se recusa a ir em um show de Ni’Jah com Tony/Dre afirmando odiar a superestrela (informação que ela mesma já havia dito no momento que os dois se conheceram). Tony então acaba matando Rashida enquanto diz “eu te amo” repetidamente.

Tony vai ao show de Ni’Jah e se dá conta de que os ingressos estavam com Rashida, e é impedido de entrar, já que queimou o corpo da ex-namorada com os tickets no bolso. Ele então resolve comprar ingressos com um cambista e, durante a transação, acaba assassinando o homem também.

Enxame

Já no show, Tony fica deslumbrado com Ni’Jah e resolve, pelo visto inconscientemente, atravessar a barricada e ir de encontro com a estrela em cima do palco, sendo imediatamente pego pelos seguranças. Ni’Jah solicita que o deixem livre e diz para Tony cantar para a plateia. Tudo em tom de surrealismo.

Nos minutos finais do episódio, Tony começa a enxergar o rosto de Marissa, sua falecida irmã, no rosto de Ni’Jah. A artista leva Tony até seu carro e seguem caminho, enquanto Tony se debruça em Ni’Jah, ainda com o rosto de Marissa (Chloe), em busca de conforto após uma sucessão de fatores que acompanhamos até aqui.

O que realmente aconteceu com a protagonista?

Enquanto o último episódio da série exibe Dre encontrando Ni'Jah e indo embora do show com sua estrela pop favorita, é importante ressaltar que o episódio 6, "Caindo pelas brechas" apresenta outras informações sobre o ocorrido. O episódio mostra um documentário abordando "a história real" que teria baseado a série, em um momento extremamente metalinguístico.

No episódio 6, uma detetive chamada Loretta investiga a vida de Dre e tenta encontrar a assassina em série, conversando com testemunhas e até com a família da grande fã de uma estrela pop — o nome de Ni'Jah não é censurado. Nos minutos finais do episódio, a produção chega aos momentos relatados no final do seriado, mostrando qual teria sido o destino de Dre "no mundo real".


O seriado possui um "documentário" metalinguístico no sexto episódio.

A detetive recebe uma ligação da polícia de Atlanta avisando que um cara chamado Tony foi preso após invadir o palco de um show de Ni'Jah. A policial diz que vai tentar ir até lá para conversar com a pessoa antes que ela saia por pagar a fiança.

Ou seja, combinando as informações dos dois episódios, podemos concluir que, na verdade, Dre acabou sendo presa após invadir o palco de Ni'Jah, e encontro exibido no último episódio seria apenas fruto da imaginação da personagem. O seriado, no entanto, deixa em aberto se a serial killer foi condenada por seus crimes, mas aponta que Dre continua sendo investigada. "Loretta continua buscando pela prisão de Andrea Greene", diz o fim do episódio "documental."

Criadores falam do final de “Exame”

Janine Nabers, co-criadora da série, explicou o que essas cenas finais significam e a razão pela qual o show foi deixado em uma nota ambígua. Em entrevista para o site Vulture, ela disse que o desfecho foi mais do que intencional. "Quando Donald [Gloover] me apresentou a ideia, o final foi algo que ele viu visualmente em sua cabeça - ela entrando no carro com essa mulher e indo embora - e sabíamos que teríamos o rosto de Chloë [Bailey] nela".

"Acho que esse final é muito agridoce, mas também muito preocupante porque sabemos qual é esse momento da história: em 2018, [quando] uma pessoa sobe no palco e é abordada. Não sabemos onde essa pessoa está hoje", ela continuou, se referindo ao fatídico dia em que um homem da plateia subiu ao palco de Beyoncé em um de seus shows.

"Você olha para todas as coisas que ela fez para chegar onde está e é um momento devastador porque você não conhece a realidade disso. Você não sabe onde ela realmente está no tempo e no espaço. Queríamos dar aquele final muito ambíguo, onde as pessoas podem colocar seu próprio processo de pensamento, se quiserem", explicou.

Já ao Los Angeles Times, Nabers falou sobre o por quê do rosto de Marissa foi transposto no de Ni’Jah: "Porque elas são uma e a mesma [pessoa]. Essas duas mulheres foram o catalisador de sua história. Começa com Chloë [Bailey] e termina com Ni’Jah."

O final, por mais ambíguo que seja, pode ser tratado como uma manifestação quase literal do luto. Em entrevista ao TV Line, Janine Nabers falou sobre essa leitura do final de Enxame e que não está totalmente equivocada. “No final das contas, trata-se de uma mulher passando pelo luto à sua maneira. das coisas com as quais ela tem lidado, especialmente do piloto, que a colocou nesta jornada para começar”, afirmou.

O seriado Enxame pode ser assistido integralmente no Amazon Prime Video.

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.