A Família Dinossauros: o que acontece no final? Entenda controvérsias!

Imagem de: A Família Dinossauros: o que acontece no final? Entenda controvérsias!
Imagem: Disney/Reprodução.

A Família Dinossauros, ícone da infância dos anos 90 criado por Jim Henson - o mesmo de Muppets -, terminou após seis anos de exibição, com um final sombrio e muito controverso. Ambientada há 60 milhões de anos, a série de dinossauros live-action era bastante ambiciosa para a época.

Nela, acompanhávamos a vida de Dino da Silva Sauro, sua esposa Fran, seus filhos Robert, Charlene e Baby, além de personagens recorrentes muito queridos do público, como a rabugenta Vovó Zilda, o tiranossauro Roy - colega de Dino -, o chefe dos dois, Sr. Richfield, e até mesmo a comida - que teimava em tentar fugir da geladeira.

A Família Dinossauros lidou com questões universais, como as relações entre pais e filhos - e sogra e genro -, a pressão que os amigos exercem sobre os adolescentes e as dificuldades em se negociar com o patrão.

Grandes temas sociais também foram retratados durante a série, como os direitos das mulheres e dos cidadãos da terceira idade e o ambientalismo - que é o grande tema abordado no final.

s  Disney/Reprodução Internet. 

No último episódio de A Família Dinossauros, que foi ao ar em 1995, a família Silva Sauro se reúne em seu quintal para discutir o avanço da tecnologia e aguardar o retorno anual dos besouros cachos, uma tradição na Pangeia, que era transmitida ao vivo pela TV. Mas os besouros não chegam.

O motivo? Charlene descobre que a nova fábrica da empresa antiética em que seu pai trabalhava matou todos os besouros para evitar que eles interrompessem sua produção de frutas de cera.

Infelizmente, os besouros eram cruciais para o ecossistema e seu fim causou instabilidade na Pangeia, permitindo que as papoulas de cedro crescessem demais.

A empresa tentou resolver o problema pulverizando produtos químicos, o que matou todas as plantas. Conforme a companhia continuava tentando corrigir seus planos equivocados, mais a situação piorava, o que culminou na Era do Gelo.

a  Disney/Reprodução. 

Desde o início da série, o final planejado era esse, mas a recepção não foi tão boa devido à drástica mudança de tom - de crítica social alegre à extinção em massa. Enquanto muitos elogiaram as decisões narrativas ousadas, outros tantos ficaram chocados.

A extinção de A Família Dinossauros foi uma narrativa improvável e inesperada, embora não possamos chamá-la de imprevisível, porque, bem, os dinossauros foram, de fato, extintos, certo?

A amada família Silva Sauro encerra a série amontoada em sua sala de estar, enquanto a neve continua a se acumular e o clima piora. Outro elemento sombrio do episódio é a última transmissão ao vivo na TV, um discurso de adeus.

Os roteiristas de A Família Dinossauros seguem afirmando que não mudariam o controverso episódio: Kirk Thatcher e Tim Doyle reiteraram que a comédia dos anos 90 era, na verdade, uma sátira à cultura do consumismo.

Se pensarmos a respeito, a série sempre abordou a forma como os dinossauros - que, em última instância, refletiam a humanidade - não pensavam nas consequências de seus atos. Logo, o final amarrou a série em um arco coeso.

E você, gostou do final de A Família Dinossauros? Conte para a gente nas redes sociais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.