Veja os 9 melhores filmes de ficção científica

Imagem de: Veja os 9 melhores filmes de ficção científica
Imagem: Walt Disney Studios

Os filmes de ficção científica conquistaram um grande público nas últimas décadas, trazendo sempre histórias emocionantes que fazem os espectadores refletirem sobre uma série de temas, como o avanço da tecnologia e seus efeitos em relação à sociedade.

No intuito de apresentar alguns títulos desse gênero para nossos leitores, trouxemos uma lista com os 9 melhores filmes de ficção científica. Confira abaixo!

1. Matrix Resurrections (2021)

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures

Após o grande sucesso do seu antecessor, Matrix Resurrections estreou em 2021 trazendo grande parte do elenco original, como Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Jada Pinkett Smith e Lambert Wilson.

Na trama, os espectadores são inseridos em um novo universo, onde os seres humanos passam a viver um conflito com suas máquinas, trazendo uma série de questões que nos fazem pensar nossa própria relação com a tecnologia.

2. Duna (2021)

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

O filme Duna estreou nos cinemas em 2021 e rapidamente conquistou o público e a crítica especializada. Adaptado da obra de mesmo nome do escritor Frank Herbert, o longa explora um planeta deserto, onde uma rara especiaria que prolonga a vida humana é disputada a todo custo pela humanidade.

O elenco do filme conta com grandes nomes, como Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Stellan Skarsgård e Zendaya.

3. Interestelar (2014)

(Paramount Pictures/Reprodução)(Paramount Pictures/Reprodução)Fonte:  Paramount Pictures 

Interestelar é mais um grande filme de ficção científica. Sua estreia mundial aconteceu em 2014 e o filme conta a história de um grupo de astronautas que viajam pelo espaço em busca de um novo planeta para os seres humanos.

O longa foi amplamente elogiado pela crítica especializada, que o consideraram emocionante e revolucionário. Em seu elenco estão Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Bill Irwin, Mackenzie Foy e outros.

4. Efeito Borboleta (2004)

(New Line Cinema/Reprodução)(New Line Cinema/Reprodução)Fonte:  New Line Cinema 

Efeito Borboleta foi lançado em 2004 e utiliza a teoria do caos para criar seu próprio enredo. Nele, um jovem estudante descobre que pode viajar no tempo, decidindo então, retornar ao seu passado para resolver conflitos internos que se iniciaram na época.

No entanto, ao invés de encontrar uma resolução, ele acaba gerando ainda mais problemas para todos que vivem em sua vida. Desde sua estreia, o longa foi fortemente criticado por especialistas de cinema, mas seu poderoso sucesso com o público fez com que ele se tornasse um clássico. Ele foi estrelado por Ashton Kutcher e Amy Smart.

5. WALL-E (2008)

(Walt Disney Studios/Reprodução)(Walt Disney Studios/Reprodução)Fonte:  Walt Disney Studios 

Única animação de nossa lista, WALL-E estreou em 2008 e conta a emocionante história de WALL-E – um robô criado para limpar todo o lixo presente na superfície da terra. O filme foi considerado um dos maiores sucessos de bilheteria da Pixar, arrecadando cerca de US$ 521.311.860 em todo o mundo. Seu elenco de voz original contou com Ben Burtt, Elissa Knight, Jeff Garlin, entre outros.

6. A Chegada (2016)

(Paramount Pictures/Reprodução)(Paramount Pictures/Reprodução)Fonte:  Paramount Pictures 

A Chegada é mais um longa que trouxe a literatura para as salas de cinema. Baseado no conto Story of Your Life, do escritor norte-ameircano Ted Chiang, o filme explora a chegada de diversas naves alienígenas em todo o mundo e a reação dos seres humanos com os novos visitantes.

Para saber o que de fato eles querem, os personagens precisam construir um novo canal de comunicação, que envolve resistência de grande parte da população. O filme estreou em 2016 e conta com Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker, Michael Stuhlbarg, entre outros.

7. Desculpe Te Incomodar (2018)

(Annapurna Pictures/Reprodução(Annapurna Pictures/ReproduçãoFonte:  Annapurna Pictures 

Desculpe Te Incomodar é um filme de comédia e ficção científica lançado em 2018. Nele, os espectadores acompanham a vida de Cassius Green, um atendente de telemarketing que acha uma forma mágica de alavancar sua carreira.

No entanto, como nem tudo são flores na vida, o personagem é jogado em uma sequência de terríveis acontecimentos, precisando decidir se deseja pagar o preço do seu sucesso. O longa é estrelado por Lakeith Stanfield, Armie Hammer e Tessa Thompson.

8. O Dia em que a Terra Parou (1951)

(20th Century Fox/Reprodução)(20th Century Fox/Reprodução)Fonte:  20th Century Fox 

Baseado no conto Farewell to the Master do escritor Harry Bates, O Dia em que a Terra Parou foi lançado em 1951 e é considerado um grande clássico do gênero de ficção. Ele conta a história da visita de um alienígena na terra, que vem com o intuito de ajudar os seres humanos a resolver seus conflitos sociais, econômicos e políticos.

Devido ao momento em que foi lançado, época de alta tensão da Guerra Fria, o filme ganhou um Globo de Ouro de melhor filme em 1952. Alguns nomes do seu elenco são Michael Rennie, Patricia Neal, Billy Gray, Hugh Marlowe, Sam Jaffe e Frances Bavier.

9. Blade Runner 2049 (2017)

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Apesar de ter estreado em 2017, Blade Runner 2049 é uma sequência de Blade Runner, filme lançado em 1982. A trama do longa se passa em 2049, ano onde a bioengenharia evolui a um nível que possibilita a criação artificial de seres humanos.

Todavia, diferente dos humanos naturais, essas pessoas são submetidas a diversos trabalhos hostis e escravocratas para garantir a sobrevivência da sociedade. O filme foi considerado um grande sucesso pela crítica, levando para casa duas estatuetas do Oscar em 2018. Ele é estrelado por Ryan Gosling, Harrison Ford, Ana de Armas, Sylvia Hoeks, Robin Wright e outros.

Gostou da matéria? Então fique ligado no Minha Série para não perder mais nenhuma novidade sobre filmes, séries e entretenimento!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.