O que é Teste de Bechdel? Confira 5 filmes aprovados pela teoria

Imagem de: O que é Teste de Bechdel? Confira 5 filmes aprovados pela teoria

Você já parou para pensar em como as figuras femininas são retratadas nos filmes? Por muito tempo, a mulher foi estereotipada em produções hollywoodianas e rodeada de clichês que, muitas vezes, nem fazem sentido na vida real.

Foi pensando na falta de representatividade feminina nas telonas, que a cartunista Alison Bechdel criou o Teste de Bechdel, "métrica" que ganhou força nos últimos anos entre as cinéfilas feministas. Resumidamente, o Teste de Bechdel avalia a participação de mulheres em filmes a partir de três questões:

  • 1. O filme tem duas personagens femininas com nome?
  • 2. O filme têm ao menos uma cena em que elas conversam entre si?
  • 3. A conversa entre elas foi sobre algum assunto que não envolve homens, especificamente?

O trio de perguntas é bastante simples, mas muitos blockbusters amados do público não passam no teste, incluindo O Senhor dos Anéis, Os Vingadores e a trilogia original da saga Star Wars.

Vale ressaltar que a aprovação do filme no Teste de Bechdel não significa, necessariamente, que a produção seja engajada com a causa feminista - já que outras questões importantes não são analisadas pelas três regras, como o papel que as mulheres interpretam e a diversidade do elenco feminino.

Filmes que passam no Teste de Bechdel

Se você quer exemplos de filmes que colocam em prática as três regras, confira, abaixo, 5 longas que passam no Teste de Bechdel:

Adoráveis Mulheres (2018)

Com direção da ótima Greta Gerwig, Adoráveis Mulheres é uma adaptação do livro homônimo lançado em 1868. Na história, acompanhamos Jo, Beth, Meg e Amy, quatro irmãs que vivem a virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.

Adoráveis Mulheres (2018)Reprodução

Nós (2019)

Em Nós, segundo filme de Jordan Peele, vemos Adelaide e Gabe, que levam os filhos para passar um fim de semana na praia. Já na primeira noite, eles recebem a visita de um grupo misterioso que muda tudo. Aqui, vale destacar o trabalho das atrizes Lupita Nyong'o e Elisabeth Moss.

NósReprodução

A Criada (2016)

Em A Criada, de Park Chan-wook, a jovem Sookee é contratada para trabalhar para uma herdeira, Hideko, que vive isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam iludir a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo vai bem, até que Sookee aos poucos começa a se identificar com Hideko.

A CriadaReprodução

Thelma & Louise (1991)

O clássico de Ridley Scott é um dos filmes mais discutidos quando o assunto é amizade feminina nas telonas. Cansadas da vida monótona que levam, duas amigas, uma garçonete e uma jovem dona-de-casa resolvem deixar tudo para trás por um fim de semana. Mas as coisas acabam saindo do controle e a dupla passa a ser perseguida pela polícia.

Thelma & LouiseReprodução

A Despedida (2020)

Com direção da cineasta chinesa Lulu Wang, o emocionante A Despedida acompanha uma família chinesa. "Quando a família de uma doce senhora descobre que ela possui apenas mais algumas semanas de vida, eles decidem não informá-la sobre o diagnóstico. Em vez disso, seus filhos e netos tentam arranjar um casamento de última hora para que todos os parentes mais distantes possam vê-la por uma última vez sem que ninguém saiba o que está acontecendo de verdade, aponta a sinopse.

A Despedida (2020)Reprodução

Confira também animes e séries que passam no Teste de Bechdel.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.