HBO Max não exibe episódio de talk show com críticas a Bolsonaro

Imagem de: HBO Max não exibe episódio de talk show com críticas a Bolsonaro
Imagem: YouTube Last Week Tonight with John Oliver/Reprodução

A HBO Max não colocou em seu catálogo do Brasil o episódio 23 da 9ª temporada do Last Week Tonight with John Oliver, programa em que o apresentador faz piadas com as notícias da semana. No capítulo em questão, John Oliver critica o presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua tentativa de reeleição.

A informação foi divulgada ontem (04) pelo site Ligado em Série. A página afirma que os brasileiros só conseguem assistir trechos do episódio chamado “Bolsonaro” através do YouTube.

O canal oficial do talk show exibe quase 20 minutos do programa. O vídeo está, inclusive, sinalizado com informações do painel eleitoral e com a mensagem “o TSE confirmou que haverá segundo turno na disputa pela Presidência da República, a ser realizado no dia 30 de outubro”.

Last Week Tonight O episódio 23 de Last Week Tonight with John Oliver está fora do catálogo da HBO Max no Brasil

Como a publicação foi feita no canal oficial em inglês do Last Week Tonight with John Oliver, ela não tem legendas oficiais. A tradução só pode ser feita pelos recursos do próprio YouTube, o que não garante a precisão nas falas.

O episódio do talk show foi ao ar primeiro nos Estados Unidos em 25 de setembro, a uma semana do primeiro turno das Eleições 2022, que ocorreram no último domingo (02).

Críticas ao presidente

O apresentador John Oliver começa o programa explicando sobre o tamanho e a importância do Brasil para o mundo. Depois, ele diz que as eleições ocorrerão na próxima semana e que, no caso do pleito presidencial, o atual comandante do Executivo concorrerá à reeleição.

“Se você perdeu, uma recapitulação rápida. Bolsonaro é um ex-militar de direita populista que quando estava no Congresso disse a uma colega que não a estupraria ‘porque ela não vale a pena’, que disse que preferia que o ‘filho morresse em um acidente do que ele fosse gay’ e que adora fazer armas com o dedo a po** do tempo todo”, define o comediante britânico.

Oliver diz que enquanto nas Eleições de 2018 a campanha de Bolsonaro focou no quanto ele era homofóbico e misógino, nesta tentativa de reeleição ele está utilizando os símbolos e datas nacionais em benefício próprio. Para justificar, ele cita o aniversário de 200 anos da Independência do Brasil, que foi usado como comício pelo presidente. Confira, abaixo, o vídeo:

Além de críticas a Bolsonaro, o comediante também cita o ex-presidente Lula, que está no segundo turno das Eleições. Ele lembra que o adversário de Bolsonaro era bastante popular enquanto esteve na presidência, mas que foi alvo de operações internacionais contra a corrupção como a Lava-Jato.

Na disputa entre as duas figuras, Oliver comenta que em caso de derrota, o atual presidente poderia seguir o exemplo de Donald Trump nos Estados Unidos. “Ele não desistirá de seu cargo sem lutar e poderia até incentivar os apoiadores em uma espécie de versão tropical da Invasão do Capitólio [...] E a versão de Bolsonaro do nosso 6 de janeiro poderia ser muito mais destrutiva, já que ele fez muito para aumentar o apoio a ele nas Forças Armadas”.

No restante do episódio, Oliver ainda lembra problemas do atual governo como o aumento do desmatamento, o descaso com a pandemia, a facilitação do acesso às armas, o descrédito em relação às urnas eletrônicas e mais.

Infração eleitoral?

Em sua matéria, o Ligado em Série lembra que a Lei Eleitoral exige que as televisões e rádios tenham tratamento isonômico, ou seja, igualitário a todos os candidatos durante a campanha. Apesar disso, as normas não servem para publicações na internet, streaming e conteúdos claramente opinativos.

O artigo 43 da resolução 23.610/19 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda permite críticas políticas a candidatos e partidos em programas jornalísticos ou debates.

TSE

O texto da lei informa que é “vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário [...] veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidata, candidato, partido político, federação ou coligação, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos”.

Ou seja, o episódio 23 da 9ª temporada de Last Week Tonight with John Oliver poderia ter sido veiculado no HBO Max sem problemas. Ademais, os brasileiros conseguem assistir parte do programa no YouTube, como foi mostrado na matéria.

O que diz a HBO?

Em nota enviada ao Ligado em Série, a Warner Bros., proprietária do serviço de streaming HBO Max, explicou que na verdade só decidiu atrasar a publicação do episódio. De acordo com a marca, o capítulo será publicado quando terminar o período eleitoral.

“Warner Bros. Discovery informa que optou por atrasar a inclusão na plataforma do 23º episódio de Last Week Tonight with John Oliver em que Jair Bolsonaro é mencionado e que foi exibido nos Estados Unidos, domingo (25/9), uma vez que não há episódios atuais e similares sobre os demais candidatos. Desta forma, mantemos isonomia e evitamos parcialidade até o final do período eleitoral”, diz o comunicado na íntegra.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.