O Ateliê: fundador de escola de arte nega acusações feitas em podcast

Equipe TecMundo
Imagem de: O Ateliê: fundador de escola de arte nega acusações feitas em podcast
Imagem: Reprodução/Instagram

Em uma carta divulgada na quinta-feira (05), Rubens Espírito Santo, fundador da escola de artes localizada no centro de São Paulo Atelier do Centro, nega as acusações feitas no podcast O Ateliê, lançado na quarta-feira (04).

No programa, criado pelo jornalista Chico Felliti, responsável pelo sucesso A Mulher da Casa Abandonada, ex-alunos da instituição fazem denúncia de abusos psicológicos, financeiros e físicos contra os artistas que frequentam o espaço.

"Essas acusações são absurdas, infundadas e constituem um verdadeiro linchamento público de imagem", escreve Rubens na carta.

No texto, o fundador da escola pede desculpas pelos "eventuais excessos" aos alunos que o acusam de agressão física, e admite que o método seja um tanto extremo: "No Atelier do Centro nós adotamos, de fato, um método bastante rigoroso. Nós trabalhamos com pequenos grupos de artistas, arquitetos, cineastas e outros profissionais de áreas criativas que têm interesse em experiências radicais no campo das artes", escreve.

"Este modelo de experimentação acaba por formar grupos coesos de trabalho e de convivência, pautados por relações intensas, criação de vínculos emocionais, espírito de grupo, disposição para debater questões pessoais e para embates provocativos, alguns deles bastante duros, que têm o propósito de estimular a criatividade e superar limitações", completa.

Rubens afirma que a convivência intensa proposta pela escola pode levar a alguns excessos, mas que tudo foi feito de maneira consensual. "Ninguém foi obrigado a nada. Ninguém foi coagido a nada. Ninguém foi submetido a atividades com as quais não estivesse de acordo", escreve.

A carta pode ser lida na íntegra no Instagram da instituição.

O podcast O Ateliê está disponível nas principais plataformas de áudio; novos episódios são publicados às quartas-feiras. 

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.