9 desenhos que são mais populares no Brasil que no exterior

Imagem de: 9 desenhos que são mais populares no Brasil que no exterior
Imagem: HBO Max

Os desenhos animados são uma febre no Brasil desde o começo dos anos 80. Foram muitas as animações que marcaram a infância de muita gente, que são lembradas com carinho e até mesmo passadas de geração para geração. Entretanto, muitos desses seriados só ficaram populares em nosso país, onde alguns chegaram a ser considerados um fracasso ao redor do mundo.

De Caverna do Dragão a Cavaleiros do Zodíaco, foram muitos os desenhos que pararam o Brasil e que são assistidos até hoje. Porém, por diversos motivos, muitos deles não vingaram em outros países, o que fez com que fossem cancelados precocemente.

Hoje o Minha Série relembra nove dessas animações que marcaram a infância de muita gente no Brasil, mas que não deslancharam globalmente. Confira!

1. Caverna do Dragão

Exibida exaustivamente na extinta TV Globinho, Caverna do Dragão foi um dos desenhos mais populares dos anos 90. Baseado no famoso jogo de RPG, Dungeons & Dragons, ele conta a história de um grupo de jovens que vão parar em um mundo de fantasia, e que precisam encontrar o caminho de casa.

Caverna do Dragão nunca chegou a ter um finalCaverna do Dragão nunca chegou a ter um finalFonte:  IMDB 

Entretanto, essa volta para casa nunca aconteceu, o que acabou gerando inúmeros rumores de um episódio perdido, que nunca se concretizou. A esperança agora é na série baseada no desenho e que já foi confirmada pela Paramount. Além disso, os personagens também fazem uma participação no filme Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes, que entrará em cartaz em breve nos cinemas.

2. Pica-Pau

Se Pica-Pau não é nem de longe um dos desenhos mais populares mundo afora, no Brasil ele é uma febre desde muitas décadas atrás.  Exibido no país desde os anos 80, ele marcou a infância de muitos jovens e adultos com as trapalhadas do pássaro mais sem noção da TV.

Hoje em dia é possível assistir aos desenhos do Pica-Pau no YouTubeHoje em dia é possível assistir aos desenhos do Pica-Pau no YouTubeFonte:  YouTube 

A animação ganhou um filme live-action em 2017, que contou com a participação da atriz brasileira Thaila Ayala. Entretanto, assim como o desenho, ele acabou sendo um fracasso de bilheteria mundo afora. Para quem quer assistir o desenho nos dias de hoje, há um canal oficial do personagem no YouTube com boa parte dos seus episódios.

3. Três Espiãs Demais

Três Espiãs Demais é um desenho francês muito inspirado na série de ação, exibida nos anos 80, As Panteras. Nele, como o próprio nome sugere, três agentes secretas adolescentes resolvem as mais divertidas e arriscadas missões.

Três Espiãs Demais fez sucesso na extinta TV GlobinhoTrês Espiãs Demais fez sucesso na extinta TV GlobinhoFonte:  IMDB 

Com sete temporadas, a produção foi exibida em mais de 100 países, mas ganhou destaque especial no Brasil: o desenho passou exaustivamente na TV aberta e canais por assinatura. Segundo David Michel, criador do programa, a audiência brasileira surpreendeu pela consistência e adesão do público: enquanto a expectativa era que Três Espiãs Demais não conquistasse os meninos, a série foi bem recebida tanto pela audiência feminina quanto masculina no Brasil.

4. Luluzinha

Conhecida mundialmente como Little Lulu, Luluzinha foi criada em 1935 nos EUA. As tirinhas da personagem rapidamente se popularizaram e ganharam também as TVs com um desenho animado que contava as aventuras da personagem e de seu fiel amigo, Bolinha.

Luluzinha fez muito sucesso no Brasil com sua animaçãoLuluzinha fez muito sucesso no Brasil com sua animaçãoFonte:  YouTube 

Curiosamente, a animação ganhou grane popularidade aqui no Brasil, o que acabou alavancando também as vendas de seus quadrinhos. Mas estes por sua vez não se popularizaram, até por conta da concorrência com a Turma da Monica e outros personagens da Disney.

