Abbott Elementary comove e diverte ao falar de educação (crítica)

Imagem de: Abbott Elementary comove e diverte ao falar de educação (crítica)
Imagem: StarPlus

Está aí uma ideia boa: uma série de comédia ambientada em uma escola pública, sob a perspectiva dos professores. A premissa de Abbott Elementary, que foi reconhecida como uma das melhores séries de comédia no Emmy de 2022, é realmente encantadora, e promete arrebatar o espectador com seu roteiro ao mesmo tempo hilariante e muito comovente.

Abbott Elementary, como o nome já sugere, é ambientada numa escola fundamental pública no sul da Filadélfia, que está entre os piores rankings educacionais do país. Mas o foco aqui é menos nas crises sociais e nos sofrimentos dos alunos fora da escola. O mote é tematizar a sala dos professores – ou seja, o que eles fazem quando não estão em sala de aula e como lidam com a situação precária de ter que ensinar nas piores condições possíveis.

Não por acaso, a protagonista, a professora Janine Teagues, vivida pela comediante Quinta Brunson (que é criadora e showrunner de Abbott Elementary), é uma idealista. Ela representa um papel típico do docente ingênuo que encara o ofício como uma vocação – o que significa, na prática, estar disposta a uma vida cheia de sacrifícios, como se estivesse sempre correndo atrás do próprio rabo.

Ao chegar na escola, a novata já se depara com colegas que colocarão suas convicções em xeque: o branco politicamente correto Jacob (Chris Perfetti); Barbara, a professora old school, que é uma referência para Janine (e que é vivida de forma brilhante pela veterana Sheryl Lee Ralph, vencedora do Emmy na categoria de atriz coadjuvante), a italiana com ligações com a máfia Melissa (Lisa Ann Walter) e o substituto sisudo Gregory (Tyler James Williams, o Chris de Todo Mundo Odeia o Chris). Por fim, mas não por último, há a hilária diretora vigarista da escola, Ava (papel da comediante Janelle James), e um zelador meio malandro (William Stanford Davis).

Parte do sucesso da série está na perfeita escalação deste elenco. Todos os papéis estão bem construídos (há alguma estereotipação excessiva no caso de Melissa, talvez), e servem como contrapontos adequados uns aos outros. A ingenuidade de Janine encontra oposição à esperteza de Melissa. A seriedade mantida no trabalho por Barbara se opõe à avacalhação de Eva, e tudo acaba parecendo uma dança em que ninguém sai do ritmo.

A crítica ao sistema de ensino

(Fonte: StarPlus)(Fonte: StarPlus)Fonte:  StarPlus 

Abbott Elementary é constituída no muito usual estilo mockumentary, tal como The Office, o que nos dá uma sensação de estarmos de fato dentro do cotidiano daquela escola. Para nós, brasileiros, é até curioso ver que uma escola tida como miserável (os professores estão sempre penando em busca de mais recursos) pareça até razoável aos nossos olhos: afinal, os alunos têm até algumas aulas complementares no contraturno.

Mas isso não tira o brilho ou a importância do comentário que está sendo feito aqui. E a parte mais brilhante: isso acontece a partir de um texto de comédia. Há margem para vários tipos de debate, como a inapetência do sistema público (a incompetente diretora Ava conseguiu o cargo por conta de uma chantagem, tomando o lugar de Gregory, que era o candidato mais preparado), a participação dos pais no desempenho acadêmico dos estudantes ou a falta de atualização dos professores mais velhos para métodos de ensino mais tecnológicos.

Ainda assim, penso que a parte mais interessante de Abbott Elementary é que ela foge de uma idealização do ofício do professor. Há uma preocupação no roteiro em trazer diversas camadas para os personagens, fugindo de uma nociva abordagem heroica que costuma ser dada à categoria.

Janine, que quer fazer tudo certinho, é muitas vezes confrontada com sua arrogância; já a ultracompetente Barbara passa perrengues por ser a professora mais velha e se recusar a aceitar o uso das ferramentas tecnológicas em seu trabalho.

Outro personagem que é bastante zoado é Jacob, um sujeito branco em uma escolha que praticamente só tem alunos e professores negros, e que, ingenuamente, acaba corporificando a imagem do “branco salvador”.

As sutilezas do roteiro

(Fonte: StarPlus)(Fonte: StarPlus)Fonte:  StarPlus 

É bastante interessante que Abbott Elementary tenha sido celebrada no Emmy deste ano, uma vez que esta não é uma série exatamente inovadora – ao menos, não na superfície. Já vimos o estilo mockumentary se tornar praticamente batido, e sitcoms em ambientes de trabalho (vide, por exemplo, Modern Family) estão cada vez mais comuns.

Mas há muita riqueza nas entrelinhas. O ritmo é perfeitamente adequado para uma série de meia hora, e a bola nunca cai – os episódios são envolventes e mantêm o “nível” de risadas no começo ao fim. Além disso, o roteiro vai nos entregando a conta-gotas algumas pequenas pérolas que tecem comentários importantes em relação ao sistema público de ensino - que é, afinal, o tema central de Abbott Elementary.

Citarei aqui dois exemplos. Em um deles, Barbara encontra um ex-aluno que trabalha como segurança. Ele agradece imensamente por ela ter sido sua professora e ter acreditado que um dia ele seria alguém na vida. Emocionada, Barbara elogia o aluno e manda um abraço para sua mãe. No fim da cena, ela vira para Janine e disse que não faz a menor ideia de quem ele seja.

Embora cômica, a cena quebra um pouco a idealização em torno dos professores como salvadores, um arquétipo bastante circulante na sociedade. Além disso, traz a ideia da sobrecarga de trabalho nos docentes e da precariedade do que eles enfrentam em salas de aula superlotadas.

Por fim, menciono aqui um dos melhores episódios, que é quando Janine resolve instalar um programa na escola para crianças mais avançadas que ficam entediadas com o ritmo de suas turmas. Ela quer criar aulas “especiais” para estimular estes estudantes muito inteligentes no contraturno. Em uma dessas aulas, ela consegue, por intermédio de Melissa, ovos de pintinhos, para que as crianças possam acompanhar ao vivo o desenvolvimento biológico da vida.

Ocorre que, quando os ovinhos chocam, não surgem pintos, mas cobras. O resultado é uma grande confusão. Mas o programa se encerra depois que Gregory faz este comentário contundente: “quando você dá galinhas a algumas crianças, outras crianças vão receber cobras. Se você receber cobras por muito tempo, você achará que só merece isso”.

Mesmo que você esteja alheio ao ambiente escolar, dê uma chance a essa premiada série. Abbott Elementary vai certamente conquistar você.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.