Filmes e séries que quebram a quarta parede

Imagem de: Filmes e séries que quebram a quarta parede
Imagem: FOX/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Quem gosta de acompanhar o mundo das séries e do cinema pode já ter escutado a expressão "quebrar a quarta parede". Mas, você sabe o que isso significa?

A quarta parede é uma metáfora para a parede, ou tela, que separa o público dos personagens que estão no filme. Quando ele "quebra" essa parede, significa que ele derruba a barreira que separa a realidade do espectador com a do ator. Em outras palavras, é quando o personagem interage diretamente com o público, seja com um olhar, um gesto ou uma fala.

Se você gosta ou quer conhecer séries e filmes que tenham essa atuação, confira algumas produções onde a quarta parede é quebrada:

1. Fleabag

aa  Prime Video/Reprodução

Criada por Phoebe Waller-Bridge, a série possui 2 temporadas, e acompanha a protagonista Fleabag, uma mulher moderna que lida com as frustrações da vida adulta em Londres.

Quem quebra a quarta parede nessa produção é a própria protagonista, que transforma o público em seu melhor amigo. Sarcástica e sem filtro, ela confessa seus pensamentos mais controversos diretamente para quem a assiste.

2. Enola Holmes

a  Netflix/Reprodução

Irmã do famoso personagem Sherlock Holmes, Enola decide resolver sozinha o mistério do desaparecimento de sua mãe. A jovem de 16 anos foge de seus irmãos mais velhos e vai até Londres, onde acaba no meio de uma conspiração que pode mudar a história política do país.

Durante o filme, Enola Holmes conversa diretamente com o público a todo o momento, compartilhando suas ideias, percepções e angústias.

  • Disponível na Netflix

3. DeadPool

a  FOX/Reprodução

Baseado nos quadrinhos da Marvel, DeadPool acompanha a origem do anti-herói, que no cinema é interpretado por Ryan Reynolds.

Wade Wilson é um ex-agente das Forças Especiais que se torna um mercenário para sobreviver. Quando descobre que está com câncer terminal, ele aceita ser submetido a um experimento que o deixa com poderes de cura acelerada.

Neste filme, também é o protagonista que quebra a quarta parede, especialmente para fazer piadas fora de hora e comentários sarcásticos.

4. She-Hulk

a  Marvel Studios/Reprodução

Jennifer Walters levava uma vida tranquila como advogada até ter seu mundo virado de cabeça para baixo quando adquire os mesmos poderes que o seu primo, Bruce Banner, também conhecido como Hulk.

Assim como nas outras produções, a quebra da quarta parede pela protagonista cria uma conexão maior com o público a medida em que Jennifer Walters usa deste recurso para desabafar, fazer piadas e lembrar quem está a assistindo que a série é sobre ela (mesmo com as participações especiais).

5. Clube da Luta

a FOX/Reprodução

Jack é um executivo bem-sucedido que está cansado de sua vida monótona e entediante. Ao entrar em um grupo de autoajuda para lidar com as suas terríveis crise de insônia, ele acaba conhecendo o misterioso Durden, que o convida para participar de um clube secreto em que as tensões são resolvidas com violência.

Em Clube da Luta quem conversa diretamente com o público é Durden, o que torna os espectadores parte do clube também.

6. The Office

a  NBC/Reprodução

Uma equipe de documentário acompanha a rotina de um grupo de funcionários de uma empresa de papel.

É como se o público fosse a equipe que está gravando o documentário, captando olhares e coletando depoimentos dos personagens. A quebra de quarta parede foi usada durante as 9 temporadas dessa comédia que é um grande sucesso.

Gostou de conhecer esses filmes e séries que quebram a quarta parede? Fique de olho no TecMundo para mais listas como essa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.