Oscar de melhor ator coadjuvante: entenda um pouco mais sobre a categoria
O Oscar é a maior premiação do cinema. É o troféu que todos os artistas, diretores, produtores e envolvidos com a produção de um filme ou documentários, desejam levar para casa e ter em sua prateleira.
E uma das categorias sempre muito disputada é a de ator/atriz coadjuvante. O prêmio é dado a quem se destaca em um papel secundário em uma trama, e em muitos casos, chega a ser mais marcante que o próprio protagonista do filme.
Hoje o Minha Série explica em detalhes como funciona a premiação do Oscar de melhor ator coadjuvante, e os vencedores mais marcantes. Confira!
O que é a categoria de ator/atriz coadjuvante no Oscar?
O Oscar de melhor ator e atriz coadjuvante é entregue anualmente dentro da grande premiação. Ele é escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que elege cinco opções, onde uma delas será consagrada como a grande vencedora.
Brad Pitt foi o vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2020 pelo filme Era uma Vez em... HollywoodFonte: USA Today
A categoria escolhe os atores e atrizes que se destacaram em sua participação secundária em um determinado filme. Ou seja, protagonistas de um determinado longa não podem concorrer nesta categoria, apenas na de melhor ator ou atriz.
Por exemplo, em 2009 Heath Ledger venceu a premiação de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação como o vilão Coringa no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas. Como o seu papel foi de coadjuvante na trama, por mais que a sua atuação tenha sido bastante elogiada, ele não pode concorrer na categoria de Melhor Ator.
Joaquin Phoenix venceu o Oscar de Melhor Ator no filme Coringa, pois no longa o vilão é o protagonistaFonte: Hollywood Reporter
Já em 2020, Joaquin Phoenix ganhou o Oscar de Melhor Ator pelo papel do mesmo personagem no filme Coringa. Entretanto, nessa ocasião, o vilão era o grande protagonista da trama. Por conta disso, Phoenix concorreu e venceu na categoria principal e não na de coadjuvante.
Quais os atores e as atrizes mais icônicos que venceram a indicação?
Embora o termo coadjuvante possa soar como menos importante, na história do Oscar, foram muitos os momentos onde um ator ou uma atriz de prestígio foi consagrado com um prêmio na categoria, e acabou fazendo história na premiação.
A mãe, o pai, e a irmã mais velha de Heath Ledger receberam o seu Oscar de Melhor Ator CoadjuvanteFonte: LAD Bible
O próprio Heath Ledger, citado anteriormente, foi indicado e venceu na categoria em 2009. Entretanto, o ator faleceu meses antes e coube ao seu pai, Kim, sua mãe, Sally, e sua irmã mais velha, Kate subirem ao palco para receberem o prêmio. Eles fizeram um dos discursos mais emocionantes da história do Oscar.
No ano passado, Troy Kotsur foi o primeiro ator surdo a conquistar o prêmio por sua atuação no filme No Ritmo do Coração. Ele fez um discurso bastante inclusivo, usando a linguagem de sinais, e agradeceu aos palcos de teatro para surdos por poder desenvolver seu trabalho ao ponto de ser premiado com um Oscar.
Troy Kotsur fez história no ano passado ao ser o primeiro ator surdo premiado com um OscarFonte: Vanity Fair
Um fato curioso aconteceu em 1973, quando o ator Marlon Brando foi premiado com o Oscar de Ator Coadjuvante pelo seu icônico papel de Don Corleone no filme O Poderoso Chefão. Ao invés de subir ao palco, ele enviou Shasheen Littlefeather, presidente de um comitê indígena, que fez um rápido discurso alegando que a ausência do ator foi um protesto em prol do descaso das autoridades com os indígenas americanos.
Em 2013, Lupita Nyong’o fez a sua estreia no cinema no filme 12 Anos de Escravidão. Um ano depois ela ganhou o Oscar de Atriz Coadjuvante pelo seu papel no longa, e seu primeiro trabalho na carreira. Por conta da sua dupla nacionalidade, ela também foi a primeira atriz Queniana e Mexicana a ganhar o prêmio.
A atriz Lupita Nyong’o venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante logo em seu primeiro trabalho no cinemaFonte: Los Angeles Time
Meryl Streep é a atriz com mais indicações ao Oscar, com 21 no total. Entretanto, ela só venceu em três ocasiões, duas como Melhor Atriz, e uma como Melhor Atriz Coadjuvante em 1979 pelo seu papel no filme Kramer vs. Kramer. Depois, Meryl ainda concorreria nesta categoria mais quatro vezes.
Agora que você já sabe como funciona a premiação, basta ficar de olho para ver quem leva o Oscar de melhor ator e atriz coadjuvante neste ano de 2023.
E na sua opinião, quais os grandes favoritos ao Oscar 2023? Conte para a gente em nossas redes sociais!
Categorias