Brasil está fora do Oscar 2023: conheça os 'quase' indicados

Imagem de: Brasil está fora do Oscar 2023: conheça os 'quase' indicados
Imagem: National Geographic

Na última terça-feira (24), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou os indicados para a 95ª cerimônia do Oscar. Com a apresentação de Riz Ahmed e Allison Williams, a expectativa dos engajados no cinema nacional estava concentrada ao redor de duas categorias específicas: Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem de Ficção, cujas respectivas pré-listas traziam possíveis nomeações a candidatos do nosso país.

Apesar de todo o esforço para conseguir as indicações, o que já significa uma grande conquista para o nosso cinema, infelizmente, por mais um ano o Brasil ficou de fora da lista final.

Mesmo assim, você ainda pode apoiar o cinema feito no Brasil. Abaixo, confira todos os detalhes dos elegíveis nacionais de 2023 para o Oscar!

Documentário: O Território

(National Geographic/Reprodução)(National Geographic/Reprodução)Fonte:  National Geographic 

Mesmo tratando-se de uma coprodução entre Brasil, Dinamarca e Estados Unidos, seria muito interessante poder contar com a indicação do longa-metragem dirigido por Alex Pritz na lista do Oscar 2023. O documentário, original do National Geographic, aborda a história do povo Uru-Eu-Wau-Wau, de Rondônia.

A produção foi premiada no famoso Festival de Sundance, destinado a produções independentes. Vale destacar que o ator Leonardo DiCaprio recomenda que o público assista ao filme que, inclusive, já está disponível para acesso no Disney Plus.

Os indicados à categoria de Melhor Documentário em 2023 são All That Breathes, All the Beauty and the Bloodshed, Fire of Love, A House Made of Splinters e Navalny.

Curta-Metragem: Sideral 

(The Animation Showcase/Reprodução)(The Animation Showcase/Reprodução)Fonte:  The Animation Showcase 

Uma das coisas mais interessantes sobre o cinema brasileiro é que há cineastas espalhados por todo o nosso território engajando-se em novas produções. Apesar do eixo Rio-São Paulo se destacar mais no cenário audiovisual, o curta-metragem Sideral, elegível ao Oscar deste ano, vem diretamente do Rio Grande do Norte.

Com direção de Carlos Segundo, o filme consiste em uma ficção científica que tem como pano de fundo o lançamento do primeiro foguete brasileiro tripulado. Integrante de uma mostra competitiva do Festival de Cannes e vencedor de mais de 60 prêmios, o curta-metragem ficou disponível recentemente na internet de forma gratuita.

Os indicados à categoria de Melhor Curta-Metragem de Ficção deste ano são An Irish Goodbye, Ivalu, Le Pupille, Night Ride e The Red Suitcase.

Melhor Filme Internacional: Marte Um 

(Filmes de Plástico/Reprodução)(Filmes de Plástico/Reprodução)Fonte:  Filmes de Plástico 

Todos os anos, uma comissão interna elege um único filme entre todos os inscritos para ser o representante brasileiro no Oscar. Em 2023, o escolhido foi o longa-metragem mineiro Marte Um, da Filmes de Plástico. Com uma trilha sonora encantadora e personagens muito carismáticos, a produção exibe a rotina de uma família simples de Contagem que lida com seus próprios conflitos.

O caçula da família é Deivinho (vivido por Cícero Lucas), que deseja participar do projeto Marte Um, cujo objetivo é colonizar o planeta vermelho. Mesmo com sua trama envolvente, o filme não conseguiu bater seus concorrentes e ficou de fora até mesmo da pré-lista com os 9 possíveis candidatos.

Os indicados à categoria de Melhor Filme Internacional em 2023 são Argentina, 1985 (Argentina), Close (Bélgica), EO (Polônia), Nada de Novo no Front (Alemanha) e The Quiet Girl (Irlanda).

A cerimônia da 95ª edição do Oscar acontece em 12 de março de 2023 diretamente do Dolby Theatre, em Los Angeles. Não perca!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.