10 melhores animes que passam no Teste de Bechdel

Imagem de: 10 melhores animes que passam no Teste de Bechdel
Imagem: Reprodução / Madhouse Inc.

Entender como e por que cada autor criou uma personagem feminina é muito importante para observar se realmente há representatividade no seu anime preferido. Para tanto, existe o Teste de Bechdel, um exame que, por meio de três perguntas básicas, analisa se uma obra possui personagens mulheres fortes e participativas.

As perguntas presentes no teste são:

1) O filme tem duas ou mais mulheres com nomes?

2) Elas conversam entre si?

3) O assunto da conversa é algo que não seja homem ou assuntos relacionados a romances?

Se todas as respostas forem positivas, a obra passa no Teste de Bechdel.

Pensando nisso, separamos 10 animes que passaram com sucesso no teste e que você precisa assistir se quer encontrar personagens femininas fortes e representativas. Confira!

10. School-Live!

Gakkô-gurashi! (2015)Gakkô-gurashi! (2015)Fonte:  Reprodução / Showgate 

A história conta o cotidiano de quatro garotas que ficam presas em sua escola após toda a população ser transformada em zumbis. Assim, elas criam o "Clube de Vida Escolar" com o auxílio de uma professora sobrevivente. Ao longo da história, as meninas precisam enfrentar zumbis cada vez mais fortes.

As personagens têm personalidades únicas e o espectador fica tão preso na história que é impossível não torcer por todas elas.

9. Keep Your Hands Off Eizouken

Keep Your Hands Off Eizouken (2016)Keep Your Hands Off Eizouken (2016)Fonte:  Reprodução / Warner Bros. Japan 

O anime acompanha um trio de meninas do primeiro ano do ensino médio que se reúnem para transformar seus sonhos de anime em realidade. Elas precisam enfrentar as dificuldades colocadas por seus colegas de escola e familiares ao longo do caminho.

As três meninas possuem características marcantes de criação e estratégia.

8. A Place Further Than The Universe

Sora yori mo Tooi Basho (2018)Sora yori mo Tooi Basho (2018)Fonte:  Reprodução / Madhouse Inc. 

Nessa produção, conhecemos Tamaki Mari, uma menina que busca aproveitar a vida e fazer algo significativo. Assim, algo que começa como uma ajuda a Shirase, se torna uma relação forte de amizade que resulta em muitas aventuras.

Todos os personagens demonstram seus obstáculos pessoais e defeitos, além de sempre defenderem uns aos outros.

7 . Puella Magi Madoka Magica

Puella Magi Madoka Magica (2011)Puella Magi Madoka Magica (2011)Fonte:  Reprodução / Shaft 

O anime conta a história de garotas que, para terem um pedido realizado, se transformam em garotas mágicas que lutam contra bruxas e entidades misteriosas e malignas. A protagonista é Madoka Kaname, que possui uma vida comum com sua família. O anime quebra alguns paradigmas, como o fato da mãe da protagonista ser quem trabalha para sustentar a casa e o pai ser o “dono-de-casa”, fugindo do comum no Japão.

6. The Great Jahy Will Not Be Defeated!

The Great Jahy Will Not Be Defeated! (2017)The Great Jahy Will Not Be Defeated! (2017)Fonte:  Reprodução / Silver Link 

A história apresenta Jahy, a segunda demônio mais forte do mundo inferior. Porém, algo dá muito errado e ela é enviada para a Terra, perdendo a maior parte de seu poder mágico. Agora, ela precisa coletar Cristais de Mana enquanto trabalha em um bar para ganhar dinheiro.

Tanto os personagens masculinos quanto os femininos são fortes e importantes para a trama, mesmo quando vistos pelo olhar superior de Jahy.

5. K-On!

K-On! (2010)K-On! (2010)Fonte:  Reprodução / Kyoto Animation 

Nessa série, acompanhamos a vida de Hirasawa Yui, que entra para um clube escolar de música formado por quatro garotas do ensino médio. Elas passam seus dias juntas na escola, realizando atividades no clube de música e formando uma bela amizade.

4. Laid-Back Camp

Laid-Back Camp (2018)Laid-Back Camp (2018)Fonte:  Reprodução / C-Station 

O anime conta a história de Nadeshiko, uma estudante que decide ver o famoso Monte Fuji, com apenas 1000 ienes no bolso. Porém, ela acaba se perdendo e não sabe voltar para casa. Por sorte, ela encontra Rin, uma garota que está acampando sozinha como hobby. Assim, Nadeshiko faz novas amizades e conhece mais sobre o Japão.

3. Bofuri: I Don't Want To Get Hurt So I'll Max Out My Defense

Bofuri: I Don't Want To Get Hurt So I'll Max Out My Defense (2018)Bofuri: I Don't Want To Get Hurt So I'll Max Out My Defense (2018)Fonte:  Reprodução / Silver Link 

Na obra, Bofuri acompnaha Maple enquanto ela está em um jogo de realidade virtual, porém, ele trapaceia e acaba quebrando o jogo sem querer, assim, atrapalhando um pouco a menina.

A relação entre os personagens é equilibrada e, principalmente, as interações entre Maple e sua melhor amiga Sally são realistas e engraçadas.

2. Zombie Land Saga

Zombie Land Saga (2018)Zombie Land Saga (2018)Fonte:  Reprodução / MAPPA 

Sakura Minamoto perdeu a vida num acidente trágico. Dez anos depois, ela acorda em uma mansão e Tatsumi Kotaro anuncia que ela fará parte de um grupo idol formado por lendárias garotas e ficará encarregada de salvar a decadente Província de Saga.

Este anime possui personagens incríveis, cada um com suas próprias inseguranças, e o mais legal é como as meninas formam uma família improvável.

1. Little Witch Academia

Little Witch Academia (2017)Little Witch Academia (2017)Fonte:  Reprodução / Trigger 

Akko e suas amigas bruxas entram em aventuras muito divertidas e hilárias. O elenco é diversificado, com muitos personagens de vários lugares do mundo, e todos são bem humorados e divertidos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.