O Homem Que Copiava: diretor encontra cópia indiana do filme
O cineasta Jorge Furtado descobriu recentemente uma cópia indiana de seu filme O Homem Que Copiava. Por meio de uma publicação no Facebook, Furtado revela que a cópia foi escrita e dirigida pelo diretor indiano Swathi Bhaskar em 2009, lançada com o nome Currency.
"Ficamos sabendo pela Wikipedia que havia um filme 'inspirado' no nosso, falado em malaialo, língua dominante na província de Kerala (na Índia). Um amigo varreu a internet e conseguiu uma cópia. É a mesma história, com sequências idênticas ao nosso filme, intercaladas com as tradicionais cenas musicais que quase todo filme indiano tem", contou Furtado no Facebook.
Ainda de acordo com a publicação, o diretor brasileiro afirma que é impossível tratar-se de uma coincidência.
"Nosso filme foi exibido no festival de Kerala, em 2003, eu ganhei o prêmio de direção, e desde então produtores indianos fizeram propostas para comprar o roteiro e refilmar a história na Índia. Como nós nunca chegamos a um acordo (a oferta de grana era ridícula) eles desistiram de comprar o roteiro, mas não de fazer o filme. E fizeram, roubando o roteiro", completou.
(Fonte: Globo Filmes/Divulgação)Fonte: Globo
Saiba mais sobre a cópia de O Homem Que Copiava
O filme original brasileiro foi estrelado por Lázaro Ramos, Leandra Leal, Pedro Cardoso e Luana Piovani. Na trama, Ramos interpreta um jovem operador de máquina fotocopiadora. Ele começa a usar a máquina para falsificar dinheiro, com o objetivo de presentear a mulher por quem se apaixonou.
Com isso, Furtado aproveitou para divulgar um link para que o público fizesse o download de Currency, a produção indiana que plagiou seu trabalho. O diretor não pretende entrar com um processo de plágio na justiça.
E aí, o que você achou dessa história? Para não perder nada do que acontece no mundo das séries, filmes e animes, continue de olho no site. Além disso, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!
Fontes
Categorias