5. X-Men Evolution

Os X-Men sempre tiveram uma grande popularidade de seus quadrinhos globalmente, mas no Brasil, a sua animação foi a grande responsável por muitos jovens descobrirem os heróis mutantes. Exibida no país pelo SBT, X-men Evolution ficou popularizada pela dublagem, que também foi mantida nos filmes da saga, e pela trilha sonora marcante — quem aí não lembra da icônica abertura do desenho?

X-Men Evolution deu uma nova roupagem aos famosos mutantesX-Men Evolution deu uma nova roupagem aos famosos mutantesFonte:  HBO Max 

Curiosamente, fora do Brasil, essa mesma animação nunca teve uma grande popularidade e chegou a ser criticada em seu lançamento. Muitos alegam que o fracasso foi por conta da censura, que acabou cortando as cenas mais violentas e que mostravam sangue dos personagens, o foco em personagens adolescentes e problemas na dublagem.

6. Max Steel

Se você nasceu entre o meio dos anos 90 e começo dos anos 2000, muito provavelmente você teve um brinquedo ou um jogo do personagem do herói Max Steel. Criada e produzida pela empresa de brinquedos Mattel, a animação tinha um intuito principal: a comercialização de produtos do personagem.

Max Steel falou ao redor do mundo, mas fez muito sucesso no BrasilMax Steel falou ao redor do mundo, mas fez muito sucesso no BrasilFonte:  IMDB 

Entretanto, a estratégia da empresa não deu muito certo globalmente, muito por conta da concorrência com outras grandes franquias. Entretanto, no Brasil, o desenho virou um fenômeno tanto de audiência quanto de vendas de produtos. Muito por conta das exaustivas propagandas na TV do boneco de Max e outros produtos.

7. Cavaleiros do Zodíaco

De longe um dos animes mais famosos da história, Cavaleiros do Zodíaco era responsável por paralisar jovens no horário das 18h na extinta TV Manchete, que sentavam religiosamente em frente a televisão para acompanhar as aventuras de Seiya e seus companheiros. Além de audiência, o desenho foi responsável por alavancar a venda de produtos relacionados a ele, principalmente bonecos e armaduras de signos, e o famoso álbum oficial de figurinhas.

Cavaleiros do Zodíaco foi um dos desenhos mais populares dos anos 90Cavaleiros do Zodíaco foi um dos desenhos mais populares dos anos 90Fonte:  IMDB 

Curiosamente, são poucos os países onde Cavaleiros do Zodíaco é uma febre. No Japão, por exemplo, animações como Dragon Ball Z foram muito mais populares no período. Mesmo assim o desenho ainda se mantém vivo até hoje, e em breve ganhará uma versão live action que contará até mesmo com a presença de astros de Hollywood, como Sean Bean e Mark Dacascos.

8. Cavalo de Fogo

Outra animação que era um fenômeno nos anos 90, Cavalo de Fogo contava as aventuras da jovem princesa Sara e o seu cavalo mágico, que a transportava para o mundo da fantasia, no qual era pertencia.

Cavalo de Fogo fez muito sucesso no Brasil, mas não teve sequer uma segunda temporadaCavalo de Fogo fez muito sucesso no Brasil, mas não teve sequer uma segunda temporadaFonte:  IMDB 

O desenho fracassou mundo a fora logo na sua primeira temporada, com apenas treze episódios. Entretanto, esses mesmos treze episódio foram exibidos exaustivamente pelo SBT por quase 20 anos, muitas vezes sendo apresentados a cada dia da semana, o que fez a produção marcar a infância de muita gente.

9. Marsupilami

Marsupilami é um personagem criado pelo desenhista belga André Franquin em 1952. Anos mais tarde ele acabou ganhando uma animação, que chegou ao Brasil no começo dos anos 2000 e rapidamente de tornou uma febre entre as crianças.

Marsupilami chegou a ganhar animações e jogos de videogame, mas nenhum deles acabou se popularizandoMarsupilami chegou a ganhar animações e jogos de videogame, mas nenhum deles acabou se popularizandoFonte:  YouTube 

Entretanto, mesmo em seu país de origem, a Bélgica, o desenho nunca se tornou tão popular. Isso não impediu que o personagem ganhasse outras obras derivadas, como jogos de videogame. Porém, nenhum deles teve o sucesso esperado.

E você, conhece outro desenho que ficou popular apenas aqui no Brasil? Conta para a gente em nossas redes sociais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.