A Família Dinossauros: veja curiosidades e onde assistir à série

Imagem de: A Família Dinossauros: veja curiosidades e onde assistir à série
Imagem: Disney+

Os dinossauros estão de volta. Não aqueles que se foram quando o famoso meteoro caiu na Terra há 66 milhões de anos, e sim em forma de uma família simpática: a A Família Dinossauros. Uma das séries de TV de maior sucesso na década de 1990, o clã chegou ao streaming em agosto passado no Disney+.

Para a alegria dos quase quarentões, que vibraram com o sitcom desde que ele foi lançado em 1991 na ABC dos EUA, e para os jovens militantes atuais, a série promete reflexões, além de muita diversão. Confira algumas curiosidades sobre a família superanimada que tem algumas semelhanças com o nosso dia a dia.

Um aviso para quem nunca assistiu à série: há spoilers à frente!

De que se trata a A Família Dinossauros?

Embora concebidos e vendidos como um programa infantil, os Silva Sauros (como a família foi nomeada no Brasil) faziam uma crítica social ao chamado "american way of life" e ironizavam principalmente a classe média, em uma abordagem mais ou menos universal. A Disney chamou Jim Henson, do Muppet Show, para fazer os bonecos, que eram uma espécie de fantoches animatrônicos. Henson morreu antes da estreia da série, em 1990.

Como não existia ainda a computação gráfica, os dinossauros eram personificados por atores que vestiam os fantoches feitos de espuma de látex e fibra de vidro. A parte animatrônica consistia em inúmeros micromotores que realizavam o movimento dos olhos, da boca, das sobrancelhas e da testa dos bonecos. Esses movimentos não eram feitos pelos atores, e sim pela direção do show, que criava as expressões faciais de forma independente.

Os Silva Sauros

Quando Dinosaurs se transformou em A Família Dinossauros na TV brasileira, em 1992 no Xou da Xuxa, os nomes originais dos personagens tiveram de ser adaptados à nossa cultura. Assim, Earl se transformou em Dino, Robbie virou Bob e Ethys se transformou em Zilda, mas a esposa Fran e os demais filhos, Charlene e Baby, mantiveram-se. O nome original da família nos EUA (Sinclair) era parte de uma crítica às empresas petrolíferas da época.

Aliás, a temática ambientalista esteve presente durante toda a série, culminando com seu final apocalíptico. Vinte anos antes de os debates ganharem espaço nas mídias sociais, a A Família Dinossauros já tratava de temas como machismo, direitos das mulheres, banalização do corpo feminino, racismo, uso de drogas e direitos das minorias. Embora não fossem claramente mencionados, os assuntos apareciam em forma de alusões e metáforas.

O Dia do Arremesso

Um dos episódios mais memoráveis que mostram essa transmissão de mensagens políticas de forma satírica, porém com viés de respeito e inclusão, ocorreu logo no terceiro episódio, chamado "O Dia do Arremesso", quando a família se prepara para se despedir da Vovó Zilda, que, ao completar 72 anos, deve ser arremessada no poço de piche, de acordo com a tradição jurássica, para "protegê-la" da exposição aos predadores.

No entanto, quando Dino está todo feliz na fila para arremessar a sogra, Bob convence a mãe de que aquele desrespeito aos mais velhos é uma prática que não combina com todo "o progresso e as conquistas atuais". Fran diz a Dino: "O modo como tratamos os velhos pode estar errado. Talvez seja melhor ficarmos com eles do que os jogarmos”. Então, Zilda não é arremessada, mas o megalossauro não se conforma: "Puxa, logo na minha vez!".

A Família Dinossauro era uma típica família de classe média. (Fonte: ABC/Divulgação.)A Família Dinossauros era uma típica família de classe média. (Fonte: ABC/Divulgação.)Fonte:  ABC 

A extinção… de novo!

"De novo, de novo" é uma das frases favoritas de Baby e se transformou em um dos bordões da série. Infelizmente, a magia dos dinossauros não ocorreu de novo quando foi exibido o último episódio, em outubro de 1994.

Os Silva Sauros estão reunidos para assistir à migração anual dos besouros, mas os insetos não aparecem porque a empresa em que Dino trabalha asfaltou os pântanos. Para facilitar o trabalho, o dinossauro resolveu usar um herbicida que acabou destruindo todas as plantas do planeta. Dino não se importa, dizendo que elas vão nascer de novo com as próximas chuvas e para isso joga bombas em um vulcão para formar nuvens, mas isso só causa uma enorme tempestade de neve, em uma nova era do gelo.

Quando ele percebe a bobagem que fez, pede desculpas à família, reconhecendo que tratou a natureza como um recurso inesgotável (alguma semelhança com os dias de hoje?). Para consolar um Baby triste, ele diz que vai ficar tudo bem, pois os dinossauros já estiveram na Terra por mais de 150 milhões de anos. Só que não: o âncora do telejornal diz: "Boa noite. E adeus!". E vemos a casa da família coberta pela neve.

Imagem: Conheça o Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Disney Plus

O streaming conta com os clássicos e lançamentos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais. Assista séries e filmes exclusivos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.