Filme O Menu e outras produções com a temática de culinária

Imagem de: Filme O Menu e outras produções com a temática de culinária
Imagem: Searchlight Pictures
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Recentemente, um filme delicioso chegou ao catálogo Star Plus. Trata-se de O Menu, produção dirigida pelo cineasta Mark Mylod e que conta com as incríveis participações de Anya Taylor-Joy, Ralph Fiennes e Nicholas Hoult.

Apesar de ter feito muito sucesso entre os filmes de 2022, esse não é o primeiro longa-metragem a tratar da arte gastronômica de um jeito apaixonante. Nos últimos anos, inclusive, diversas produções que tratam sobre o mundo da culinária e dos bastidores de grandes restaurantes foram lançadas comercialmente.

Dessa maneira, confira uma lista recheada de recomendações do tipo.

1. O Menu (2022)

(Searchlight Pictures/Reprodução)(Searchlight Pictures/Reprodução)Fonte:  Searchlight Pictures 

Se você pudesse experimentar um menu degustação completo e exclusivo formulado por um chef renomado em uma ilha remota, perderia essa oportunidade? Partindo dessa premissa instigante, no filme O Menu os espectadores são guiados por Tyler (Hoult) e Margot (Taylor-Joy) em direção ao restaurante do Chef Slowik (Fiennes) dispostos a viver uma experiência fantástica.

Contudo, quando os pratos começam a ser servidos, coisas estranhas passam a acontecer ao seleto grupo integrante desse jantar.

2. Pegando Fogo (2015)

(The Weinstein Company/Reprodução)(The Weinstein Company/Reprodução)Fonte:  The Weinstein Company 

Nesta comédia dramática protagonizada por Bradley Cooper, os espectadores acompanham as novas condições da vida de Adam Jones, que em um passado não muito distante já foi considerado um dos melhores chefs de cozinha da capital parisiense.

Após passar pela reabilitação, Jones recebe um convite de seu antigo maître para trabalhar em um restaurante requintado em Londres. Porém, uma vez nesse local, ele deverá trabalhar duro para conseguir uma  terceira estrela Michelin e provar seu talento.

3. Chef (2014)

(Sony Pictures/Reprodução)(Sony Pictures/Reprodução)Fonte:  Sony Pictures 

Apesar de já ter trabalhado em diversos restaurantes com propostas diferenciadas, o cozinheiro Carl Casper (Jon Favreau) se vê em um impasse ao trabalhar para Riva (Dustin Hoffman).

Em meio a inúmeros desentendimentos e uma crítica negativa publicada em um jornal, Casper é demitido e se vê obrigado a comandar uma espécie de food truck ao lado de sua ex-esposa Inez (Sophia Vergara) para conseguir lidar com seus problemas financeiros.

4. Julie & Julia (2009)

(Columbia Pictures/Reprodução)(Columbia Pictures/Reprodução)Fonte:  Columbia Pictures 

Para mostrar que a culinária pode ser inspiradora em diversos sentidos, que tal saborear uma narrativa contagiante e emocionante sobre duas mulheres distantes fisicamente, mas muito próximas por conta do amor à gastronomia?

Meryl Streep interpreta Julia Child, uma das pioneiras de programas televisivos de culinária. Autora de diversos livros de receita, certo dia, Child inspira Julie Powell (Amy Adams) a mudar de vida após uma série de frustrações.

  • Disponível no Paramount Plus.

5. Ratatouille (2007)

(Pixar/Reprodução)(Pixar/Reprodução)Fonte:  Pixar 

Como já dizia o chef parisiense Auguste Gusteau: “todo mundo pode cozinhar”. Dessa maneira, o público passa a acompanhar a história paralela de Remy, um rato de esgoto que gosta de cozinhar, e Alfredo Linguini, um rapaz que chega no restaurante de seu falecido pai para trabalhar como chef de cozinha mesmo sem saber nada sobre gastronomia.

A partir disso, uma amizade improvável se inicia, fazendo com que tanto Remy como Alfredo conquistem o indomável crítico gastronômico Anton Ego e a cozinheira durona Colette Tatou.

6. Chocolate (2000)

(Buena Vista International/Reprodução)(Buena Vista International/Reprodução)Fonte:  Buena Vista International 

Quando Vianne Rocher (vivida por Juliette Binoche) chega à pequena cidade de Lansquenet-sous-Tannes, localizada no interior da França, ao lado de sua filha de seis anos, a população não a vê com bons olhos.

Apesar disso, ela abre uma loja de chocolates bem em frente a uma das principais igrejas da região, despertando o interesse e conquistando a confiança da população local.

7. Toast: A história de uma criança com fome (2010)

(BBC/Reprodução)(BBC/Reprodução)Fonte:  BBC 

E para fechar essa lista de recomendações inspirada no filme O Menu, é preciso falar de um outro longa-metragem de sucesso, realizado para a televisão britânica.

Em Toast: A história de uma criança com fome, os espectadores conhecem Nigel Slater (Freddie Highmore), um jovem que vive com sua família na cidade de Wolverhampton. Aos poucos, ele vai desenvolvendo aversão aos jantares enlatados promovidos em casa e passa a ter, cada vez mais, vontade de aprender sobre culinária.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.