Avatar 2 traz mais empoderamento feminino do que o MCU, diz James Cameron

Imagem de: Avatar 2 traz mais empoderamento feminino do que o MCU, diz James Cameron
Imagem: 20th Century Studios

Avatar: O Caminho da Água acaba de fazer sua estreia oficial nos cinemas de todo o mundo. A obra chega cerca de 13 anos após o lançamento do primeiro filme, que estreou em 2009, e traz novamente o diretor James Cameron no comando. E, por falar no artista, cada vez mais ele tem revelado alguns segredos e opiniões sobre a franquia centrada no planeta Pandora.

A mais recente afirmação de Cameron diz que Avatar 2 tem representações femininas melhores do que aquelas exploradas em outros universos, como o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) e o Universo Cinematográfico da DC (DCU), por exemplo. Para o diretor, sua obra traz um empoderamento feminino mais profundo do que as pertencentes ao mundo dos super-heróis.

Neytiri segue sendo uma das principais personagens de Avatar e lidera Pandora em vários aspectos.Neytiri segue sendo uma das principais personagens de Avatar e lidera Pandora em vários aspectos.Fonte:  20th Century Studios 

Em entrevista à Variety, Cameron disse que, apesar da importância de figuras como as da Capitã Marvel e da Mulher-Maravilha, Neytiri, sua protagonista em Avatar: O Caminho da Água, ainda está um passo à frente ao ser apresentada como uma caçadora grávida e uma líder guerreira.

"Todos sempre falam sobre empoderamento feminino. Mas qual é a grande parte da vida de uma mulher que nós, como homens, não vivemos? E eu pensei, 'bem, se você realmente for a fundo no assunto do empoderamento feminino, temos que ter uma guerreira feminina que está grávida de seis meses em campo de batalha'", refletiu Cameron.

"Não acontece na nossa sociedade - provavelmente, não aconteceu por centenas de anos. Mas eu te garanto, antigamente, mulheres tinham que lutar para sobreviver e proteger suas crianças, e não importava se elas estavam grávidas. E mulheres grávidas são capazes de muito mais do que nós, como cultura, reconhecemos. Eu pensei, 'vamos falar sobre os limites disso'. Para mim, é algo que você não vê. Mulher-Maravilha e Capitã Marvel - todas essas outras mulheres incríveis aparecem, mas elas não são mães e não estão grávidas enquanto lutam contra o mal", concluiu.

O primeiro filme de Avatar já trazia figuras femininas no centro da narrativa, como a própria Neytiri (Zoë Saldaña), além de Grace Augustine (Sigourney Weaver) e Mo'at (CCH Pounder). Ou seja, se depender de Cameron, continuaremos a ver mulheres líderes na franquia.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.