Avatar 2: conheça as tecnologias por trás do grandioso filme

Imagem de: Avatar 2: conheça as tecnologias por trás do grandioso filme
Imagem: 20th Century Studios

É seguro dizer que Avatar: O Caminho da Água é um dos maiores lançamentos cinematográficos de 2022.  O filme segue os passos de seu antecessor, lançado em 2009, que apresentou aos cinéfilos uma série de efeitos e tecnologias visuais incríveis, que revolucionaram a indústria do entretenimento.

Inclusive, muitos desses efeitos criados pelo ótimo time de produção de Avatar 2 têm sido alvos de elogios por parte de críticos e jornalistas que já tiveram a chance de assistir a obra antecipadamente. Mas quais são, afinal, essas novas tecnologias exploradas por James Cameron, comandante do universo de Avatar?

No primeiro filme de Avatar, vimos a tecnologia 3D chegar ao seu auge e ser explorada em quase que todas as suas capacidades.  Avatar: O Caminho da Água, entretanto, consegue ir alguns passos à frente e, além de trazer melhorias nesse aspecto, ainda implementa novos recursos, como as captações subaquáticas.

Criados por James Cameron especialmente para Avatar 2, os novos Mocaps (Capturas de Movimento) subaquáticos consistem em um recurso inovador, no qual os atores e atrizes não mais ficam suspensos em cabos a fim de simular cenas dentro da água, mas, sim, são submersos em tanques de água enormes que foram projetados para imitar movimentos oceânicos com mais fidelidade.

Ou seja, nesse novo método, apesar do uso pesado do CGI na pós-produção, as cenas fluem de uma maneira um pouco mais orgânica e natural, com movimentações aquáticas que condizem com o que vemos na realidade. A técnica utilizada por Cameron, apesar de muito mais cara do que a "antiga", vista em outros filmes Hollywoodianos, foi uma das exigências do diretor para continuar a elevar a franquia a novos patamares.

Além disso, o filme também não deixou de lado os novos recursos de CGI desenvolvidos ao longo dos anos e aposta em um rico detalhamento de cenários e personagens para encantar o público. Lembrando que o primeiro longa de Avatar foi lançado há 13 anos, então, muitas possibilidades surgiram dentro do CGI e das ferramentas de pós-produção.

Portanto, os fãs podem esperar por mais um espetáculo visual em Avatar 2 e aguardar ansiosamente pelas sequências, que devem evoluir ainda mais tecnologicamente no futuro!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.