A Baleia: o polêmico filme que pode dar o Oscar a Brendan Fraser

Imagem de: A Baleia: o polêmico filme que pode dar o Oscar a Brendan Fraser
Imagem: MenaFN

O mundo sentia saudades de Brendan Fraser. Astro de Múmia (1999) e Endiabrado (2000), o ator passou mais de 10 anos longe das telonas e dos sets de gravação de Hollywood para depois retornar com A Baleia (2022), um dos principais destaques da programação da 95.ª Cerimônia do Oscar e, sem dúvidas, um dos principais filmes do ano.

Lançado nos cinemas brasileiros há uma semana, A Baleia anda dividindo opiniões pela internet e também na crítica especializada. No entanto, o longa dirigido por Darren Aronofsky (Cisne Negro, 2010 e Réquiem para um Sonho, 2000) chegou às telonas pela primeira vez durante o 79.º Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde Fraser foi ovacionado durante seis minutos logo após os créditos rolarem na grande tela.

Com o filme em alta, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o longa, que é um grande favorito para a categoria de Melhor Ator no Oscar. Confira!

Enredo

A Baleia acompanha Charlie (Fraser), um professor de inglês que vive recluso e sofre de obesidade severa. Por conta dos quilos que ganhou após a morte de uma pessoa querida, ele agora vive numa cadeira de rodas e dá aulas à distância para seus alunos. O filme segue quando o personagem toma a decisão de tentar se reconectar com sua filha adolescente, que não o vê desde os 8 anos, para uma última chance de redenção.

O impacto começa pelo trailer, ambientado demais no personagem de Fraser e em sua sala de estar, que é onde passa a maior parte do tempo devido à sua condição. A prévia dá um bom contexto de como é a relação entre Charlie e Ellie (Sadie Sink, de Stranger Things), com quem deseja se reaproximar.

Brendan Fraser em A Baleia (A24)Brendan Fraser em A Baleia (A24)Fonte:  Insira a fonte 

O filme é baseado na peça teatral homônima de Samuel D. Hunter, que adaptou o roteiro para as telonas. "Para ser claro, esta não é uma peça sobre todos que lutam contra a obesidade. É como se apresentou em mim. Como a depressão se manifestou fisicamente em mim", revelou o roteirista à Variety, numa entrevista sobre a adaptação.

Para interpretar o protagonista, Fraser passava seis horas diárias na cadeira de maquiagem para a caracterização. Em uma entrevista antes da estreia do filme em Veneza, o ator revelou que o traje era "pesado", longe de ser "confortável". "A peça do torso era quase como uma camisa de força com mangas retocadas à mão, para parecer idêntico assim como a pele humana, até o cabelo perfurado à mão" (via Variety).

Sadie Sink em A Baleia (A24)Sadie Sink em A Baleia (A24)Fonte:  Insira a fonte 

"Desenvolvi músculos que não sabia que tinha", relatou ele durante coletiva de imprensa do festival. "Tive até uma sensação de vertigem no final do dia, quando todos os aparelhos foram removidos."

O que diz a crítica e o público

A grande parte das reações de A Baleia, tanto do público quanto da crítica especializada, falam justamente do quão pesada é a sua abordagem. Há quem diga, inclusive, que esse é o pior filme de Aronofsky.

No site agregador de críticas Rotten Tomatoes, o longa conta com um índice de aprovação de apenas 65% baseado em 312 avaliações, o que não é o suficiente para garantir o certificado Fresh da plataforma. No consenso geral, a atuação de Fraser é o principal alvo de elogios, fator que fez a pontuação pública garantir um índice de 91% de aprovação.

Hong Chau é Liz em A Baleia (A24)Hong Chau é Liz em A Baleia (A24)Fonte:  Insira a fonte 

Outro ponto muito falado nas críticas é justamente o quanto a trama pode ser comovente, garantindo as lágrimas do público presente no cinema. O consenso da audiência na plataforma afirmou que "A Baleia é tão difícil de assistir quanto de desviar o olhar". Forte, hein?

Atualmente, o longa conta com uma bilheteria de US$ 30 milhões globalmente, atingindo a marca logo após Fraser garantir o SAG Award de Melhor Ator em Cinema pelo papel. No Brasil, A Baleia foi o quarto filme mais visto, ficando atrás de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, As Múmias e o Anel Perdido e Gato de Botas 2.

Aquecimento para o Oscar

Apesar da recepção mista, A Baleia é o grande favorito para vencer a categoria de Melhor Ator em Filme de Drama no Oscar desse ano. Fraser compete com Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin), Austin Butler (Elvis), Bill Nighy (Living) e Paul Mescal (Aftersun), mas tanto a crítica especializada quanto o público apostam as fichas no ator.

Em premiações que são vistas como "termômetros" para o Oscar, Fraser vai muito bem: o ator garantiu a estatueta do SAG Awards no último domingo (26) e também venceu a categoria de Melhor Ator no Critics' Choice Awards, em 15 de janeiro. Ele, no entanto, acabou perdendo o BAFTA, considerado "o Oscar britânico", para Austin Butler.

Brendan Fraser em A Baleia (A24)Brendan Fraser em A Baleia (A24)Fonte:  Insira a fonte 

Onde assistir ao filme A Baleia?

O filme chegou aos cinemas nacionais na última quinta-feira (23), para fechar o mês de fevereiro com uma esperada estreia. Por enquanto, o longa-metragem não foi disponibilizado em serviços de streaming no nosso país.

No exterior, o filme já foi lançado digitalmente e pode ser alugado em plataformas digitais, como Amazon Prime Video.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.