Pantera Negra 2: quais são os poderes de Namor?

Imagem de: Pantera Negra 2: quais são os poderes de Namor?
Imagem: Marvel

Finalmente, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre fez sua estreia oficial nos cinemas. O filme, que fecha a fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), é uma sequência do primeiro longa do herói, lançado em 2018, que contou com Chadwick Boseman na pele do Rei T'Challa (o Pantera Negra).

Após a morte do ator em 2020, devido a um câncer, o futuro da franquia ficou um pouco incerto, com muitas dúvidas rondando a produção e as cabeças dos fãs. Porém, a sequência trouxe novos ares e caminhos para a trama de Wakanda e parece ter agradado bastante quem já assistiu.

Dirigido por Ryan Coogler, que também encabeçou o primeiro filme, Pantera Negra 2 aborda a morte do Rei T'Challa de maneira honrosa e grandiosa, homenageando Boseman e dando chance para que os fãs se despedissem do ator e de seu personagem de maneira digna.

A obra também foi responsável por introduzir um novo personagem ao MCU: Namor, o Príncipe Submarino. Interpretado por Tenoch Huerta, o vilão testa os limites de Wakanda ao declarar guerra à "superfície", uma vez que visa defender o reino subaquático de Atlântida, o qual governa.

Mas quem é Namor, exatamente? Quais são seus poderes? O que ele tem a ver com os X-Men, afinal?

Chegou a hora de saber tudo sobre o personagem da Marvel!

Tenoch Huerta no papel de Namor, vilão de Pantera Negra 2Tenoch Huerta no papel de Namor, vilão de Pantera Negra 2Fonte:  Marvel 

Conheça o Príncipe Submarino da Marvel

Pois bem, Namor, também conhecido como Príncipe Submarino, é o rei de Atlântida e um dos mutantes mais antigos da Marvel. O personagem foi criado em 1939, por Bill Everett, e, nos quadrinhos, nasceu do relacionamento entre um humano e a princesa de Atlântida, no ano de 1571.

Em sua história nas HQs, por apresentar o gene X e ser considerado um mutante, Namor cruza o caminho dos X-Men por diversas vezes. O primeiro encontro entre os heróis aconteceu em 1964, em Uncanny X-Men #6, obra na qual Magneto tenta convencer Namor a se juntar ao grupo Irmandade de Mutantes (Brotherhood of Evil Mutants).

Apesar de ser muito relacionado também aos arcos de Quarteto Fantástico, Namor se torna um importante aliado dos X-Men em muitas situações, como quando firma uma parceria com Ciclope a fim de salvar os mutantes após a Feiticeira Escarlate tirar todos os poderes dos seres com o gene X.

Dessa forma, o Príncipe Submarino costuma transitar entre o bem e o mal, mudando de lado de acordo com seus interesses e necessidades.

Namor também é conhecido como Príncipe Submarino e é um dos primeiros mutantes da MarvelNamor também é conhecido como Príncipe Submarino e é um dos primeiros mutantes da MarvelFonte:  Marvel 

Os poderes de Namor

Para quem tinha dúvidas, Namor é, sim, um ser extremamente poderoso. Como portador do gene X, o personagem tem habilidades como:

Super força: como boa parte dos heróis, Namor é uma figura extremamente forte e resistente, batendo de frente com quase qualquer outro ser poderoso.

Adaptação fisiológica anfíbia: com uma fisiologia híbrida, Namor consegue exercer seus poderes tanto em terra quanto em água. Seu corpo o permite respirar dentro da água, suportar baixas temperaturas e enxergar de maneira mais ampla do que o normal.

Cura rápida: ao estar submerso na água, Namor consegue se curar mais rapidamente de feridas.

Absorção de radiação: níveis altos de radiação podem ser absorvidos pelo personagem, impedindo que ele sofra com essa ameaça.

Envelhecimento tardio: Namor não envelhece como os demais e tem uma longevidade enorme, o que permite que ele reine por mais tempo.

Telepatia aquática: parecido com o Aquaman, Namor também tem a habilidade de se comunicar com criaturas marinhas a qualquer momento.

Voo: apesar de viver na água, o príncipe tem a capacidade de voar quando necessário devido às "asas" em seus tornozelos.

Visão evoluída: mesmo nos pontos mais escuros do oceano, Namor consegue enxergar tudo e tem uma percepção completamente diferenciada.

Super audição: ouvir a mudança de curso de um cardume ocorrendo do outro lado do oceano? Para Namor, isso não é problema. Sua audição aguçada é uma grande arma.

Bioeletricidade: semelhante a uma enguia elétrica, Namor pode descarregar uma poderosa carga elétrica para se defender.

Mudança climática: criar ondas gigantescas, tempestades e outros fenômenos meteorológicos também fazem parte do arsenal de ataque de Namor.

Visual de Namor nos quadrinhos da MarvelVisual de Namor nos quadrinhos da MarvelFonte:  Marvel 

Namor e Aquaman: cópia ou inspiração?

As semelhanças entre os personagens Namor, da Marvel, e Aquaman, da DC, são inegáveis, o que pode gerar até algumas polêmicas sobre um ser a cópia do outro. Mas, para a surpresa de muitos, quem veio primeiro foi Namor, que surgiu em 1939, enquanto Aquaman apareceu pela primeira vez apenas 1941.

O que não significa que Aquaman seja uma reprodução de Namor, já que os heróis possuem origens diferentes dentro de seus respectivos universos. Seus poderes, todavia, são realmente muito parecidos.

Os dois, inclusive, chegaram a duelar nos quadrinhos em um crossover entre Marvel e DC, nos 1990. O vencedor, na ocasião, foi Aquaman.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.