Como fazer um roteiro de filme: 7 passos profissionais
Assistir a um bom filme é sempre uma tarefa prazerosa, não é mesmo? Há cenas capazes de emocionar os espectadores e também envolvê-los completamente a ponto de despertar outros sentimentos abruptos. Nesse sentido, deve ser incrível poder desenvolver uma ideia até ela se transformar em um roteiro de cinema, certo?
Para se tornar um roteirista profissional é necessário estudar bastante, sobretudo os filmes cujos roteiros são considerados os melhores. Além disso, é necessário seguir uma série de etapas que são fundamentais para facilitar o trabalho. Pensando nisso, nesta lista, você poderá pegar algumas dicas de como fazer um roteiro de filme de modo profissional. Confira logo abaixo!
Passo 1: Desenvolva os conflitos da sua ideia
(Freepik/Reprodução)Fonte: Freepik
Antes de qualquer coisa, saiba que não existe narrativa sem conflito. É necessário que exista algum incômodo no curso natural da vida dos seus personagens para que algo aconteça e transforme tudo aquilo do jeito que está.
Sendo assim, pense em alguma ideia que você gostaria de desenvolver em um filme. Uma boa dica é refletir sobre suas próprias vivências e encontrar algum conflito dentro delas. Por exemplo: você quer muito ser um grande roteirista, mas não tem tempo hábil para se desenvolver nesta profissão. Não ter tempo hábil pode ser o conflito da sua história.
Passo 2: Saiba onde sua história vai chegar
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Com os conflitos da suas ideias em mente, é importante saber para onde essa história pode caminhar, pois existem diversas possibilidades. Se o seu personagem quer ser roteirista e não tem tempo hábil, ele pode se demitir do atual emprego para se dedicar às artes ou também reorganizar a rotina para escrever nas lacunas de tempo.
Nessa fase, uma boa dica é escrever a sua ideia em até 30 palavras, como uma logline. Assim, em uma única frase, descreva o ponto inicial da história, o conflito motivador e a sua resolução para entender melhor como tudo está se encaixando.
Partindo do mesmo exemplo, podemos ter algo como: Um jovem que deseja ser roteirista não encontra tempo hábil para se dedicar ao seu sonho até ser demitido e, posteriormente, contratado por um grande estúdio de Hollywood.
Passo 3: Defina os personagens e suas motivações
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Para que o seu roteiro de filme conquiste os espectadores, lembre-se de criar personagens multidimensionais, isto é, com profundidade e camadas. Na maioria dos roteiros, são os personagens principais responsáveis por guiar as histórias e interessar o público por suas trajetórias.
Desse modo, pense em desenvolver personagens com características que vão fazer a audiência se identificar facilmente, seja por suas ações ou carisma. Uma boa dica é separar um arquivo no computador para escrever coisas sobre eles, até mesmo aquelas que não estarão visíveis durante a narrativa.
Passo 4: Defina a lista de ações
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Também chamada profissionalmente de Grid, a lista de ações pode ser muito simples, mas ajuda bastante os roteiristas a seguirem com a história em termos de organização. Muitas vezes, há diversos eventos sobre a trama que já sabemos que precisam acontecer, mas sua ordem ainda não foi definida. Uma lista de ações pode ajudar nessa tarefa.
Esses truques são ótimos para que você mantenha uma boa linha de raciocínio do começo ao fim. Afinal, o cinema é uma arte recheada de características que tem por vantagem traduzir diversas cenas para as telinhas, que requerem artimanhas inestimáveis – como vocês acham que os bebês choram nos filmes?
Passo 5: Elabore um argumento
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Com sua lista de ações em mãos, chegou a hora de escrever o argumento do seu roteiro. Um argumento consiste, basicamente, na forma literária da história. Dessa forma, escreva em prosa todas as ações dos personagens com começo, meio e fim, destacando alguns detalhes dos principais eventos narrativos.
Esse documento será essencial para o desenvolvimento posterior dos diálogos do filme. Portanto, não seja vago na descrição das ações e tenha em mente que tudo aquilo deverá ser transformado em uma cena visível para o público.
Passo 6: Organize as ações em uma escaleta
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Antes de começar a escrever seu roteiro, recomenda-se ainda que uma escaleta seja criada. Esse documento organiza de forma prática o seu trabalho feito, sobretudo, na lista de ações e no argumento.
Em uma escaleta, já é possível esboçar algumas rubricas que estarão presentes nas cenas, pois ela organiza o que é importante de forma dinâmica. Uma versão ainda mais elaborada da escaleta consiste em um outline, no qual há até mesmo a inserção dos cabeçalhos das cenas, que indicam o cenário, o espaço e o tempo.
Passo 7: Utilize softwares para roteirização
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Por fim, é possível colocar todas essas dicas em prática ao escrever seu roteiro no formato Master Scenes. Esse é o formato mais aceito em grandes produções, sobretudo por conta da organização das cenas e diálogos.
Tudo isso pode ser encontrado mais facilmente em softwares de roteirização, como o Celtx e Final Draft, que já deixam tudo pré-formatado, bastando escrever a história.
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